ÚLTIMA HORA:

SL Benfica

SL Benfica x FC Arouca | Águia em poupanças procura manter invencibilidade

Primeira Liga, jornada 2: sábado, 18h, 14 de agosto de 2021
ANTEVISÃO: QUE O CHIP ‘CHAMPIONS’ NÃO SIRVA DE DESCULPA

É na ressaca da vitoriosa eliminatória europeia, e na antevisão da decisiva para assegurar a fase de grupos, que o SL Benfica recebe o FC Arouca em contexto de campeonato, algo que não ocorre desde 2016-17 e que se prevê de dificuldades acrescidas: não só pela valia do trabalho de Armando Evangelista à frente da equipa nortenha, como pelos bons valores individuais de que dispõe.

UM REENCONTRO ENTRE FORMAÇÕES NO PRINCIPAL ESCALÃO DO FUTEBOL PORTUGUÊS E QUEM SERÁ QUE PAGA A CONTA À SAÍDA? SE SABES QUEM SERÁ O VENCEDOR, APOSTA JÁ EM BET.PT!

Apesar do começo em falso na época – que provocou pedido expresso de reforços por parte do técnico de 47 anos, que só conta com 22 inscritos – os arouquenses têm legitimidade para sonhar com algo mais nesta partida, sobretudo pelo foco do SL Benfica estar, naturalmente, no PSV Eindhoven.

O início não foi o desejado mas o plantel tem noção da oportunidade que é competir na Primeira Liga, com uma equipa de Liga dos Campeões. A motivação, independentemente do que se passou, não é afetada”, garante o técnico, que já pode contar com duas importantes adições à linha defensiva: João Basso, um dos esteios do eixo central, e Quaresma, lateral-esquerdo que já recuperou totalmente dos problemas físicos que o afligiam até à semana passada.

Do lado oposto, Jorge Jesus vê-se atingido por problema contrário: duas ausências de peso na primeira linha: Vertonghen, a contas com problema físico, e Diogo Gonçalves, afastado por problemas disciplinares depois da expulsão em Moreira de Cónegos.

Gilberto não tem impressionado com as suas exibições no SL Benfica
A expulsão de Diogo Gonçalves abre a titularidade para Gilberto.
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Na conferência de imprensa de antevisão, garantiu que o sistema não muda pela questão Vertonghen, prometendo a titularidade do jovem Morato no seu lugar. “Não é por causa do Vertonghen que o esquema pode ser alterado, contra o Spartak entrou o Morato e continuou o mesmo sistema, aliás amanhã vai entrar o Morato, não é por aí”.

Atendendo à proximidade com o embate europeu (terça-feira), é conclusão lógica que Jorge Jesus opte por refrescar o onze inicial e entregue minutos aos menos utilizados, casos de Everton Cebolinha ou Yaremchuk, que permitirá fazer descansar Gonçalo Ramos.

Waldschmidt poderá ser outro a assumir a titularidade em detrimento de Rafa, importante elemento na manobra ofensiva da equipa e que todos esperam poder exibir-se no máximo das suas potencialidade a meio da semana.

O árbitro nomeado é Manuel Mota, tendo auxílio de Jorge Fernandes e Luciano Maia como assistentes e Flávio Lima no papel de quarto árbitro. No VAR estarão Hélder Malheiro e Rui Cidade.

10 DADOS RÁPIDOS
  1. Lisboetas e arouquenses já se encontraram por 11 vezes: nove vitórias para os encarnados, um empate e uma vitória dos nortenhos (1-0 na segunda jornada da Primeira Liga 15-16, jogada no Municipal de Aveiro)
  2. Jorge Jesus conta 12 confrontos com os adversários de hoje: 11 vitórias e um empate (2-2 na 12ª jornada de 2013-14, na Luz)
  3. Será o primeiro embate a opor Jorge Jesus e Armando Evangelista. Além disso, o técnico de 47 anos nunca defrontou o SL Benfica enquanto treinador principal.
  4. Três jogadores no plantel visitante sabem o que é ganhar ao SL Benfica, mas só um deles sabe o que é vencer no Estádio da Luz. Sema Velázquez (o 1-0 de 2015-16), Pedro Moreira (pelo Rio Ave FC, um 2-1 em Vila do Conde na jornada 26 da Liga 15-16) e Arsénio (1-3 ao serviço do Moreirense FC, na jornada nove da Liga 18-19)
  5. Em questão de golos, só dois conseguiram marcar na Luz: Bukia e Sema Velázquez.
  6. O FC Arouca chega à segunda jornada da Liga 21-22 depois de duas derrotas consecutivas (primeira jornada e Taça da Liga).
  7. Três vitórias em três jogos oficiais: é o melhor início de sempre de Jesus ao leme do SL Benfica.
  8. Pizzi é o interveniente com mais experiência neste embate: oito jogos contra o FC Arouca, com dois golos marcados.
  9. Será finalmente oportunidade para o SL Benfica estrear o equipamento principal original: camisola vermelha e calção branco, permitido face ao amarelo e azul dos visitantes. Em Moreira de Cónegos, os calções brancos da equipa da casa obrigaram à indumentária totalmente vermelha por parte dos encarnados. Ficará a faltar oportunidade para estrear o alternativo, depois de forçados a utilizar o terceiro nos dois jogos contra o Spartak Moscovo.

