SL Benfica 3-1 GD Chaves: À anarquia, respondeu-se com talento

sl benfica cabeçalho 1

Foi de uma forma assertiva, competente, mas nem sempre brilhante, que o Benfica resolveu um dos desafios mais competitivos que tinha no Campeonato até ao clássico frente ao Porto. O encontro foi entretido e, sem que tenha tido muitos momentos de brilhantismo – o golo de Bressan tem de ser destacado –, foi quase sempre “rasgadinho” e imprevisível. Imprevisível não porque o Benfica tenha feito uma má exibição – os encarnados foram irregulares, mas tiveram bons momentos –, mas, principalmente, por culpa de um Chaves que começa a fazer da qualidade nos jogos contra os grandes uma regra. A maior parte das equipas vê nessas oportunidades uma excepção.

Nos primeiros 15 minutos, a ameaça Chaves tornou-se real. A equipa, agora comandada por Ricardo Soares, teve o jogo controlado e por poucas vezes o Benfica chegou a zonas de finalização. A desinspiração imperava no jogo encarnado. Mas, como muitas vezes acontece no futebol, estava o talento guardado para o momento importante. Nélson Semedo sacou um cruzamento perfeito e Mitroglou – a atravessar grande momento – colocou o Benfica em vantagem. O golo acabou por ser decisivo para o resto do primeiro tempo. O Chaves até reagiu bem logo a seguir, mas, até ao intervalo, o Benfica, sem grande brilhantismo, levou o jogo para onde queria. Faltava a qualidade na definição. Ela, mais tarde, iria chegar…

Chegou…e de que maneira. Com um Benfica controlador e um Chaves com mais dificuldade para ligar o jogo ofensivo, o encontro teve um dos seus momentos altos: Bressan, aproveitando falha de marcação na zona da meia-lua, disferiu um pontapé canhão, fazendo mais um grande golo no Estádio da Luz; no ano passado, ao serviço do Rio Ave, já tinha feito o gosto ao pé em grande estilo.

A segunda parte chegava e, quando se esperava um Benfica tenso depois do golo do empate, o contrário aconteceu. Os primeiros 15 minutos do segundo tempo tiveram o melhor Benfica do encontro. Futebol rápido, criativo, com ideias (que tinham faltado antes). Esse momento acabou por ser materializado com um belo golo. Mais pressão, Samaris bem no passe, Salvio a decidir, com uma simulação, e Nélson Semedo – jogo incansável do português – oferece o golo a Rafa.

Curiosamente, a entrada de Jonas coincidiu com uma baixa de intensidade do Benfica. O brasileiro deu à equipa mais capacidade de pausar o jogo e o Benfica acabou por ser mais criterioso e menos espectacular.

O jogo continuava entretido e com motivos de interesse. Aqui, uma palavra para o Chaves. Mais uma exibição personalizada na casa de um grande, com qualidade no processo ofensivo e muita personalidade. Esse carácter ficou bem vincado na capacidade que a equipa teve de manter o resultado em aberto. O jogo poderia cair para qualquer lado, mas, para mal dos flavienses, o instinto de um grego que se mostra imparável foi o suficiente para matar as aspirações de uma equipa honrosa. O Chaves quis levar o Benfica à anarquia  e “só” o (muito) talento salvou as águias. Quer-se mais 90 minutos destes no nosso futebol…

Foto de capa: SL Benfica

Jorge Fernandes
Jorge Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
O futebol acompanhou-o desde sempre. Do amor ao Benfica, às conquistas europeias do Porto, passando pelas desilusões dos galácticos do real Madrid. A década continuou e o bichinho do jornalismo surgiu. Daí até chegarmos ao jornalismo desportivo foi um instante Benfiquista de alma e coração, pretende fazer o que mais gosta: escrever e falar sobre futebol. Com a certeza de que futebol é um desporto e ao mesmo tempo a metáfora perfeita da vida.                                                                                                                                                 O Jorge não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Bruno Varela de saída do Vitória SC e ruma à Arábia Saudita

Bruno Varela está em vias de deixar o Vitória SC. O guarda-redes português vai assinar pelo Al Hazm.

Diogo Dalot muda de número no Manchester United

Diogo Dalot tem novo número no Manchester United. O lateral português vai usar a camisola 2 dos red devils.

Ponto de situação: Juventus tenta fechar Francisco Conceição e recebe oferta do Sporting por Alberto Costa

A Juventus está a resolver dois dossiers de negociações que envolvem portugueses. Francisco Conceição pode ficar em Turim e Alberto Costa pode rumar ao Sporting.

Fenerbahçe de José Mourinho ganha a concorrência ao AC Milan e garante lateral inglês

O Fenerbahçe de José Mourinho esta a fechar a contratação de Archie Brown. O lateral inglês vai deixar o Gent, da Bélgica.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica define futuro de Adrian Bajrami

O Benfica vai emprestar Adrian Bajrami. Defesa central albanês vai jogar na Suíça na próxima temporada.

Mohammed Kudus troca West Ham pelo Tottenham

Mohammed Kudus foi oficializado como novo jogador do Tottenham. O internacional ganês deixa o West Ham.

Shakhtar Donetsk goleia Ilves na estreia de Arda Turan: eis os resultados do dia na Liga Europa

A Liga Europa 2025/26 já arrancou com as pré-eliminatórias. Arda Turan estreou-se como treinador do Shakhtar Donetsk com goleada.