📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Prognóstico – Sporting CP vs SL Benfica – “A final!”

- Advertisement -

O Sporting Clube de Portugal e o Sport Lisboa e Benfica medem forças para mais um derby eterno. O derby número 404 da história dos duelos entres os dois emblemas lisboetas. Analisando um pouco a história desses derbys, percebemos facilmente que o Benfica é o clube com mais vitórias, 130, contra as 108 do Sporting. Já 65 jogos terminaram empatados no tempo regulamentar.

Este derby tem especial atenção devido à sua importância no campeonato desta época. Os três resultados possíveis vão afetar profundamente os cálculos matemáticos da tabela classificativa e os sonhos, tanto do Sporting como do Benfica. Os leões entram em campo com a obrigatoriedade de conquistar os três pontos. Três pontos que simplesmente dão esperança ao Sporting de continuar na luta pelo título nacional. Caso esses três pontos sejam conquistados pelas águias, o Sporting fica arredado dos primeiros lugares e da aproximação ao topo da tabela, e mantém viva a esperança dos adeptos do Benfica na luta pela reconquista. O empate será a distribuição do mal pelas aldeias e, consequentemente, o melhor resultado para os adeptos e plantel do Futebol Clube do Porto.

O Benfica entrará em campo no Estádio José Alvalade com duas baixas confirmadas e ausências consequentes do mercado de transferências. As baixas são Fejsa e Jonas. As ausências são Ferreyra, Alfa Semedo e Castillo. Não falando destas três ausências, foquemo-nos nas de Fejsa e Jonas. Para justificar o não surgimento destes dois atletas nos escolhidos por Bruno Lage está a lesão de cada um, que os tem afastado das últimas convocatórias do técnico encarnado. O Sporting também não contará com três caras bem conhecidas: Mathieu, Acuña e Ristovsky. Os dois primeiros encontram-se em tratamento de lesões antigas e o defesa direito está castigado disciplinarmente pela Liga.

Bruno Fernandes está em grande destaque. Os defensores encarnados não podem tirar os olhos do jovem médio português
Fonte: Sporting CP

Espera-se que ambos os clubes procurem as fragilidades do adversário e, a meu ver, essas fragilidades estão todas nos dois setores defensivos. O Benfica tem mostrado alguns problemas defensivos esta temporada. É verdade que melhorou com Bruno Lage, mas todo o cuidado é pouco. O Sporting encontra-se sem três habituais titulares na linha defensiva e esse será um dos pontos interessantes a analisar durante o jogo. Jefferson e Bruno Gaspar, atletas que, à partida, vão jogar, mostram níveis de qualidade e exigência baixos para representar um clube como o Sporting. O meio-campo será talvez o setor que mais vezes terá a bola durante o jogo, isto, claro, caso o jogo seja muito de meio-campo e receio/dificuldade em entrar no último terço do terreno. O trio do meio-campo do Sporting tem muitíssima qualidade, mas alguma inexperiência. Destaca-se pela positiva o trabalho brilhante de Bruno Fernandes na hora de transportar bola e finalizar às redes adversárias. O Benfica entrará, à partida, com um meio-campo forte fisicamente. Samaris fará companhia a Gabriel, e Pizzi será um extremo interior que ajudará sempre que necessário.

Espera-se que o meio-campo do Sporting e do Benfica seja protagonista e fundamental para que o jogo tenha um sentido interessante para os adeptos, seja defensivamente ou ofensivamente. O ataque será também ele colocado à prova nesta partida. O Sporting terá a experiência de Nani e a qualidade de Bas Dost para procurar fazer estragos na defesa vermelha e branca. O Sporting tem à sua disposição um ataque de muita qualidade, onde se mistura a juventude, o talento e a experiência de um leque de jogadores que está a dar cartas nas mãos do técnico Holandês. O Benfica entrará em campo com João Félix e Seferovic: dois jogadores que estão a mostrar muita qualidade no último terço do terreno. A boa química entre eles, o fator da não existência de uma tática redigida e, consequentemente, a liberdade que ambos têm de surgir em outras zonas do terreno ajudou imenso no aumento de golos marcados por ambos nas últimas partidas. Por fim, destaque para dois guarda-redes: Renan e Odysseas. Dois magníficos guarda-redes que estão a mostrar o porquê dos dois clubes terem apostado neles. Renan foi o salvador da Taça da Liga, Odysseas fez esquecer Bruno Varela. Já não há muito mais a elogiar nestes dois atletas.