10. O último jogo de Manuel Mota a apitar o SL Benfica foi na 30.ª jornada de 2020-21, quando os encarnados venceram em Tondela por 0-2.

 

JOGADORES A TER EM CONTA

Roman Yaremchuk (SL Benfica) – É quase certo que o ucraniano acumule minutos e muito provável que o faça na titularidade, pelo que será a primeira grande oportunidade de conquistar a massa adepta encarnada.

Depois do golo às três tabelas frente ao Spartak Moscovo, são-lhe exigidos mais exemplos de finalizações certeiras, sem desprimor para a nota artística: o passe picado para João Mário deixou água na boca e cria promessas de espetáculo permanente na linha avançada benfiquista.

André Bukia (FC Arouca) – O congolês, de 26 anos, sabe o que é jogar a Primeira Liga. Sabe, também, o que é marcar na Luz – assinou o único tento dos arouquenses na derrota para a Taça (2-1) em 2018-19. Acompanhou o FC Arouca na descida aos escalões secundários, foi emprestado pelo meio e foi figura de proa no regresso à ribalta.

No play-off em que os arouquenses ultrapassaram de forma exemplar o Rio Ave FC, Bukia assumiu responsabilidades como um dos mais talentosos da equipa e registou duas tremendas exibições, consolidando o seu estatuto no seio do plantel.

É enquanto figura da equipa que chega à Luz, onde terá palco e atenção suficientes para se elevar no plano mediático, num jogo onde terá espaço para explorar os principais pontos fortes do seu jogo: a partir da ala direita, apresenta vasto leque técnico que se alia à velocidade para criar perigo à linha defensiva contrária – muito trabalho para Grimaldo ou Gil Dias, ainda mais para Vlachodimos no controlo da profundidade.

 

XI´S PROVÁVEIS

SL Benfica: Odysseas; Gilberto, Veríssimo, Otamendi, Morato e Gil Dias; Meité e João Mário; Waldschmidt, Everton e Yaremchuk.

Treinador: Jorge Jesus

“No início da temporada, não há ninguém que esteja a 100% e o FC Arouca é uma equipa que anda à procura do seu espaço. É uma equipa bem organizada, muito rápida a sair para o contra-golpe, forte na bola parada”.

 

FC Arouca: Victor Braga; Thales, João Basso, Sema Velázquez e Quaresma; Pedro Moreira, Lenadro Silva e Eugeni; Bukia, Arsénio e André Silva.

Treinador: Armando Evangelista

É um momento para mostrar as nossas valias. Temos de olhar para estes jogos como uma oportunidade e não como um problema”.

 

PREVISÃO DE RESULTADO: SL BENFICA 2-0 FC AROUCA

Artigo revisto por Gonçalo Tristão Santos

Componente 5 – 1 (1)

Adepto da discussão futebolística pós-refeição e da cultura de esplanada, o Benfica como pano de fundo e a opinião de que o futebol é a arte suprema.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Adepto da discussão futebolística pós-refeição e da cultura de esplanada, o Benfica como pano de fundo e a opinião de que o futebol é a arte suprema.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

[my_elementor_post_nav_output]

FC PORTO vs CD TONDELA

  • 00DIAS
  • 00HORAS
  • 00MINUTOS
  • 00SEGUNDOS
FC PORTO x ESTORIL PRAIA
SPORTING CP x SANTA CLARA
PAÇOS FERREIRA x SL BENFICA