📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

SL Benfica | Voltaram as noites europeias. Voltará o Glorioso europeu?

- Advertisement -

A vitória por 3-0 ante o FC Barcelona veio acicatar a discussão sobre o que falta para que o SL Benfica volte, de forma consistente, a brilhar na Europa.

Apesar da noite de gala no Estádio da Luz, naturalmente é pretendido que “brilhar na Europa” seja algo mais do que vencer um jogo – ainda que frente a um rival histórico que sempre colocou imensas dificuldades aos encarnados.

Já em modo campanha, Rui Costa tocou neste sensível ponto e reiterou o desejo de ver de novo o SL Benfica numa final europeia. Ainda que a vaguidade desta expressão – uma “final europeia” pode ser a final da Liga Conferência – dê margem de manobra a quem a remete, os sócios e adeptos do clube entendem por tal que a vontade é estar na final da Liga dos Campeões pela primeira vez desde que a prova assim é designada.

E a vontade é muito importante, mas não chega. É preciso mais, muito mais para alcançar tal desiderato. Primeiro, mas não necessariamente mais importante, é imperativo ter individualidades de craveira europeia e, se possível, com experiência na alta-roda do futebol do Velho Continente. O plantel atual – e em particular o onze que iniciou a partida – já conta com algumas figuras próximas do protótipo desejado.

Todavia, é preciso ir gradualmente “limpando” o excesso e aumentando a qualidade do plantel. Para o fazer, talvez faça sentido colocar por fim em prática a tão apregoada e tão pouco materializada aposta na formação.

Não haverá no clube encarnado capacidade, jamais, para contratar os melhores do mundo. Poderá, no entanto, usufruir de alguns dos melhores jovens do mundo, tendo-os em casa (ou tal se tem narrado).

De seguida e ato contínuo, será preciso que os grandes jogadores formem um grande grupo e que o grande grupo forme uma grande equipa. Terá que existir no seio do grupo união, raça, crer e ambição. E até uma certa arrogância e preponderância de quem sabe – mais do que acredita – que vai ser feliz.

SL Benfica
As águias seguem imbatíveis esta temporada, com apenas um empate em nove jogos
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

No entanto, e acima de tudo, terá que haver um SL Benfica com mentalidade “à Benfica”. O “chip” tem de ser alterado e tem que estar programado para conquistas à imagem do passado glorioso do clube. E essa retornada mentalidade deverá permear o clube de “alto a baixo” – do presidente ao adepto mais desconectado.

Todavia, para que regresse tal mentalidade há algo de fundamental que terá que ocorrer: a exigência dentro (e fora) do clube tem que subir. O descontentamento positivo (porque “ser descontente é ser homem”, já dizia Fernando Pessoa) tem que ser uma constante. Nada que não o melhor pode ser suficiente. E, claro, isso inclui a vitória sobre o FC Barcelona.

Por mais importante, por mais emotiva, por mais rara, esta vitória não pode ser suficiente. É preciso mais. É exigido mais. É preciso exigir mais. E apoiar ainda mais do que se exige. Aí, talvez, com todos os fatores conjugados, se possa voltar a brilhar na Europa. Aí, talvez, se possa voltar a falar… do Glorioso.

Márcio Francisco Paiva
Márcio Francisco Paivahttp://www.bolanarede.pt
O desporto bem praticado fascina-o, o jornalismo bem feito extasia-o. É apaixonado (ou doente, se quiserem, é quase igual – um apaixonado apenas comete mais loucuras) pelo SL Benfica e por tudo o que envolve o clube: modalidades, futebol de formação, futebol sénior. Por ser fascinado por desporto bem praticado, segue com especial atenção a NBA, a Premier League, os majors de Snooker, os Grand Slams de ténis, o campeonato espanhol de futsal e diversas competições europeias e mundiais de futebol e futsal. Quando está aborrecido, vê qualquer desporto. Quando está mesmo, mesmo aborrecido, pratica desporto. Sozinho. E perde.

Subscreve!

Artigos Populares

Ruben Amorim não deixa garantias sobre o futuro de Casemiro e Harry Maguire e elogia jogador: «Vai ser o futuro do Manchester United»

Ruben Amorim fez a antevisão do Manchester United x Newcastle, do Boxing Day, que vai ser jogado no dia 26 de dezembro. O técnico falou de Kobbie Mainoo, do mercado de janeiro e do futuro de Harry Maguire e de Casemiro.

Luis Tevenet confirmado como novo treinador do Real Valladolid

O Real Valladolid tem novo treinador. Luis Tevenet foi o escolhido pelo clube do segundo escalão de Espanha para suceder a Guillermo Almada.

AS Roma quer fechar médio dinamarquês e pode pagar 20 milhões de euros

A AS Roma quer contratar Morten Frendrup. O médio internacional dinamarquês está ligado ao Genoa e pode sair por cerca de 20 milhões de euros.

Presidente do Fenerbahçe libertado sob fiança após suspeita de consumo e tráfico de drogas

O presidente do Fenerbahçe foi libertado nesta quinta-feira, após ter sido detido por suspeita de consumo e tráfico de drogas. Sadettin Saran foi o sucessor de Ali Koç na liderança do clube turco.

PUB

Mais Artigos Populares

Real Madrid toma decisão e ativa cláusula de recompra de 9 milhões de euros para fechar reforço

O Real Madrid vai ativar a cláusula de recompra de Nico Paz. O clube espanhol vai contratar o médio argentino ao Como por nove milhões de euros.

Médio do Alverca observado pelo Benfica e pelo Sporting

As boas exibições de Alex Amorim despertaram a atenção de várias equipas. O médio do Alverca está a ser seguido com atenção por Benfica e Sporting.

Sporting vai avançar para a contratação de Luís Guilherme: eis os contornos do possível negócio

O Sporting vai mesmo avançar para a contratação de Luís Guilherme. Os leões pretendem contar com o avançado brasileiro em definitivo.