Modo quanto baste

    Topo Sul

    Num jogo que era tido como o primeiro de cinco grandes obstáculos para a equipa do Benfica dentro de poucas semanas – a este jogo com a Académica somam-se jogos com Olympiakos, Sporting, Sporting Braga e Anderlecht – era fundamental vencer esta partida em Coimbra para pressionar os rivais e a vitória não escapou ao Benfica. Dois anos depois o clube da Luz voltou a vencer em casa da Académica e o resultado de 0-3 não deixa margem para dúvidas. Pelo menos no que ao marcador diz respeito.

    Com um onze praticamente idêntico ao que defrontou o Nacional, na Luz, na jornada passada, (entraram Cortez e Lima para os lugares de Siqueira e Rodrigo) a equipa encarnada tentou sempre pautar o ritmo de jogo e impedir as investidas ofensivas da turma briosa. Nos primeiros trinta minutos viu-se um Benfica demasiado lento e previsível, sendo até a Académica a chegar mais vezes à área encarnada, apesar desse ímpeto não se traduzir em situações de real perigo para a baliza de Artur. Depois, e sem que nada o fizesse prever, chegaram os golos do Benfica, um atrás do outro. Primeiro foi o inevitável Óscar Cardozo, com um remate fora da área, a inaugurar o marcador, seguindo-se o segundo golo, mais uma vez com o paraguaio na jogada, apontado pelo lateral Marcelo na própria baliza, num lance de claro azar para o jogador brasileiro. Esta bagagem de dois golos foi decisiva para o comportamento do Benfica no resto do jogo e demasiado cruel para a formação conimbricense, sobretudo porque se aproximava o intervalo.

    Cardozo e Ivan Cavaleiro Fonte: Site Oficial do Sport Lisboa e Benfica
    Cardozo e Ivan Cavaleiro
    Fonte: Site Oficial do Sport Lisboa e Benfica

    A segunda parte foi então claramente dominada pela turma encarnada, que geriu a vantagem congelando a bola em seu poder e tentando, embora de forma pouco clarividente, chegar ao terceiro golo. A dupla Mátic-Enzo foi sempre carregando a equipa e eram estes dois homens que comandavam todas as operações da equipa. As acelerações do argentino, sobretudo, traduziram-se nos lances mais perigosos do Benfica em todo o jogo, pois desequilibravam sempre a defensiva adversária e libertavam os jogadores dos corredores laterais. O problema é que tanto Gaitán, como Iván Cavaleiro não estavam propriamente inspirados e nunca conseguiram servir da melhor forma os avançados Lima e Cardozo. De quando em vez o brasileiro recuava para até ao meio campo para entrar em jogo, mas também ele não foi particularmente feliz no capítulo do passe e revelou muita falta de confiança para rematar ou criar jogadas individuais. Nem ele, nem ninguém. Salve-se Enzo Pérez.

    Como disse, o jogo ia-se desenrolado num ritmo pausado e enfadonho, até que a entrada de Markovic veio agitar um pouco (não muito) o encontro. As corridas desenfreadas e as constantes mudanças de direcção do jovem sérvio entusiasmaram o seus colegas e os (pouquíssimos) sete mil adeptos que estavam nas bancadas. O golo de belo efeito que apontou é exemplo da irreverência e qualidade deste jovem prodígio. Após excelente passe de Rúben Amorim- completou 200 jogos na Liga Portuguesa- Markovic fez um belíssimo chapéu ao guardião da Briosa e fixou o resultado final em 0-3, numa partida em que a Académica não incomodou a baliza de Artur, limitando-se a jogar fechada no seu meio-campo e tentado, através de jogadas de individuais de Djavan e Cleyton (bons jogadores) chegar à área encarnada.

