Paródia Tático-Europeia

    sl benfica cabeçalho 1

    Foi o adeus à Europa para o Benfica, após a derrota desta quarta-feira frente ao CSKA Moscovo, na Rússia. Os encarnados foram à capital Russa tentar manter as esperanças de uma passagem, pelo menos, à Liga Europa, ou ainda uma milagrosa passagem aos oitavos de final da liga milionária, mas para isso necessitavam de vencer o jogo, algo que não aconteceu e prolongou o pesadelo europeu que tem sido o percurso das águias na Liga dos Campeões, esta temporada.

    Foi também a quinta derrota consecutiva na prova (sexta a contar com a derrota frente ao Borussia Dortmund nos oitavos da época passada), em cinco jogos esta edição, levando a um total de… até custa dizer: 0 pontos. Nunca um cabeça de série, como o Benfica foi por ter vencido o campeonato na época transata, tinha feito uma exibição tão fraca na prova. São cinco derrotas e são-nas frente a Manchester United, FC Basel e CSKA Moscovo, pondo a gravidade da situação num outro nível. O 0-1 e o 2-0 frente aos ingleses são os únicos que se podem dizer que até são “aceitáveis”, e são também os únicos jogos que se pode dizer que o Benfica jogou.

    Se tivermos em conta que a falta de comparência é penalizada com uma derrota por 3-0 à equipa que falta ao jogo, podemos tentar fazer um pequeno balanço positivo para os encarnados. Se frente ao CSKA o jogou ficou aparentemente mais equilibrado (1-2 na Luz e 2-0 na Rússia), contra o Basel, a não comparência na Suíça era uma melhor opção (5-0 frente em Basileia), mas passando à frente.

    Foi com cinco derrotas que o Benfica disse adeus às competições europeias  Fonte: SL Benfica
    Foi com cinco derrotas que o Benfica disse adeus às competições europeias
    Fonte: SL Benfica

    Sendo não aceitáveis as restantes derrotas, estas foram também vergonhosas. A goleada sofrida frente aos suiços foi para além de ridícula. Embora acabassem por vencer o United por 1-0 esta jornada, o Basel era aquela equipa obrigatória de vencer ambos os jogos (ou pelo menos empatar fora e vencer em casa). Veremos como correrá a despedida das competições europeias na Luz, frente ao Basel, precisamente.

    A fazer par com este, está o CSKA Moscovo, o que até se compreenderia perder na Rússia (como aconteceu), mas nunca a jogar tão mal como se viu. Se não vencer em Moscovo até se aceitava se tivesse havido futebol nos pés encarnados, a derrota inaugural na casa das águias, era a premonição de que um pesadelo se aproximava.

    Falta apenas um jogo, na Luz frente ao FC Basel, e já nada importará. Pensar que uma vitória frente aos “colossos” suíços, irá salvar a desastrosa caminhada europeia, é atirar areia para os olhos. A não ser que estejam a pensar levar mais cinco. Aí importará. Mais cinco não!

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Pedro Afonso Estorninho
    Pedro Afonso Estorninhohttp://www.bolanarede.pt
    Desde pequeno que o Benfica faz parte da vida do Pedro Estorninho. Avô e pai benfiquistas deixaram-lhe no sangue a chama das águias. A viver nos Açores nunca teve muitas oportunidades de ver o clube ao vivo, mas os estudos trouxeram-no à capital, onde pode assistir de perto aos jogos do tricampeão. A paixão pela escrita sempre foi algo dentro dele que nunca conseguiu mostrar e surge agora a oportunidade de juntar o melhor dos dois mundos.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.