O último passo para o aproveitamento das joias encarnadas | SL Benfica

Uns, foram vendidos antes que tivessem uma oportunidade a sério de mostrar o seu valor (João Cancelo e Bernardo Silva). Outros, chegaram a ser aposta regular na equipa principal, mas acabaram por ser descartados após quebras de forma (Ferro, Florentino e Gedson).

E depois houve outros que foram lançados na equipa principal de forma prematura, mostrando uma clara falta de andamento para o seu nível (Nuno e Tomás Tavares).

O facto do aproveitamento ser pouco face ao talento produzido deve-se acima de tudo ao contexto, sendo que este pode ser causado por vários motivos. Entre os quais, o facto da equipa principal ter sido treinada por um treinador que olha pouco para a formação e que é incapaz de ter uma visão e uma linha de pensamento a longo prazo.

Outro motivo que leva a este desaproveitamento é que a política desportiva do SL Benfica não promove uma aposta na formação de forma gradual e sustentada, de modo a permitir que os jogadores tenham o tempo certo para se preparar e terem uma competitividade de forma contínua que promova o seu crescimento.

Isto deve-se a dois factos: primeiro, porque vários jogadores têm tido as suas carreiras mal geridas na sua fase de transição pós-equipa B, não tendo o estímulo competitivo necessário para crescerem e prepararem-se; segundo, a contratação de jogadores para para posições onde há jovens da formação à espreita de um lugar também dificulta esta aposta.

Para que a aposta na formação possa ocorrer de forma sustentada e progressiva, é preciso haver uma minuciosa gestão do plantel principal do SL Benfica, de modo a abrir espaço para os jovens que entendam estar preparados para a equipa principal. Mais do que isso, é necessário haver um total alinhamento entre a estrutura e o treinador e as suas ideias, de modo a que possam fazer uma avaliação mais criteriosa dos jogadores.

O Sport Lisboa e Benfica pode ter um aproveitamento muito melhor dos talentos que a formação produz, mas para isso é necessário criar um contexto que favoreça essa mesma aposta e que estes jogadores não sejam vendidos à primeira oportunidade como se fossem dadores de órgãos para os ricos.

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Lando Norris vence no caos de Silverstone e Nico Hulkenberg conquista primeiro pódio na carreira

Lando Norris venceu o Grande Prémio da Grã Bretanha, com Oscar Piastri a finalizar a prova em segundo lugar.

Ruben Amorim é um dos convidados de luxo da Formula 1

Ruben Amorim é uma das personalidades do Grande Prémio de Silverstone em Formula 1, que se realiza este domingo.

Francisco Neto fala sobre possível titularidade de Kika Nazareth

Francisco Neto não garantiu que Kika Nazareth possa ser titular no encontro de Portugal contra a Itália, relativo ao Euro Feminino 2025.

Boavista avança com pedido de insolvência

O Boavista decidiu avançar com um pedido de insolvência, de maneira a evitar a venda dos terrenos do Estádio do Bessa.

PUB

Mais Artigos Populares

Arouca perto de vender jogador por 8 milhões de euros e Sporting tem razões para sorrir

O Arouca está muito perto de vender Chico Lamba por oito milhões de euros. O jogador vai assinar pelo Saint-Étienne.

Ana Borges volta a comentar troca do Sporting pelo Benfica: «Estava no desemprego»

Ana Borges terminou contrato com o Sporting nas últimas semanas. A defesa assinou recentemente com o Benfica.

FC Porto coloca cláusula de rescisão no contrato de Francesco Farioli: eis o valor

O FC Porto apresentou durante este domingo Francesco Farioli. O técnico assinou um contrato por dois anos.