📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Os 10 melhores dérbis de sempre

- Advertisement -

2015/2016

 Sporting CP 0-1 SL Benfica

mitroglou
Fonte: SL Benfica

O Benfica e Jorge Jesus seguiram caminhos diferentes, após seis anos de convívio marcados pelo sucesso – três campeonatos, uma Taça de Portugal, cinco Taças da Liga e uma Supertaça depois (número redondo de conquistas). Nenhum treinador havia conseguido ser tão preponderante no quotidiano do clube, como Jorge Jesus o foi. O Benfica estava profundamente marcado pela sua identidade, pelos seus conhecimentos e capacidades profissionais; pelas suas opções. Ao mesmo tempo, caía por terra o processo de renovação com Maxi Pereira, um dos capitães da equipa, com oito anos de casa, símbolo de raça e de talento. Seria absurdo afirmar ser o mesmo, do ponto de vista benfiquista, que qualquer um deles se mudasse para a China ou para um dos rivais. Não é o mesmo; tal como não o foi.

Talvez se Jorge Jesus não tivesse assinado pelo Sporting; talvez se não tivesse tentado colocar o seu sucessor e os seus antigos jogadores “deste tamanhinho”; talvez se Maxi Pereira não tivesse assinado pelo FC Porto; talvez se não justificasse a sua opção com entrevistas caricatas e ingratas; talvez, digo eu, o Benfica não tivesse encontrado forças suficientes para ultrapassar todos os obstáculos que uma mudança de paradigma, com personagens e estratégias tão distintas, sempre colocam. O Benfica de Rui Vitória começou mal. Chegou a ter uma desvantagem de sete pontos para o Sporting, 1.º classificado e já visto como grande favorito. No entanto, o Benfica ganhou fôlego, recuperou distâncias e chegou a Alvalade, para a 25.ª jornada, a apenas dois pontos da liderança.

A 5 de Março de 2016, o Estádio José de Alvalade, esgotado e muito confiante, voltou a receber um dérbi nomeado “jogo do título” – o que não acontecia desde 1994. Num contexto adverso (se empatasse ficaria em grande desvantagem; se perdesse ficaria em grandíssima desvantagem), o Benfica de Rui Vitória voltou a revelar segurança e qualidade. Com os jovens Ederson, Lindelof e Renato Sanches; com os polivalentes André Almeida e Pizzi; com os pêndulos Jardel e Fejsa; com os gregos Samaris e Mitroglou; e com os craques Gaitán e Jonas na equipa. O Benfica venceu por 1-0, com golo de Mitroglou (20′), isolando-se, pela primeira vez nessa época, na liderança do campeonato. Até final, uma série de 10 (!) vitórias consecutivas valeu a maior pontuação de sempre no campeonato (88 pontos), o 35.º título de campeão e o tricampeonato, 39 depois – tão inesperado, quanto justo.

Texto revisto por: Carlos Valente

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Bolas, carambolas e ressaltos | Benfica

É daí que chegam as carambolas e os ressaltos à imagem de metáfora da participação do Benfica nesta Champions League. Nesses lances casuais, faltou outra sorte, mas também engenho.

Benfica à espera: Eis os onzes prováveis do FC Porto x Famalicão para a Taça de Portugal

O FC Porto vai receber esta quinta-feira o Famalicão nos oitavos de final da Taça de Portugal. Fica com os onzes prováveis.

Mercado a mexer no Benfica: os nomes cogitados à saída da Luz

O Benfica pode mexer no seu plantel durante a próxima janela de transferências, com jogadores a serem apontados à saída.

Real Madrid acelera para a contratação de jogador do Cádiz já em janeiro

O Real Madrid está muito interessado em garantir a contratação de Guille González, jogador que pertence aos quadros do Cádiz.

PUB

Mais Artigos Populares

João Marques vai sair do Braga já em janeiro

João Marques vai sair do SC Braga, onde chegou em 2024. O antigo jogador do Estoril de 23 anos não entra nos planos de Carlos Vicens.

Barcelona vira-se para Itália e negoceia novo avançado para janeiro

Moise Kean é o alvo identificado pelo Barcelona, que vê no italiano o perfil de idade ideal. Já existem conversas em andamento.

Ligue 1 rescinde contrato com BeIN Sports e já tem novo transmissor

A Ligue 1 será transmitida pela Ligue 1+, streaming oficial da liga francesa, no Reino Unido e Irlanda. A BeIN Sports perde os direitos após rescisão do contrato.