📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Não se esqueçam que o lugar de titular ainda é meu!

- Advertisement -

Na primeira vez que escrevi sobre Vlachodimos, dei conta da firmeza e segurança que veio a confirmar na baliza encarnada. Sensivelmente um ano depois, o internacional grego já mostrou e demonstrou que faz mais sentido o lugar de titular, como referência nos postes, ser seu.

A escolha não poderia ser mais acertada! Odysseas é fundamental para Bruno Lage como primeira opção. A direção confia no seu trabalho e, por isso, está a ser estudada a possibilidade de renovação de contrato por mais um ano (até junho de 2024), com a cláusula de rescisão fixada nos 60 milhões de euros, a que acresce um aumento salarial.

Em paralelo, o mercado avança e, sem existir uma explicação prática, a baliza é um dos setores a reforçar. É facto que o Benfica está à procura de um guardião e, ao todo, já foram apontados oito nomes: Keylor Navas (Real Madrid CF), Gulácsi (RB Leipzig), Robin Olsen (AS Roma), Gerónimo Rulli (Real Sociedad), Sergio Rico (Sevilla FC), Perin (Juventus FC), Cillessen (Valencia CF) e Mignolet (Club Brugge), sendo que os últimos três, pelo italiano ter chumbado nos exames médicos e por o holandês e o belga terem assinado recentemente, estão riscados da lista.

Esta situação, que como disse carece de uma justificação, coloca uma enorme pressão sobre Odysseas, que pode ver o seu lugar em risco, devido ao facto de todos os nomes mencionados acima serem para a posição de titular. Só assim faz sentido, ou não fossem a grande maioria – com exceção de Navas e Rico – totalistas nos clubes que representam.

Mas Vlachodimos parece não estar afetado, porque a cada jogo que passa – já fez cinco no verão – vai rubricando excelentes exibições, como quem grita em plenos pulmões “Eu estou aqui e não se esqueçam do que posso dar”. Isto inclui as reposições largas de bola, o que implica maior poder muscular nos braços e no tronco, algo que tem vindo a ganhar com os exercícios e treinos diários.

Na pré-época, Vlachodimos não sofreu qualquer golo. Na Supertaça, brilhou com sete defesas
Fonte: SL Benfica

Se se pensar bem, a urgência não é assim tão grande, daí a naturalidade que o 99 vai levando! Como diz Bruno Lage, os reforços – se for caso disso – podem estar no Seixal. Isto porque não vejo necessidade de um reforço de maior nomeada que o próprio Vlachodimos. Como já disse aqui, Zlobin pode ser consolidado como alternativa principal e Bruno Lage é a pessoa indicada para o fazer, ou não se tivesse já cruzado com o russo na equipa B. Já o caso de Svilar não é tão linear quanto a isso. A falta de minutos é uma realidade, não faz bem a qualquer jogador e é certo que o belga será o primeiro a sair se alguém entrar.

Assim, esta busca incessante só tem cabimento se for para o posto de suplente, porque a titularidade não necessita de sair de Vlachodimos, que tem prezado pela segurança, regularidade e atenção na abordagem ao jogo, o que inclui a qualidade nas defesas que realizou em toda a pré-época e na Supertaça. Na mesma medida, tem-se esforçado para melhorar as situações em que é mais fraco, precisamente no ataque à bola com os pés.

Na versão 2019/2020, o Benfica e Bruno Lage contam com Vlachodimos, tal como o fizeram na época passada, onde foi o sexto mais utilizado em todo o plantel, com 50 jogos. A confiança mantém-se e, a poucos dias do arranque do campeonato, não há necessidade de alarmes desnecessários, resultantes do impacto que uma potencial entrada de um reforço para a baliza vai causar no grupo. Odysseas não tem de estar sujeito a isso e, mesmo não sendo tudo garantido na vida, este é um dos casos em que o lugar de titular tem de ser claro desde o início. Afinal, está em causa a estruturação de toda uma temporada. A partir daí, a tarefa passa por consolidar as restantes alternativas à disposição. A missão passa por definir as prioridades na baliza e até que ponto é justificável investir no defeso. Se sim, perceber quais as hipóteses de rendimento para quem chega. Se não, apostar em quem está, selando pelo bem-estar e evolução qualitativa dos atletas envolvidos.

No ataque à nova época, a importância de Odysseas Vlachodimos é crucial. Os primeiros meses de trabalho já serviram para provar que não há que ter qualquer receio quanto à estabilidade que se pede ao setor e, mais importante, que o lugar de Vlachodimos não está à disposição. Resta saber se os rumores se tornarão realidade e de que forma a estrutura benfiquista irá gerir os seus três guarda-redes, nunca esquecendo que o elemento principal já conhece dono.

Irá Vlachodimos manter a titularidade? Será que o Benfica vai conhecer um reforço para a baliza neste defeso? São questões para uma próxima oportunidade, já depois do fecho do mercado de transferências.

Foto de Capa: SL Benfica

Miguel Catarino
Miguel Catarinohttp://www.bolanarede.pt
Aspirante a jornalista, destaca-se pela polivalência. Escreve sobre o SL Benfica e WWE, que acompanha com frequência há 12 anos.                                                                                                                                                 O Miguel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Despedida emocional na última internacionalização de Teemu Pukki pela Finlândia

Teemu Pukki, uma das maiores figuras do futebol na Finlândia, retirou-se da seleção aos 35 anos, após 133 internacionalizações e 42 golos.

Antigo selecionador espanhol condena Lamine Yamal: «Não vai durar muito»

Javier Clemente condenou Lamine Yamal sobre o seu comportamento. O antigo selecionador espanhol prevê uma carreira mal sucedida do atleta do Barcelona.

Treinador do Marinhense alvo de denúncia por alegado abuso psicológico antes do duelo com o Sporting

Rui Sacramento foi alvo de uma denúncia anónima no Sindicato de Jogadores. O Marinhense está informado sobre o caso e já abriu uma investigação.

Rui Borges já testou e suspensão de Maxi Araújo é contributo: eis o lateral esquerdo projetado pelo Sporting para a Taça de Portugal

Ricardo Mangas ganha força para ser o lateral esquerdo na Taça de Portugal. Sporting recebe Marinhense em Alvalade sem Maxi Araújo.

PUB

Mais Artigos Populares

Manchester United de Ruben Amorim recusou contratar médio no último dia do mercado de transferências de

Conor Gallagher esteve na lista do Manchester United e continua a estar. Red devils recusaram contratar médio no último dia do mercado de verão.

Histórico avançado do Manchester United avalia contratação de Benjamin Sesko

Andy Cole, ex-internacional inglês e goleador no Manchester United, ofereceu a sua opinião sobre a contratação de Benjamin Sesko.

Barcelona considera rumar ao Brasil em 2026 para realizar digressão de pré-época

O Barcelona quer realizar uma digressão de pré-época no estrangeiro. O Brasil é um forte candidato a acolher o conjunto blaugrana.