Soluções (não) levadas aos extremos

sl benfica cabeçalho 1Extremos para dar e vender não faltam ao Benfica. No entanto, mesmo assim, continuam a faltar as soluções de que a equipa precisa. A toda a hora chegam novos extremos à Luz, uns bons, outros nem tanto. E, ironia das ironias, há bons que desaparecem do mapa e outros que, nem tanto, são donos e senhores da posição.

E tenho claramente de voltar a implicar com Salvio. Tenho, porque Rui Vitória também continua a insistir no argentino para ocupar o lugar da ala direita. No meio de tantos nomes disponíveis, por quê persistir num jogador tão pobre a decidir e tão fraco a posicionar-se e a definir as linhas de passe? Para quê Salvio, se, no vantajoso 4-4-3, Zivkovic serviria Jiménez com grande facilidade? Mas onde está Zivkovic? O sérvio chegou à Luz com o rótulo de rei do faz e acontece e agora nem no banco se senta. É mais um extremo que chega para despachar, emprestar e eventualmente vender num negócio pouco claro ou pouco lucrativo? Que desperdício…

Outro desaparecido em combate é Franco Cervi. Depois do final da época passada, muito se esperava do argentino. Supostamente, esta seria a época em que conquistaria o seu lugar ao sol. Porque, quando chegou, a concorrência não o deixou afirmar-se depressa. Gonçalo Guedes não era fácil de substituir e havia ainda Carrillo. Esses dois saíram, e Cervi foi-se afirmando, mas chegou Diogo Gonçalves ao plantel principal e o camisola 22 voltou à berlinda. Neste caso, prefiro o pequeno Diogo na condução da extremidade esquerda do Benfica. Cervi tem um físico que lhe permite rapidez e agilidade, mas toma muitas decisões patetas quando se vê mais atabalhoado em lances que requerem mais perícia e astúcia. Na minha opinião, Cervi não faz muita falta ao modelo de jogo Benfiquista (e a falta de experiência no futebol europeu em muito contribui para essa pouca desenvoltura).

O jovem Diogo Gonçalves é a nova aposta da ala esquerda Fonte: SL Benfica
O jovem Diogo Gonçalves é a nova aposta da ala esquerda
Fonte: SL Benfica

Retomando o tópico Diogo Gonçalves, é de salientar a sua boa prestação ao serviço das ‘águias’ desde que foi promovido à equipa principal. Tem feito tudo para conquistar a confiança do treinador e tem-na merecido, porque joga bem. Claro que lhe falta muita coisa, o miúdo tem 20 anos. Mas é uma jovem promessa e parece que já agarrou o lugar na ala esquerda. Nunca se deixa intimidar nem desiste dos lances. É essa ousadia que falta a tantos jogadores e que é, por isso, tão valorizada.

E sabe jogar em equipa. Joga de olhos no chão, mas, quando se vê com a bola no pé, os olhos estão já postos na frente de ataque, à procura da melhor oportunidade para cruzar ou para rematar. E remata de onde for preciso! Fintar jogadores para levar a bola até dentro da baliza? Para quê, se pode chutar já ali do meio da rua e fazer o golo? Verdade seja dita, o rapaz já merece o golo de fazer levantar as bancadas da Luz. Diogo, bem. É para continuar.

Nadine Gil
Nadine Gilhttp://www.bolanarede.pt
Alentejana que se mudou para a capital para estudar Jornalismo. Vibra intensamente pelo Sport Lisboa e Benfica e só perde um jogo em casos extremos. Erros gramaticais provocam-lhe arrepios.                                                                                                                                                 A Nadine escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Gonçalo Ramos iguala marca histórica de Kylian Mbappé no PSG

Gonçalo Ramos marcou o quarto golo do PSG frente à Atalanta na Champions League. Avançado português igualou Kylian Mbappé em registo.

Otamendi após derrota do Benfica na Champions League: «Em breve chegará o nosso momento»

Nico Otamendi deixou mensagem nas redes sociais. Capitão do Benfica fala em «trabalhar melhor» e «continuar a tentar».

Sporting inicia campanha na Champions League contra o Kairat: Eis os onzes prováveis

O Sporting mede forças esta noite com o Kairat Almaty no arranque da Champions League 2025/26. Fica com os onzes prováveis.

Libertadores: Palmeiras de Abel Ferreira vence em casa do River Plate e aproxima-se das “meias”

O Palmeiras venceu esta madrugada o River Plate por 2-1 na primeira mão dos quartos de final da Taça Libertadores. Abel Ferreira reagiu.

PUB

Mais Artigos Populares

O legado de Bruno Lage no Benfica

Bruno Lage deixa um legado de controvérsias de situações que têm tanto de caricatas, como de insólitas, como de vergonhosas.

O fim desastroso de Bruno Lage no Benfica

Mais grave ainda foi a forma como Bruno Lage não soube controlar o grupo e separar-se do ruído exterior

Benfica: Eis 3 elementos que José Mourinho traz para a equipa técnica

José Mourinho vai ser o próximo treinador do Benfica. João Tralhão, Pedro Machado e António Dias continuam com o técnico.