Espera-se um derby de emoções fortes. Um derby que será decidido em pequenos detalhes. Um derby decisivo para o restante campeonato e que colocará à prova os coletivos de jogadores de muita qualidade. Um derby que será visto ao detalhe por parte do universo portista, que fará questão de que o Benfica possa sair derrotado ou de que haja um empate no pior dos cenários. Acima de tudo, acima do que pode acontecer no final da partida, apelo a que os intervenientes, jogadores, técnicos, árbitros, adeptos, sócios e presidentes mostrem elevados níveis de educação, civismo e respeito. Um jogo desta dimensão será visto por milhares de pessoas, incluindo crianças, e terá de ser um exemplo para todos aqueles que vão ver o Derby Eterno. Acima de tudo, o futebol é uma festa.

Texto revisto por: Mariana Coelho

Foto de Capa: SL Benfica

João Neves
João Neveshttp://www.bolanarede.pt
O João é benfiquista desde que se lembra. Nascido e criado em Aveiro, com uma experiência de cinco anos de vida em Moçambique, vive em Lisboa desde Agosto de 2015. A acompanhar os jogos do Benfica desde sempre e sem falhar a presença no Estádio da Luz pelo menos uma vez por ano, desde sempre que escreve textos pessoais acerca do Benfica e sobre o futebol em geral. Com coragem para defender e criticar o clube da Luz sempre que for preciso, tem mais interesse pela arte do futebol praticado do que pelas polémicas ou aspectos que mancham o desporto rei.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting vai ao mercado de janeiro: eis as posições prioritárias a reforçar

O Sporting prepara-se para ir ao mercado de janeiro. 1 ou 2 extremos e um médio (posição 8) são as prioridades leoninas.

Ricardo Quaresma e a Seleção Nacional: «Com a qualidade e jogadores que há, temos que dar mais»

Ricardo Quaresma, antigo internacional português, não está convencido com o desempenho recente da Seleção Nacional.

O regresso do ADN FC Porto, o futebol agradável do Sporting e o momento do Benfica: eis o que disse Ricardo Quaresma

Ricardo Quaresma falou sobre o FC Porto, Sporting e Benfica. Antigo internacional português deu entrevista.

Mikel Arteta quer continuidade de Gabriel Jesus: «Tem muito a oferecer à equipa»

Mikel Arteta, treinador do Arsenal, descarta o cenário de saída de Gabriel Jesus em janeiro. Viktor Gyokeres tem concorrência.

PUB

Mais Artigos Populares

Liverpool chega aos 100 milhões de euros por avançado para ocupar vaga de Mohamed Salah

O Liverpool pretende reforçar o ataque para colmatar uma possível venda de Mohamed Salah. Yan Diomande está na lista dos reds.

Nuno Espírito Santo aborda baixas pela CAN 2025 e elogia jogador do West Ham: «O que dá à equipa é enorme»

Nuno Espírito Santo fez a antevisão do West Ham x Aston Villa da Premier League. Treinador destacou Jarrod Bowen.

José Mourinho destaca formação: «Há tanto, tanto, tanto jovem de qualidade aqui que poderia estrear 1 ou 2 a cada fim de semana»

José Mourinho lançou o Moreirense x Benfica. Águias deslocam-se a Moreira de Cónegos para a jornada 14 da Primeira Liga.