Roger Schmidt é vermelho e branco | SL Benfica

Kampl, Sadio Mané, Soriano e Alan. No 4-4-2 base que se desenrolava tanto em 4-2-2-2 como em 4-3-1-2, Roger formatou aquele conjunto de jogadores a futebol de alta tensão – a única forma de confirmar o ascendente que o clube vinha sentindo e consolidar-se definitivamente como principal dominador. Em Viena, Austria e Rapid começavam a perder a chama mas ainda eram campeões regularmente. O Sturm Graz tinha triunfado em 2010-11.

2012-13 foi por um triz. O Austria faz um campeonato imaculado e acaba com 82 pontos. Roger alcança o segundo posto, fazendo 91 golos. Fartura que não havia chegado para o objetivo principal. Tentar novamente? Com certeza: 2013-14 é o arranque do Salzburgo dono da Bundesliga austríaca. Como?

Com 110 golos marcados em 36 jogos – Soriano faz 31, Alan 26 e Mané 13. Muita jogatana também na Europa, com seis vitórias em seis jogos da fase de grupos da Liga Europa. 15-3 em golos. Nos 16 avos-de-final havia de calhar o Ajax de Frank de Boer

Havia Siem de Jong, Eriksen, Daley Blind, Klaassen, Schöne, Bojan Krkic ou Viktor Fischer. 3-0 em Amesterdão, 3-1 em Salzburgo, seis no agregado – com demonstrações superlativas de como aplicar o Gegenpressing, ainda novidade no mundo da bola.

O sucesso retumbante abriu-lhe as portas da liga principal do seu país. Em Leverkusen, constrói outra grande equipa, que apesar da ausência de títulos conseguiu fixar  no topo do futebol germânico à custa da tal obsessão pela baliza adversária.

Os quatro da frente em 2014-15, ano em que calha no mesmo grupo do SL Benfica na Liga dos Campeões? Bellarabi, Çalhanoglu, Heung Min Son e Kießling. Nada mau. Se havia matéria prima, conseguiu novamente entrosá-la da melhor maneira possível. Passagem à fase seguinte uefeira – seria eliminado pelo Atlético de Simeone, a sua antítese – e 4º posto final na Bundesliga.

Em 2015-16, com o dinheiro gerado pelas vendas de Gonzalo Castro e Son, recruta (além de André Ramalho, que já tinha orientado no RB Salzburgo e voltará a encontrar no PSV) Tah, Papadopoulos, Aranguiz, Kampl e Chicharito. Faz terceiro lugar, a 28 pontos do Bayern de Guardiola e a 18 do Borussia de Tuchel.

Foi o primeiro dos não-galáticos. Sendo também terceiro na Liga dos Campeões, num grupo com Barcelona e Roma, cai na Liga Europa para encontrar novamente Jorge Jesus: mais uma vez o resultado desnivelou a favor do alemão, com 4-1 no agregado. Sairia de cena na ronda seguinte, frente ao Villareal.

2016-17 seria o tudo ou nada. Foi nada, dentro dos seus parâmetros de sucesso regular. Ultrapassa novamente a fase de grupos da Champions – obrigando o Tottenham de Pocchetino a contentar-se com a Liga Europa… – para cair ingloriamente aos pés do carrasco de sempre.

Pedro Cantoneiro
Pedro Cantoneirohttp://www.bolanarede.pt
Adepto da discussão futebolística pós-refeição e da cultura de esplanada, de opinião que o futebol é a arte suprema.

Subscreve!

Artigos Populares

Nacional da Madeira garante médio em definitivo

O Nacional da Madeira vai oficializar em breve a contratação de Matheus Dias, jogador que esteve emprestado pelo Internacional.

Fenerbahçe de José Mourinho faz oferta de 15 milhões de euros por avançado do PSG

O Fenerbahçe está interessado numa possível contratação de Marco Asensio ao PSG. Turcos já fizeram proposta pelo avançado.

Vitória SC não quer integrar ponta de lança para a próxima temporada

Adrián Butzke não vai ser integrado nos trabalhos do Vitória SC. O avançado esteve emprestado ao Mirandés na última época.

Arsenal mais perto de contratar destaque da Premier League: Avançado abre porta

Eberechi Eze quer deixar Crystal Palace e rumar ao Arsenal. Gunners podem ter reforço para a próxima temporada.

PUB

Mais Artigos Populares

Martim Fernandes associado ao futebol italiano

Martim Fernandes pertence aos quadros do FC Porto e pode deixar o emblema do Dragão no mercado de transferências.

Benfica prepara-se para promover defesa central ao plantel principal

O Benfica deverá promover à equipa principal o defesa central Joshua Wynder, jogador que passou a última época nos B's.

Sporting com 2 baixas confirmadas para a Supertaça de Portugal

O Sporting vai enfrentar o Benfica na final da Supertaça de Portugal. Nuno Santos e Daniel Bragança não vão marcar presença no jogo.