Os 10 melhores dérbis de sempre

1993/1994

Sporting CP 3-6 SL Benfica

joaovieirapinto
Fonte: SL Benfica

O Verão quente de 1993 evidenciaria, com absoluta clareza, as dificuldades que o Benfica já atravessava e que, meses depois, se confirmariam numa crise financeira e desportiva com consequências devastadoras: a ascensão à liderança do clube do populismo e da demagogia pelo denominado presidente-adepto (o mais pernicioso resultado da desilusão e da descrença). Paulo Sousa e Pacheco, dois titulares indiscutíveis, mudaram-se para o ambicioso Sporting de Sousa Cintra, orientado pelo conceituado Bobby Robson – um golpe (muito) duro. O “assalto” poderia, no entanto, ser ainda mais destrutivo, caso o fragilizado Jorge de Brito, num raro e último acto positivo do seu curto mandato, não tivesse protegido a “jóia” João Vieira Pinto, o outro alvo do clube de Alvalade neste processo.

O Sporting era o favorito à conquista do título. Porém, o emotivo Sousa Cintra queria mais – a má campanha europeia da equipa levou à troca de treinadores (Robson por Carlos Queiroz). O campeonato prosseguiu equilibrado, com Benfica e Sporting lado a lado, com os mesmo pontos, até à 30.ª jornada, altura em que as equipas se encontravam no Estádio José de Alvalade, para o “jogo do título”. No Sporting despontavam Valckx, Peixe, Paulo Sousa, Balakov, Capucho, Pacheco, Luís Figo e Jorge Cadete. Porém, do outro lado, estava um Benfica inesquecível: com os veteranos Mozer, Veloso e Rui Águas; os jovens Abel Xavier e Rui Costa; os excelentes Vítor Paneira e Schwarz; o indispensável Ailton; o goleador Isaías; o sempre útil César Brito; os russos Kulkov e Yuran; e, é claro, uma estrela de maior nome João Vieira Pinto.

A 14 de Maio de 1994, o eterno “8” do Benfica realizou a exibição da sua carreira, respondendo, ainda na 1.ª parte, com um hat-trick (30′, 37′ e 44′), aos golos de Cadete (8′) e Luís Figo (35′). Ao intervalo, Queiroz trocou o lateral Paulo Torres pelo extremo Pacheco, numa  substituição que ficaria para a história, pela forma como abriu caminho a uma goleada inesperada, que ganhou forma nos pés de Isaías (48′ e 57′) e Hélder Cristóvão (74′) – “até o Hélder marca”, gritou-se lá em casa. Balakov (80′) ainda reduziu, de penálti, num lance contra a corrente. A derrota do Sporting na Madeira (1-2, com o Marítimo), na jornada seguinte, foi o golpe de misericórdia na questão do título. Semanas depois, o Benfica conquistaria o seu 30.º título; um desmotivado Sporting seria ainda ultrapassado pelo outsider FC Porto, terminando no 3.º lugar.

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

O passo mais difícil da caminhada | Hungria x Portugal

Depois da goleada diante a Arménia, Portugal vai deslocar-se à Hungria para aquele que, teoricamente, será o jogo mais complicado da qualificação para o Mundial.

Luís Freire alcança maior vitória de um treinador estreante na Seleção de Sub-21

Luís Freire estreou-se com uma goleada de 5-0 ao Azerbaijão ao serviço da Seleção de Sub-21. Foi o melhor resultado de um técnico estreante pela equipa.

Há dois treinadores portugueses na lista de sucessores para Nuno Espírito Santo no Nottingham Forest

Nuno Espírito Santo está de saída do comando técnico do Nottingham Forest. Marco Silva e José Mourinho são opções para o lugar.

Justin de Haas vence o prémio de defesa do mês da Liga Portugal

Justin De Haas venceu o prémio de defesa do mês da Liga Portugal. O defesa levou a melhor perante Leonardo Lelo e Jan Bednarek.

PUB

Mais Artigos Populares

Nuno Espírito Santo junta-se a grupo com José Mourinho ou Sérgio Conceição: eis os treinadores portugueses atualmente desempregados

Nuno Espírito Santo está perto de deixar o Nottingham Forest e juntar-se a um grupo de treinadores portugueses atualmente sem trabalho.

La Vuelta a España #2: Domínios pouco avassaladores

Um pouco por toda esta Vuelta tem havido vários...

US Open #3: Carlos Alcaraz é o novo rei de Nova Iorque e do mundo

A final de um Grand Slam voltou a ser...