📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O melhor que o Benfica tem

- Advertisement -

raçaquerer

Os mais otimistas dizem que são mais de seis milhões, espalhados pelo país, a que se juntam outros tantos emigrantes. Outros admitem que pode já não ser exatamente assim e apontam números mais modestos. Certo é que eles continuam a dar ao Benfica uma força incomensurável, com que nenhum clube em Portugal é capaz de competir. São os adeptos, os benfiquistas. Do pedreiro ao diretor de uma empresa. Do algarvio ao minhoto. Do jovem de 10 anos, que se deslumbra ao chegar ao estádio com o pai, ao velho sócio, cujo coração, já fraco, é abalado pelas emoções dos jogos.

São eles que empurram a equipa quando o golo não aparece, que festejam as suadas conquistas, que criticam quando assim é preciso. Criticam para dentro, falam com outros benfiquistas, explicam o que está mal, sugerem soluções, para depois, na frente de um rival, defenderem o Benfica. É assim que deve ser, pois, como alguém lembrava, nunca se deve demonstrar as fraquezas ao inimigo “porque assim, ele não saberá onde atacar”. São eles que transformam a Luz num inferno em cada vez que a equipa lá joga, são eles que enchem cada estádio português, fazendo com que, em quase todos, os jogadores sintam que estão em casa. São eles que mantêm abertas casas do clube, centenas e centenas delas, da Austrália ao Brasil, de Macau à África do Sul. São eles que suportam o clube, também no plano económico, quando no final de cada mês muitos, sabe-se lá com que esforço, pagam as quotas. São eles que enchem o Marquês nas temporadas em que o primeiro lugar não nos escapou, lançando uma festa tão grande que até os americanos se impressionam.

ESPN publicou esta imagem, onde garante estarem 500 mil pessoas a festejar o título no Marquês Fonte: Facebook Benfica
ESPN publicou esta imagem, onde garante estarem 500 mil pessoas a festejar o título no Marquês
Fonte: Facebook Oficial do Sport Lisboa e Benfica

De entre toda a obra já feita pelo nosso atual presidente, talvez o mais importante foi o que Luís Filipe Vieira não alterou: a composição da SAD. Num período de crise, onde angolanos, chineses ou árabes se apoderam de muitos clubes, Vieira garantiu sempre que “o Benfica é dos sócios”, que “os sócios são a nossa maior força, a força que mexe e faz crescer o clube”. São eles, sócios e adeptos (porque nós somos todos Benfica / nous sommes tous Benfica), que esgotaram em poucas horas os bilhetes para a final da Taça de Portugal, remetendo o meu nervosismo para a frente de um ecrã, em vez de estar numa das cadeiras do Jamor.

São eles que acordam e adormecem a pensar no Benfica, a escolher os argumentos que usarão no dia seguinte a um jogo onde sentiram o peso da derrota quando, na escola ou no trabalho, se cruzarem com um portista ou um sportinguista. São eles que esperam no aeroporto até de madrugada para saudar o plantel, que veio de longe de um jogo europeu. São eles que saltam da cadeira quando aquele passe, aquele que iria colocar o nosso avançado na cara do guarda redes adversário, o último passe, fica demasiado curto. São eles os maiores embaixadores do clube, levando o símbolo a todos os recantos do planeta. São eles que enchem cafés por esse Portugal fora para assistir ao jogo do glorioso, durante aquela hora e meia sagrada, em que tudo o resto é esquecido e em que só a vitória interessa. São eles que, em pleno mês de Agosto, numa qualquer esplanada algarvia, folheiam o jornal e se apercebem da enorme panóplia de jogadores que poderão ingressar no clube na época que estará prestes a começar.

Aqueles que sentem verdadeiramente o clube sabem perfeitamente do que falo. Agora temos o estádio mais bonito da Europa (eleito pelo jornal francês L´Équipe entre 20 grandes estádios europeus, numa votação onde participaram um milhão e meio de pessoas), um museu moderno, recheado de memórias, porque o “passado inspira o futuro”. O centro de treinos do Seixal está a ser melhorado e alargado para que aqueles que preencherão as próximas páginas da vida do Benfica tenham todas as condições para desenvolver o seu talento. Foi criado um canal, a Benfica TV, o único canal de um clube do Mundo a possuir os direitos de transmissão de jogos oficiais. Porque a inovação é o garante do sucesso e porque é nosso dever, como foi no passado, estarmos sempre à frente dos outros. Mas, para além de tudo isto, eles, os adeptos são o melhor que o Benfica tem.

Foto de capa: Facebook Oficial do Sport Lisboa e Benfica

Tiago Caeiro
Tiago Caeirohttp://www.bolanarede.pt
É frequente dar por ele a contar as horas até começar o próximo jogo do glorioso Benfica, que não perde por nada. Lá fora, apoia Arsenal, Milan e Bayern só porque os seus jogadores vestem a magnífica cor vermelha.                                                                                                                                                 O Tiago não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Borges responde ao Bola na Rede: «Tentámos empurrar o João Simões para um espaço mais à frente para andarmos 1+3 entrelinhas»

Rui Borges analisou a vitória do Sporting diante do Alverca. O técnico respondeu à pergunta do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Custódio Castro responde ao Bola na Rede: «Tínhamos dois médios contra dois com o objetivo de soltar o Lincoln»

Custódio Castro analisou a derrota do Alverca diante do Sporting. O técnico respondeu à pergunta do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Lançado por José Mourinho e vencedor da Europa League deixa futebol profissional para se dedicar à fotografia

Alfie Whiteman, antigo guarda-redes do Tottenham, terminou a carreira profissional aos 27 anos. Atualmente, trabalha com a fotografia.

Custódio Castro: «Faltou-nos velocidade e profundidade na frente»

Custódio Castro analisou o desfecho do duelo da 10.ª jornada da Primeira Liga. O Sporting recebeu o Alverca no Estádio de Alvalade.

PUB

Mais Artigos Populares

Rui Borges: «Foi um jogo difícil, mas fomos competitivos e bastante competentes»

Rui Borges analisou o desfecho do duelo da 10.ª jornada da Primeira Liga. O Sporting recebeu o Alverca no Estádio de Alvalade.

Pedro Gonçalves: «Já marquei muitos golos por este clube e quero continuar a marcar mais»

Pedro Gonçalves analisou o desfecho do duelo da 10.ª jornada da Primeira Liga. O Sporting recebeu o Alverca no Estádio de Alvalade.

Getafe derrota o aflito Girona e sobe ao lugar de acesso à Conference League

O Getafe venceu o Girona por 2-1, no encontro referente à 11.ª jornada da La Liga. Mario Martín e Borja Mayoral apontaram os golos da vitória dos azulones.