O último passo para o aproveitamento das joias encarnadas | SL Benfica

Uns, foram vendidos antes que tivessem uma oportunidade a sério de mostrar o seu valor (João Cancelo e Bernardo Silva). Outros, chegaram a ser aposta regular na equipa principal, mas acabaram por ser descartados após quebras de forma (Ferro, Florentino e Gedson).

E depois houve outros que foram lançados na equipa principal de forma prematura, mostrando uma clara falta de andamento para o seu nível (Nuno e Tomás Tavares).

O facto do aproveitamento ser pouco face ao talento produzido deve-se acima de tudo ao contexto, sendo que este pode ser causado por vários motivos. Entre os quais, o facto da equipa principal ter sido treinada por um treinador que olha pouco para a formação e que é incapaz de ter uma visão e uma linha de pensamento a longo prazo.

Outro motivo que leva a este desaproveitamento é que a política desportiva do SL Benfica não promove uma aposta na formação de forma gradual e sustentada, de modo a permitir que os jogadores tenham o tempo certo para se preparar e terem uma competitividade de forma contínua que promova o seu crescimento.

Isto deve-se a dois factos: primeiro, porque vários jogadores têm tido as suas carreiras mal geridas na sua fase de transição pós-equipa B, não tendo o estímulo competitivo necessário para crescerem e prepararem-se; segundo, a contratação de jogadores para para posições onde há jovens da formação à espreita de um lugar também dificulta esta aposta.

Para que a aposta na formação possa ocorrer de forma sustentada e progressiva, é preciso haver uma minuciosa gestão do plantel principal do SL Benfica, de modo a abrir espaço para os jovens que entendam estar preparados para a equipa principal. Mais do que isso, é necessário haver um total alinhamento entre a estrutura e o treinador e as suas ideias, de modo a que possam fazer uma avaliação mais criteriosa dos jogadores.

O Sport Lisboa e Benfica pode ter um aproveitamento muito melhor dos talentos que a formação produz, mas para isso é necessário criar um contexto que favoreça essa mesma aposta e que estes jogadores não sejam vendidos à primeira oportunidade como se fossem dadores de órgãos para os ricos.

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

De setembro de 2000 a setembro de 2025: José Mourinho vai assumir o Benfica após 25 anos da sua experiência no clube encarnado

José Mourinho vai voltar a ser treinador do Benfica. O técnico de 62 anos regressa ao clube encarnado após 25 anos.

José Mourinho a caminho do Benfica: negociações praticamente concluídas

José Mourinho está muito próximo de ser confirmado como treinador do Benfica. As negociações estão em vias de ficarem fechadas.

Benfica confirma saída de Bruno Lage em curto comunicado enviado à CMVM

O Benfica confirmou a saída de Bruno Lage em comunicado enviado à CMVM. O técnico foi afastado na noite desta terça-feira.

PUB

Mais Artigos Populares

Bruno Lage na porta de saída e José Mourinho é o eleito de Rui Costa para assumir o Benfica

José Mourinho é o desejado por Rui Costa para assumir o Benfica. O técnico pode estar em vias de suceder a Bruno Lage no comando das águias.

Bruno Lage justifica queda exibicional do Benfica: «O primeiro golo intranquilizou a equipa»

Bruno Lage analisou a derrota do Benfica diante do Qarabag por 3-2 na estreia da Champions League. Técnico encarnado falou em conferência de imprensa.

Bruno Lage assume: «O momento fora de campo não ajudou nem pôs a equipa tranquila para jogar»

Bruno Lage analisou a derrota do Benfica diante do Qarabag por 3-2 na estreia da Champions League. Técnico encarnado falou em conferência de imprensa.