Última horaEm Portugal, as listas são horizontais, em Espanha, são verticais: o Real Bétis também é uma escola de extremos (e Souleymane Faye passou por lá)
Publicidade

Rui Vitória: O Último (Grande) Treinador Bondoso

João Amaral Santos · 3 min

Rui Vitória: O Último (Grande) Treinador Bondoso

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

cabeçalho benfica

A História está recheada de homens bons que, inevitavelmente, acabaram engolidos pela sombra dos seus adversários. A experiência ensina-nos que a polidez do gesto e do discurso – mesmo que isso contrarie toda e qualquer lógica – nem sempre destrinça aquilo que um grupo pode fazer de melhor; por outro lado, uma postura guerrilheira fortalece o ânimo, muitas vezes relegando para segundo plano os aspectos técnicos e tácticos, no caminho para a vitória. Esta breve introdução poderia versar sobre as artes da guerra ou da política: nesse caso, concluiria o texto afirmando que os cemitérios estão cheios de pacifistas. Porém, o assunto é futebol; apenas o futebol português e a sua actualidade. Basta-me, portanto, recordar que este jogo não é para meninos.

1. Rui Vitória merece treinar o Benfica – é o mínimo que, neste momento, se poderá dizer. Provou-o junto à relva, graças a um percurso ascendente, sem atalhos, cumprido com a paciência dos humildes e uma competência eficiente. Triunfou e, com naturalidade, chegou ao topo. Na casa de partida, Rui Vitória inverteu radicalmente o discurso do seu antecessor (na forma e no conteúdo), evitando o feitio e as palavras truculentas. Das suas lições de cavalheirismo notou-se, essencialmente, a ausência do que ficou por dizer – recados fundamentais para fora, e alguns também para dentro.

Rui Vitória cumpriu a sua era do optimismo ingénuo e da crença; é quando confiamos na bondade alheia e supomos que nos chegará, naturalmente, o que julgamos merecer por mérito próprio e justiça. Rui Vitória calou publicamente. E fê-lo durante um mês, perante todos os temas importantes: a pré-época (poucos se recordam que foi o próprio Julen Lopetegui a abdicar de participar na International Champions Cup, evitando ter uma equipa impreparada para o início das provas oficiais), os reforços (com o campeonato em andamento, é ainda fundamental contratar) e, sobretudo, as questões que surgiram antes e depois da Supertaça, envolvendo Jorge Jesus. Rui Vitória fugiu ao confronto – com a estrutura e com os rivais – desconhecendo, à altura, que são raros os caminhos para a glória feitos de paz e tranquilidade.

Rui Vitória merece treinar o Benfica Fonte: Sport Lisboa e Benfica
Rui Vitória merece treinar o Benfica
Fonte: Sport Lisboa e Benfica

2. Com as primeiras desilusões – o resultado da Supertaça foi, na verdade, o mal menor desse jogo – surge-nos um novo sentido do real. É quando dolorosamente nos apercebermos de que o (nosso) mundo nem sempre gira de forma regular e em crescendo. E que, por vezes, é injusto. Se Rui Vitória quer, de facto, ver o Benfica “a entrar nos eixos” tem de arregaçar as mangas e, ao jeito da sua terra, pegar o toiro pelos cornos. E compreender – mais cedo que tarde – que, por muitos conhecimentos que tenha, para triunfar neste patamar é necessário, primeiro que tudo, abdicar de ser ele próprio, tornando-se muito mais com aquilo que se espera de si aos olhos do grupo de trabalho que lidera e, consequentemente, do universo de adeptos. Este mundo não é para os bondosos e simpáticos: é para os Brian Clough e os José Mourinho (e sim, para os Jorge Jesus!). É para os que podem porque falam e falam porque podem. Rui Vitória tem de o perceber rapidamente e começar a falar e agir em conformidade.

P.S.: O 4-0 ao Estoril é enganador. No entanto, Rui Vitória já começa a dizer qualquer coisa, tal como se viu na antevisão da partida. Se já falasse tudo, porém, diria no final deste jogo, para que todos o ouvissem: há seis anos que o Benfica não ganhava um jogo a partir do banco. Sem medos e com toda a confiança.

Foto de Capa: Facebook do Sport Lisboa e Benfica

João Amaral Santos

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Opinião

Em Portugal, as listas são horizontais, em Espanha, são verticais: o Real Bétis também é uma escola de extremos (e Souleymane Faye passou por lá)

SEVILHA, ESPANHA- Ao pensarmos em escolas de formação, com a sua especialidade em extremos, o nosso cérebro vai pensar automaticamente no Sporting. Cristiano Ronaldo, Nani, Simão Sabrosa e Ricardo Quaresma são o expoente máximo de craques saídos da cantera do emblema do José de Alvalade, capazes de fazer magia a partir da linha, procurando espaços interiores ou dando profundidade nas zonas exteriores, aliando-se ao lateral. Nos últimos anos, Espanha assumiu-se como o país protagonista no futebol, não apenas nos seniores, mas também na formação. As academias ganharam um papel importante no desenvolvimento do desporto rei desde a viragem do século, com vários emblemas a apostarem na manutenção e criação de infraestruturas para que os atletas possam atingir os níveis máximos. As conquistas do Euro 2024 e do Mundial 2026 provam este ponto. São a cereja no topo do bolo de um processo que obviamente não se construiu de um dia para o outro.

Ricardo João Lopes · 7 min de leitura
Ler a crónica
Opinião

Denílson no Real Bétis: o brasileiro que encantou Manuel Lopera e que chegou a deter o título de jogador mais caro da história

SEVILHA, ESPANHA- Em 1997, o mundo preparava-se já para a viragem do século, com todos os países do mundo ocidental a procurarem a modernização e o protagonismo global. No futebol, não era distinto. Vivíamos os primeiros anos da Premier League, que procurava destronar a Serie A como o campeonato mais poderoso do mundo. Os ingleses tinham dinheiro e queriam a maior audiência possível, proporcionando assim ao espetador os melhores encontros possíveis. Era uma batalha entre poderosos, que hoje em dia é quase inimaginável. Em Espanha, a La Liga tinha uma boa cotação, mas ainda não estava no mesmo patamar que as suas congéneres. No entanto, o caminho traçado era claro. Ainda em 1990, o governo espanhol, farto de ver os clubes a gerarem prejuízos dantescos, criou a Ley del Deporte, que levava a que os clubes profissionais criassem uma Sociedade Anónima Desportiva. A partir desse momento, as instituições também passavam a ser empresas. Os únicos que escaparam a isto (por terem fechado as contas no positivo)? Barcelona, Real Madrid, Athletic e Osasuna. Presentemente, estes quatro emblemas continuam a pertencer aos sócios.

Ricardo João Lopes · 7 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.