Para onde vai o Benfica

- Advertisement -

benficaabenfica

O Benfica é um servo do tempo que nos manipula toda a vida. Consoante o estado em que se encontra – vivo e vencedor, cá vamos andando, meio-vivo, deprimido, quase-morto – leva consigo os seus adeptos. Faz-nos loucos e doentes, arrasta-nos na depressão, atira-nos para a morte aos 92 minutos. Junta avôs, pais e filhos, que se atropelam em busca do melhor ângulo (na bancada, na taberna da aldeia, no topo da montanha) para que, numa maravilhosa sincronia de bocas abertas, olhos arregalados, punhos cerrados e joelhos flectidos que só um golo do Benfica traz, possam deleitar seus olhos com aquele golaço do Magnusson, do Paneira, do Rui Costa, do João Pinto, do Simão, do Cardozo. Foram muitos – tantos! -, três milhões de golos ou até mais, que já vi e sonhei que vi por aquele relvado.

"E agora?" / Fonte: pt.uefa.com
“E agora?”
Fonte: UEFA

O antigo Estádio parece que até era mais verde, cheirava mais a relva, o sol acariciava-o de plena vontade, por anos e goleadas a fio. Os pilares a tremer, esmagados por cento e vinte mil seres fanáticos que empurravam os onze vermelhos e a bola baliza adentro, e o quarto anel acenando lá de cima, satisfeito por ter feito bem o trabalho enquanto terrestre. Havia benfiquismo militante, misturado com ganas de mais golos porque um 5-0 nunca chegava – e esses adeptos exigentes enfadavam-se se não chegasse o sexto. Se o sexto demorasse, até o avô tirava a boina e cabeceava e a mãe esquecia o joanete para finalizar de primeira, à Águas. O quarto anel (deliciosa expressão) está feliz, com certeza: viu Taças dos Campeões Europeus, viu Eusébio. O que podiam ter querido mais? Lá saberão eles, agora, felizardos inconscientes, da volta que isto deu. Se olhassem lá de cima, só iriam ver ombros caídos, pessoas cabisbaixas, sangue benfiquista num vermelho rosado muito maricas e fraco de espírito (para fazer jus ao equipamento, claro). Se vissem um Presidente que ambiciona a final da Liga dos Campeões quando apresenta dois invejáveis campeonatos em dez anos, o Cortez de águia ao peito e um jogador da formação a ser lançado para defender o resultado contra o Cinfães porque 1-0 chega, menos quando num soalheiro domingo de Maio “pensávamos que 1-0 chegava”…

Et pluribus unum, de muitos, um, parece-me completamente desprovido de sentido, actualmente. Porque não de um, muitos? Esse um foi eleito em 2003 (daqui por alguns anos: Eu? Eu nunca votei Vieira!) – os muitos seguem-no, cegos – e ligou o Benfica à máquina. O último a sair que a desligue ou carregue no reset, por favor.

Subscreve!

Artigos Populares

António Silva assume ano difícil com José Mourinho e elogia Marco Silva: «Temos o treinador ideal»

António Silva falou sobre a época com José Mourinho. O central português também aproveitou para elogiar Marco Silva.

António Silva sobre a renovação pelo Benfica: «Há sim proposta do clube, mas não sei qual vai ser o desfecho»

António Silva confirmou ter uma proposta de renovação do Benfica. O central português ainda não tomou qualquer decisão.

Surpresa: Fluminense oficializa regresso de Thiago Silva seis meses após ter saído para o FC Porto

Thiago Silva assinou contrato com o Fluminense. O jogador brasileiro regressa agora ao Brasil após ser campeão pelo FC Porto.

AM Bola na Rede #4 – A segunda jornada e o conto de fadas de Cabo Verde

O 'AM Bola na Rede' é o podcast que vai acompanhar o Mundial 2026. No segundo episódio, a análise dos jogos dos oito primeiros grupos.

PUB

Mais Artigos Populares

Venda de Luís Esteves recheia os cofres do Gil Vicente: Eis os valores da transferência

Luís Esteves deixou o Gil Vicente para representar o Atlas. Mexicanos pagaram seis milhões de euros para contratar o médio.

Ajax interessado em jovem de 19 anos do Barcelona

O Ajax está interessado no empréstimo de Jofre Torrents. O defesa tem mais dois anos de contrato com o Barcelona.