    Notas finais : Benfica mais uma vez a jogar quanto baste para chegar à vitória; Clara falta de confiança na maioria dos jogadores, o que se traduz num futebol muito, mas muito pobre praticado pela equipa, nesta fase da época; Enzo Pérez é o elemento mais valioso no plantel, sendo o único que se exibe de acordo com as suas faculdades técnico-tácticas; Cardozo volta a ser decisivo no triunfo encarnado e já leva seis golos na liga, apesar de ter entrado de forma tardia nas contas de Jesus; Maxi e Cortez continuam a revelar debilidades que poderão ser altamente prejudiciais para a equipa em jogos de maior exigência.

    Sabe Mais!

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para geral@bolanarede.pt. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Subscreve!

    Artigos Populares

    4 equipas ainda sonham com o 5º lugar da Primeira Liga e o acesso à Conference League

    A três jornadas do fim, há ainda quatro equipas que ambicionam chegar ao quinto lugar da Primeira Liga. Esta posição dá acesso à Conference League.

    Eis os árbitros da 32ª e antepenúltima jornada da Primeira Liga

    O Conselho de Disciplina da FPF já divulgou os árbitros e equipas de arbitragem da próxima jornada. 32ª semana de Primeira Liga.

    Estoril Praia perde 2 jogadores para o jogo contra o Benfica na Primeira Liga

    O Estoril Praia ficou sem dois nomes importantes para o duelo diante do Benfica. Jogo da 32ª jornada joga-se no sábado.

    Estoril Praia vence Casa Pia e regressa aos triunfos após 2 derrotas na Primeira Liga

    O Estoril Praia regressou aos caminhos das vitórias após dois desaires consecutivos. Canarinhos vencem Casa Pia na 31ª jornada.

    PUB

    Mais Artigos Populares

    Alverca vence Chaves por 2-0 e abre margem de 4 pontos no 3º lugar da Segunda Liga

    O Alverca ganhou uma importante vantagem na corrida pela promoção à Primeira Liga. Triunfo por 2-0 sobre o Chaves.

    FC Porto volta a perder com o Montpellier e está fora da Liga Europeia de Andebol

    O FC Porto foi eliminado da Liga Europeia de Andebol nos quartos de final. Nova derrota com o Montpellier fechou contas.

    PSG muito português vence Arsenal em Londres e está mais perto da final da Champions League

    O PSG venceu o Arsenal na primeira mão das meias finais da Champions League. Franceses com vantagem a defender em Paris.

    Gastão Elias brilha e segue para a segunda ronda do Estoril Open 2025

    Gastão Elias conseguiu apurar-se para a segunda ronda do...

    Antonio Rudiger e Lucas Vázquez já conhecem as punições, Jude Bellingham com cartão vermelho retirado: as consequências da final da Taça do Rei para...

    O Real Madrid já conhece as sanções após a final da Taça do Rei. Antonio Rudiger, Lucas Vázquez e Jude Bellingham viram vermelho.

    Chelsea quer 3 jogadores do Borussia Dortmund e pode chegar para lá dos 100 milhões de euros

    O Chelsea quer reforçar o plantel e pensa em três nomes do Borussia Dortmund. Negócio total pode ascender aos três dígitos.

    Henrique Calisto apresenta candidatura à liderança da ANTF no Porto

    Henrique Calisto é candidato à presidência da ANTF, Associação Nacional de Treinadores de Futebol. Porto foi a cidade escolhida para o lançamento.

    Cleber Xavier é o sucessor de Pedro Caixinha no Santos

    Cleber Xavier foi oficializado como o novo treinador do Santos. Antigo adjunto de Tite rende Pedro Caixinha no clube.

    Lucas Bergvall renova contrato com o Tottenham até 2031

    Lucas Bergvall prolongou a ligação com o Tottenham por mais dois anos. O médio sueco foi contratado pelos spurs no verão.

    Real Madrid confirma mais uma lesão até ao final da época

    Ferland Mendy está lesionado até ao final da época. Real Madrid deu mais novidades quanto aos problemas físicos do lateral.