
Taça de Portugal, oitavos de final. Terça-feira, 20h45, 10 de janeiro de 2023
ANTEVISÃO: APÓS O DIA DE REIS, A PROVA RAINHA
Com o novo ano regressa a Taça de Portugal. Depois de ambas as equipas abrirem o ano de forma vitoriosa, é altura de paragem do campeonato e de retorno da prova rainha, com a visita do SL Benfica a casa do Varzim SC.
Os Poveiros têm feito uma época bastante surpreendente, tanto na Liga3 como na Taça De Portugal, tendo eliminado o Sporting CP na última fase da prova para espanto ou desgosto de muitos. O Varzim chega a este jogo confiante que pode aplicar a mesma receita utilizada contra os leões frente ao SL Benfica, mas certamente não vai ter tarefa fácil. Antes da receção aos encarnados, os alvi-negros receberam e venceram o AD Fafe por uma bola a zero.
Tal como os adversários, as águias venceram o último jogo disputado pela margem mínima antes da paragem para a Taça. No entanto, a verdade é que o jogo disputado pelos encarnados, até ao momento, para a mesma competição, provou ser um dos jogos mais complicados em toda a época, na deslocação às Caldas da Rainha, onde as águias só conseguiram vencer após as grandes penalidades. Tendo isso em mente, o Benfica vai encarar este confronto com toda a seriedade e competitividade possível para não cair da luta de mais um título.
10 DADOS RÁPIDOS
- O Varzim não perde em casa há 13 encontros consecutivos.
- O Benfica não venceu nas suas duas partidas fora de casa.
- Nos 44 encontros disputados entre ambas as equipas, o Benfica venceu por 28 vezes, o Varzim por apenas três, e registou-se um empate em 13 ocasiões.
- No último confronto entre Poveiros e Águias, em 2007, os homens do norte levaram a melhor numa vitória de 2-1 a favor da equipa da casa.
- Nos dois encontros realizados para a Taça de Portugal entre ambos, cada um ganhou por uma vez.
- No que toca aos golos, o Benfica domina de forma avassaladora, tendo marcado 104 contra apenas 26 do Varzim em todos os encontros disputados.
- Na atual prova, o Varzim é a equipa com maior número de vitórias, somando neste momento quatro.
- Nos últimos cinco encontros entre as equipas, registaram-se sempre, pelo menos, três golos.
- Há sete jogos consecutivos que os alvinegros marcam sempre.
- Os Poveiros encontram-se na segunda posição da Liga3 com apenas duas derrotas.
JOGADORES A TER EM CONTA

Rafa Silva (SL Benfica): O número 27 das águias já não marca há sete jogos, depois de ter passado por uma fase onde marcou por quatro vezes consecutivas.
Chegando agora a este jogo com mais descanso relativamente aos colegas, por ter falhado o ultimo encontro devido a acumulação de amarelos, é alguém a ter em atenção por estar na máxima força no seu regresso. Rafa já se mostrou ser muito importante para as águias em jogos decisivos e no embate frente o Varzim certamente não será diferente. Frente a uma equipa com apenas duas derrotas e dez golos sofridos na atual época, as capacidades de desequilíbrio de Rafa serão decisivas para um potencial desbloqueio de jogo.
Rui Areias (Varzim SC): Com 1,88m de altura, o avançado português de 29 anos é a principal referência ofensiva da equipa comandada por Tiago Margarido. Na atual temporada, Rui, conta com quatro golos e uma assistência em 12 jogos, e é por isso o melhor marcador da equipa. Um avançado possante e matador, que certamente vai ser alguém a ter em conta pela defesa encarnada.
XI´s PROVÁVEIS
Varzim SC: Ricardo, Tito Cabral, João Faria, Bruno Bernardo, Tiago Cerveira, Bonilla Tovar, Ruben Gonçalves, Paulo Moreira, Jorge Vilela, Leonardo Santos Teixeira, Rui Areias.
Treinador: Tiago Margarido
«Este é um jogo especial porque é uma competição diferente, a eliminar. No resto será mais um desafio na nossa caminhada e onde queremos encarar o adversário olhos nos olhos, como temos feito sempre desde o nosso primeiro dia».
SL Benfica: Vlachodimos, Grimaldo, António Silva, Otamendi, Gilberto, Florentino, Aursnes, João Mário, Rafa, David Neres, Gonçalo Ramos.
Treinador: Roger Schmidt
«Sabemos que temos de estar prontos para um jogo difícil, queremos seguir para os quartos de final e fazer de tudo para ganhar a Taça de Portugal. É uma oportunidade para mostrar a nossa vontade, determinação e motivação para vencer a competição».