Luís Filipe Vieira | O Rei dos Leitões

Foi sob o pretexto de discutir as medidas interventivas “pós-Covid” impostas pelo Governo, que afetaram o futebol português, e a sua requalificação, que Luís Filipe Vieira almoçou com Pinto da Costa no famoso “Rei dos Leitões”, restaurante na Mealhada, que serviu também de sede à reunião geral dos clubes da Primeira Liga umas semanas antes.

Frederico Varandas não foi convidado, segundo informações da CMTV, e Pedro Proença apareceu na fase final do encontro – os verdadeiros motivos continuam, ainda, por discernir quanto à razão primordial desta aproximação repentina entre os dois clubes, numa relação marcada por insistentes e acesas trocas verbais, e desencontros a nível estrutural nas decisões da Liga de Clubes.

Ganha desde logo um novo contexto a preparação da temporada 2021-22, ficando no ar a questão essencial: se foram discutidos assuntos urgentes como o regresso do público aos estádios ou a distribuição de receitas televisivas, porque não foram Sporting CP ou até SC Braga convidados? Ou, com sentido de justiça, qual a necessidade de reunir novamente e debater temas que seriam mais pertinentes na reunião geral da Liga?

Causou, assim, estranheza o contacto dos dois presidentes com reinado mais duradouro do nosso desporto, velhos conhecidos dos meandros do futebol português, mas que têm insistido em pautar a sua comunicação institucional de forma acalorada, cobrindo-se de acusações de toda a espécie.

Consequência infeliz da grande rivalidade que caracterizou a última década na disputa acesa de praticamente todos os títulos de campeão nacional – só este último, em virtude da vitória leonina, poderia proporcionar tal reaproximação. Uma reaproximação que não é inimaginável, mas antes surpreendente pela naturalidade e visibilidade que alguém permitiu e pelo timing proposto. Há um passado empresarial (e até clubístico) que os aproxima, mas a sensação que fica é a de que alguma mensagem foi entregue – o tempo ajudará a perceber o destinatário, se não for já óbvio.

Almoço que causou natural comoção no universo encarnado, sobretudo depois de Luís Filipe Vieira ter adiado a realização da Assembleia Geral Extraordinária a realizar no mesmo dia para, segundo o próprio, acompanhar o plantel principal no regresso aos trabalhos – viu-se agora que tudo não passou de uma desculpa esfarrapada para insistir na fuga ao pedido do movimento ‘Servir o Benfica’ (SoB), que desde novembro do ano transato luta pela realização da AGE.

Depois de várias negas da Mesa de Assembleia Geral ao requerimento, o SoB assegurou que todos os critérios fossem preenchidos de acordo com os estatutos – o mais significativo, os dez mil votos a favor da convocação da assembleia (tendo sido conseguidos 11060, resultado de 334 assinaturas dos sócios correspondentes), entregues a seis de abril e só validados pelo Presidente da MAG a… 19. A 11 de junho, em reunião com Rui Pereira, presidente da MAG, foi acordado data definitiva – três de julho.

Pedro Cantoneiro
Pedro Cantoneirohttp://www.bolanarede.pt
Adepto da discussão futebolística pós-refeição e da cultura de esplanada, de opinião que o futebol é a arte suprema.

Subscreve!

Artigos Populares

Leipzig contrata substituto de Benjamin Sesko por 20 milhões de euros

O Leipzig contratou Rômulo Cardoso ao Goztepe por 20 milhões de euros. O avançado brasileiro assinou contrato até 2030.

FC Porto abordou extremo do Liverpool que está a caminho do Bournemouth

O FC Porto mostrou interesse em Ben Doak, do Liverpool. Extremo direito está mais perto de rumar ao Bournemouth.

Manchester United já tem acordo com a AS Roma por Jadon Sancho: Eis os detalhes

A AS Roma chega a acordo com o Manchester United para a transferência de Jadon Sancho. Novo desafio para o avançado inglês.

AC Milan contrata defesa suíço por 10 milhões de euros

Zachary Athekame é a nova cara do plantel do AC Milan. O defesa suíço deixou o Young Boys e assinou contrato até 2030 com o conjunto rossoneri.

PUB

Mais Artigos Populares

Quando se joga o Sporting x FC Porto na Primeira Liga? Já há data e hora

A Liga Portugal já deu a conhecer os horários das jornadas 3 e 4 da Primeira Liga. Sporting x FC Porto joga-se a 30 de agosto às 20h30.

Carlos Vicens responde ao Bola na Rede: «A equipa entendeu bem onde estavam os espaços e trabalhou para isso»

Carlos Vicens analisou o Braga x Cluj. O Bola na Rede marcou presença no Estádio Municipal de Braga e colocou uma questão ao técnico espanhol.

Já são conhecidos os horários da 3ª e 4ª jornadas da Primeira Liga

A Liga Portugal já deu a conhecer os horários das jornadas número 3 e 4 da Primeira Liga. Sporting x FC Porto no cardápio.