Ristić ou Jurásek? O ideal era Kerkez…

Benfica

Entre Ristić e Jurásek, o preferido, à partida para a época 2023/2024, era mesmo Milos Kerkez.

No entanto, enquanto Kerkez saltitava entre Lisboa (Benfica), Roma (Lazio) e Bournemouth (A.F.C. Bournemouth), quem aproveitou para aterrar na capital portuguesa foi David Jurásek, o defesa lateral mais caro da história dos encarnados.

Quer se queira quer não, a questão financeira conta, e muito. Jurásek custou ao Benfica cerca de 14 milhões de euros, assinando um contrato válido até junho de 2028, com uma cláusula de rescisão de 80 milhões. É importante relembrar que falamos de um jogador com apenas 22 anos que, futuramente, e caso potenciado, pode valer ao Benfica uma quantia monetária bastante significativa.

Comparando estes, aos valores de Mihailo Ristić, é importante recordar que o sérvio chegou à Luz, na época passada, proveniente do Montpellier, a custo zero. Na altura, com 26 anos, Ristić assinou um contrato válido até 2026.

David Neres Ristic
Fonte: SL Benfica

Do ponto de vista desportivo, Ristić nunca foi uma grande ameaça à titularidade do indiscutível Grimaldo. Contudo, não foi possível perceber se por razões qualitativas do próprio sérvio, se por um super Grimaldo completamente oleado naquele corredor esquerdo.

A realidade é que a disputa entre Jurásek e Ristić promete dar, a Roger Schmidt, dores de cabeça para a época inteira. A pré-época abriu bem para os dois e, à lei da bomba, ambos se mostraram ao treinador (cada um com um grande golo). Para já, é possível afirmar que, daquele lado esquerdo existe fogo nas chuteiras e que, quer com um, quer com outro, o Benfica tem projeção ofensiva. Tem sido notória, ao longo dos primeiros jogos particulares, a capacidade de remate fácil de ambos.

Ao contrário da pré-época transata, onde praticamente desde início Roger Schmidt definiu o seu onze, à partida para o início da época 2023/2024, não é possível afirmar, com certeza, qual a formação inicial dos encarnados. Essas dúvidas também se espelham no lado esquerdo da defesa.

Jurásek parece um jogador mais refinado do ponto de vista técnico, comparando com um Ristić muito forte do ponto de vista físico. Até ao momento, Jurásek tem apresentado indicadores defensivos positivos, algo que, com certeza, o Benfica procurava no mercado, isto é, um equilíbrio entre a verticalidade ofensiva e a capacidade defensiva. A capacidade de decisão também parece mais aprimorada no jogador de 22 anos, mas que, ainda assim pode vir a ser aprimorada, nomeadamente nos momentos de definição do cruzamento, aquando da sua chegada ao último terço do terreno. A tudo isto, é ainda importante considerar, a grande margem de progressão que o jovem lateral apresenta.

É muito provável que nos últimos jogos de pré-época, principalmente no jogo com o Feyenoord, último jogo antes da Supertaça (marcada para dia 9 de agosto diante do FC Porto), Roger Schmidt apresente um onze já próximo daquele a utilizar no primeiro jogo oficial. Aí todas as dúvidas entre Ristic e Jurásek serão dissipadas.

Contudo, é expectável que, numa primeira fase, e por todos os motivos referidos anteriormente (principalmente os financeiros), David Jurásek parta da “pole position” para a titularidade, numa corrida que, como a época, promete ser longa.

Artigo de opinião de Tiago Rodrigues

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Imanol Alguacil é o novo treinador do Al Shabab

Imanol Alguacil é o novo treinador do Al Shabab. Técnico espanhol deixou esta temporada a Real Sociedad e tem agora novo clube.

Há novo médio no AC Milan: Samuele Ricci oficializado

O AC Milan anunciou a contratação de Samuele Ricci. Médio italiano de 23 anos assinou por quatro temporadas até 2029.

Volte-face: Nico Williams continua no Athletic e renova até 2035

Nico Williams continua no Athletic Club após ser muito associado ao Barcelona. Avançado espanhol renova até 2035.

Benfica define preço de Orkun Kokçu

O Benfica pode deixar sair Orkun Kokçu no mercado de transferências de verão. O jogador já tem o seu valor definido.

PUB

Mais Artigos Populares

Gil Vicente pretende guarda-redes e há um nome a ser associado

O Gil Vicente está em busca de um novo guarda-redes para preencher o seu plantel. Dani Figueira é o alvo.

Sporting B com reforços de peso nos treinos

O Sporting B vai contar com Rafael Pontelo e Mateo Tanlongo nos trabalhos de pré-temporada. Os jogadores ainda podem sair.

Viktor Gyokeres já rejeitou 2 clubes

Viktor Gyokeres está determinado em rumar à Premier League. O jogador já recusou duas abordagens da Liga Saudita.