Os 10 melhores dérbis de sempre

1993/1994

Sporting CP 3-6 SL Benfica

joaovieirapinto
Fonte: SL Benfica

O Verão quente de 1993 evidenciaria, com absoluta clareza, as dificuldades que o Benfica já atravessava e que, meses depois, se confirmariam numa crise financeira e desportiva com consequências devastadoras: a ascensão à liderança do clube do populismo e da demagogia pelo denominado presidente-adepto (o mais pernicioso resultado da desilusão e da descrença). Paulo Sousa e Pacheco, dois titulares indiscutíveis, mudaram-se para o ambicioso Sporting de Sousa Cintra, orientado pelo conceituado Bobby Robson – um golpe (muito) duro. O “assalto” poderia, no entanto, ser ainda mais destrutivo, caso o fragilizado Jorge de Brito, num raro e último acto positivo do seu curto mandato, não tivesse protegido a “jóia” João Vieira Pinto, o outro alvo do clube de Alvalade neste processo.

O Sporting era o favorito à conquista do título. Porém, o emotivo Sousa Cintra queria mais – a má campanha europeia da equipa levou à troca de treinadores (Robson por Carlos Queiroz). O campeonato prosseguiu equilibrado, com Benfica e Sporting lado a lado, com os mesmo pontos, até à 30.ª jornada, altura em que as equipas se encontravam no Estádio José de Alvalade, para o “jogo do título”. No Sporting despontavam Valckx, Peixe, Paulo Sousa, Balakov, Capucho, Pacheco, Luís Figo e Jorge Cadete. Porém, do outro lado, estava um Benfica inesquecível: com os veteranos Mozer, Veloso e Rui Águas; os jovens Abel Xavier e Rui Costa; os excelentes Vítor Paneira e Schwarz; o indispensável Ailton; o goleador Isaías; o sempre útil César Brito; os russos Kulkov e Yuran; e, é claro, uma estrela de maior nome João Vieira Pinto.

A 14 de Maio de 1994, o eterno “8” do Benfica realizou a exibição da sua carreira, respondendo, ainda na 1.ª parte, com um hat-trick (30′, 37′ e 44′), aos golos de Cadete (8′) e Luís Figo (35′). Ao intervalo, Queiroz trocou o lateral Paulo Torres pelo extremo Pacheco, numa  substituição que ficaria para a história, pela forma como abriu caminho a uma goleada inesperada, que ganhou forma nos pés de Isaías (48′ e 57′) e Hélder Cristóvão (74′) – “até o Hélder marca”, gritou-se lá em casa. Balakov (80′) ainda reduziu, de penálti, num lance contra a corrente. A derrota do Sporting na Madeira (1-2, com o Marítimo), na jornada seguinte, foi o golpe de misericórdia na questão do título. Semanas depois, o Benfica conquistaria o seu 30.º título; um desmotivado Sporting seria ainda ultrapassado pelo outsider FC Porto, terminando no 3.º lugar.

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Fenerbahçe de José Mourinho faz proposta de 20 milhões de euros por médio do Bayer Leverkusen

O Fenerbahçe de José Mourinho quer contratar Exequiel Palacios. O médio internacional argentino pertence aos quadros do Bayer Leverkusen.

Wolverhampton de Vítor Pereira garante contratação de lateral camaronês por 12 milhões de euros

O Wolverhampton já fechou a contratação de Jackson Tchatchoua. O lateral-direito camaronês vai deixar o Hellas Verona.

Vasco Matos lamenta empate do Santa Clara frente ao Larne: «Não apaga a exibição que fizemos e as situações que criámos»

Vasco Matos analisou o empate do Santa Clara frente ao Larne, na segunda-mão da terceira pré-eliminatória da Europa League.

Carlos Vicens elogia jogadores do Braga após triunfo com o Cluj: «Gostei do esforço e da predisposição dos jogadores para fazer bem as coisas»

Carlos Vicens analisou a vitória do Braga frente ao Cluj, na segunda-mão da terceira pré-eliminatória da Europa League.

PUB

Mais Artigos Populares

Allan Saint-Maximin deixa elogios para José Mourinho após uma época com troca de picardias: «Um dos melhores treinadores da minha carreira, é como um...

Allan Saint-Maximin foi oficializado como reforço do Club América, do México, e foi chamado a falar da relação com José Mourinho. O avançado deixou elogios.

Cenário caricato: Braga vai jogar os dois jogos do playoff da Europa League em Portugal

O Braga vai jogar os dois jogos do playoff da Europa League em Portugal. Os minhotos defrontam os Lincoln Red Imps, que são de Gibraltar, mas jogam no Estádio do Algarve.

João Mário critica Besiktas apesar do apuramento na Conference League: «Temos de melhorar defensivamente»

João Mário deixou críticas para o Besiktas, apesar do apuramento da equipa turca para os playoffs de acesso à fase de liga da Conference League.