Luís Filipe Vieira | O Rei dos Leitões

- Advertisement -

Foi sob o pretexto de discutir as medidas interventivas “pós-Covid” impostas pelo Governo, que afetaram o futebol português, e a sua requalificação, que Luís Filipe Vieira almoçou com Pinto da Costa no famoso “Rei dos Leitões”, restaurante na Mealhada, que serviu também de sede à reunião geral dos clubes da Primeira Liga umas semanas antes.

Frederico Varandas não foi convidado, segundo informações da CMTV, e Pedro Proença apareceu na fase final do encontro – os verdadeiros motivos continuam, ainda, por discernir quanto à razão primordial desta aproximação repentina entre os dois clubes, numa relação marcada por insistentes e acesas trocas verbais, e desencontros a nível estrutural nas decisões da Liga de Clubes.

Ganha desde logo um novo contexto a preparação da temporada 2021-22, ficando no ar a questão essencial: se foram discutidos assuntos urgentes como o regresso do público aos estádios ou a distribuição de receitas televisivas, porque não foram Sporting CP ou até SC Braga convidados? Ou, com sentido de justiça, qual a necessidade de reunir novamente e debater temas que seriam mais pertinentes na reunião geral da Liga?

Causou, assim, estranheza o contacto dos dois presidentes com reinado mais duradouro do nosso desporto, velhos conhecidos dos meandros do futebol português, mas que têm insistido em pautar a sua comunicação institucional de forma acalorada, cobrindo-se de acusações de toda a espécie.

Consequência infeliz da grande rivalidade que caracterizou a última década na disputa acesa de praticamente todos os títulos de campeão nacional – só este último, em virtude da vitória leonina, poderia proporcionar tal reaproximação. Uma reaproximação que não é inimaginável, mas antes surpreendente pela naturalidade e visibilidade que alguém permitiu e pelo timing proposto. Há um passado empresarial (e até clubístico) que os aproxima, mas a sensação que fica é a de que alguma mensagem foi entregue – o tempo ajudará a perceber o destinatário, se não for já óbvio.

Almoço que causou natural comoção no universo encarnado, sobretudo depois de Luís Filipe Vieira ter adiado a realização da Assembleia Geral Extraordinária a realizar no mesmo dia para, segundo o próprio, acompanhar o plantel principal no regresso aos trabalhos – viu-se agora que tudo não passou de uma desculpa esfarrapada para insistir na fuga ao pedido do movimento ‘Servir o Benfica’ (SoB), que desde novembro do ano transato luta pela realização da AGE.

Depois de várias negas da Mesa de Assembleia Geral ao requerimento, o SoB assegurou que todos os critérios fossem preenchidos de acordo com os estatutos – o mais significativo, os dez mil votos a favor da convocação da assembleia (tendo sido conseguidos 11060, resultado de 334 assinaturas dos sócios correspondentes), entregues a seis de abril e só validados pelo Presidente da MAG a… 19. A 11 de junho, em reunião com Rui Pereira, presidente da MAG, foi acordado data definitiva – três de julho.

Pedro Cantoneiro
Pedro Cantoneirohttp://www.bolanarede.pt
Adepto da discussão futebolística pós-refeição e da cultura de esplanada, de opinião que o futebol é a arte suprema.

Subscreve!

Artigos Populares

Valencia confirma regresso de Umar Sadiq a custo zero

O Valencia anunciou o retorno de Umar Sadiq a custo zero. O avançado nigeriano ajudou o clube a manter-se na La Liga na temporada passada.

Álvaro Pacheco assina pelo Casa Pia e regressa à Primeira Liga

Esta quinta-feira, o Casa Pia anunciou que Álvaro Pacheco irá assumir o comando técnico após Gonçalo Brandão ter deixado o clube.

Mudanças no Sporting: jogador de saída para a Croácia

Rúben Freire foi confirmado como o reforço do Osijek. O ala deixa o Sporting até ao final da temporada, por empréstimo.

FC Porto: mercado de janeiro ainda não está encerrado

O FC Porto está atento ao mercado de transferências, embora não se espera um investimento elevado por parte dos dragões.

PUB

Mais Artigos Populares

Leixões alcança empate frente ao Lusitânia Lourosa aos 90+10′

O Lusitânia Lourosa e o Leixões empataram a duas bolas durante a noite desta quinta-feira, em mais um encontro da Segunda Liga.

Casa Pia confirma saída de Gonçalo Brandão

O Casa Pia confirmou durante esta quinta-feira a saída de Gonçalo Brandão do comando técnico da equipa principal.

Luis Enrique rendido a internacional português: «Um soldado»

Luis Enrique guiou o PSG à vitória frente ao Marselha. O treinador espanhol deixou elogios a Gonçalo Ramos, que fez um golo.