Claro que gostei e gostava de ver o Jorge Jesus no Benfica. Claro que sim. Sem margem de dúvida de que seria interessante vê-lo regressar ao futebol português e, de preferência, ao clube encarnado. É um dos melhores treinadores portugueses da atualidade.

O Benfica está a atravessar um momento muito conturbado. Os resultados chegaram a ser humilhantes e a saída de Rui Vitória foi equacionada por Luís Filipe Vieira. A verdade é que, com a possível saída do técnico do Benfica, teve de ser equacionado um conjunto de técnicos que podiam reforçar o Benfica. Entre eles falou-se do regresso de Jorge Jesus e foi a opção que mais me agradou. Falou-se também em Marco Silva, Faria, Leonardo Jardim, outros nomes, outros nomes da casa. Entre o certo e o incerto, eu prefiro alguém que já tenha dado provas ao clube e que, além disso, já tenha mostrado trabalho no futebol Nacional e Internacional.

É verdade que muitas pessoas podem argumentar que Jorge Jesus esteve muito mal quando proferiu palavras sobre a forma como o Benfica tinha ganho algumas competições, e sim, Jorge Jesus não esteve bem. O técnico já admitiu que muitas vezes existe uma estratégia de comunicação, construída com base nos exageros e falsidades, que servem para abater o adversário. Mas também é verdade que Jorge Jesus foi o treinador que melhor treinou o Benfica e que mais títulos conquistou na era de Luís Filipe Vieira. Foi o treinador, que, não apostando na formação, fez flops tornarem-se craques; que fez adaptações (Salvio a defesa direito, vá); que melhor rentabilizou os jogadores do plantel. Jesus provou, no Sporting, que conseguia colocar a equipa a jogar um futebol ofensivo e a fazer frente a colossos mundiais.

Jorge Jesus foi o treinador mais adorado, dos últimos 10 anos, pelos adeptos
Fonte: SL Benfica

Na Arábia, está a fazer um trabalho incrível quanto ao aproveitamento de ativos, sempre a bater recordes. Jesus provou, nestes dois clubes, que conseguia fazer alhos com bugalhos.  No Benfica, os alhos já cá estão – é apenas necessário colocar em prática dentro do relvado. É necessário voltar a ter um Benfica “à Jorge Jesus”. Um Benfica ofensivo e com mentalidade vencedora. Um Benfica que volte rapidamente ao bom futebol.

Desta forma, fundamento a minha opinião de que Jorge Jesus seria a melhor alternativa para o plantel de Rui Vitória. Seria uma aposta de risco e que levaria a Luís Filipe Vieira a baixar nas votações da próximas eleições, mas, caso fosse uma aposta acertada, isto é, sucesso na primeira época na Luz, seria um balde de água fria nos adeptos e críticos que não olham para o futebol como uma área profissional.

A meu ver, antes do despertar de emoções, dos sorrisos ou lágrimas no final da temporada, é necessário termos a consciência de que a área do futebol é uma área profissional e de que é necessário ter os melhores do Mundo do nosso lado. Jorge Jesus é um dos melhores treinadores do Mundo. Um treinador que já mostrou vontade em regressar a Portugal, que não disse “não” ao Benfica e que está num país onde apenas o valor monetário o atrai.

Se acho que Jorge Jesus vai voltar? Acho que não. Acho que Luís Filipe Vieira mantém o contacto com o ex-treinador, que já terá sondado o próprio, mas que estamos ainda muito longe de ver o regresso do técnico. Quando? Não sei. Nunca antes do final desta temporada. Jesus quererá terminar o compromisso de um ano com o Al Hilal e, se o fizer, só estará a mostrar que é um bom profissional.

Texto revisto por: Mariana Coelho

Foto de Capa: SL Benfica

João Neves
João Neveshttp://www.bolanarede.pt
O João é benfiquista desde que se lembra. Nascido e criado em Aveiro, com uma experiência de cinco anos de vida em Moçambique, vive em Lisboa desde Agosto de 2015. A acompanhar os jogos do Benfica desde sempre e sem falhar a presença no Estádio da Luz pelo menos uma vez por ano, desde sempre que escreve textos pessoais acerca do Benfica e sobre o futebol em geral. Com coragem para defender e criticar o clube da Luz sempre que for preciso, tem mais interesse pela arte do futebol praticado do que pelas polémicas ou aspectos que mancham o desporto rei.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

De setembro de 2000 a setembro de 2025: José Mourinho vai assumir o Benfica após 25 anos da sua experiência no clube encarnado

José Mourinho vai voltar a ser treinador do Benfica. O técnico de 62 anos regressa ao clube encarnado após 25 anos.

José Mourinho a caminho do Benfica: negociações praticamente concluídas

José Mourinho está muito próximo de ser confirmado como treinador do Benfica. As negociações estão em vias de ficarem fechadas.

Benfica confirma saída de Bruno Lage em curto comunicado enviado à CMVM

O Benfica confirmou a saída de Bruno Lage em comunicado enviado à CMVM. O técnico foi afastado na noite desta terça-feira.

PUB

Mais Artigos Populares

Bruno Lage na porta de saída e José Mourinho é o eleito de Rui Costa para assumir o Benfica

José Mourinho é o desejado por Rui Costa para assumir o Benfica. O técnico pode estar em vias de suceder a Bruno Lage no comando das águias.

Bruno Lage justifica queda exibicional do Benfica: «O primeiro golo intranquilizou a equipa»

Bruno Lage analisou a derrota do Benfica diante do Qarabag por 3-2 na estreia da Champions League. Técnico encarnado falou em conferência de imprensa.

Bruno Lage assume: «O momento fora de campo não ajudou nem pôs a equipa tranquila para jogar»

Bruno Lage analisou a derrota do Benfica diante do Qarabag por 3-2 na estreia da Champions League. Técnico encarnado falou em conferência de imprensa.