📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

AD Oliveirense 1-4 AD Limianos: Mohamed não converteu, Iano matou

- Advertisement -

Para a partida da 20.ª jornada, Flávio das Neves operou uma mão cheia de mudanças no onze, relativamente à última derrota caseira, enquanto José Carlos Fernandes fez apenas uma alteração, com Nandinho a render Alvinho na lateral direita.

Esperava-se um jogo bastante dividido, intenso e com golos, já que pontuar era mais importante para ambos do que não sofrer. O primeiro sinal de perigo deu golo na recarga. Ainda dentro do minuto seis, João Nogueira conquista uma falta junto à linha lateral, e é o próprio que bate o livre para a área. Depois do corte da defesa, Mailó volta a colocar a bola na área e aparece Zé Pimenta, solto de marcação, a cabecear junto ao poste para o fundo das redes.

Atrás no resultado desde praticamente o início, cabia à AD Oliveirense assumir o controlo do jogo, e durante 20 minutos conseguiu rondar a baliza de Bean, mas sem o incomodar demasiado. À passagem do quarto de hora, Dinis despeja na área, Marlon recolhe para lá do segundo poste, encara Bean e tenta o chapéu, demasiado alto. No minuto seguinte, a defesa forasteira não alivia da melhor forma, Marlon volta a recolher uma bola perdida e remata forte, ligeiramente ao lado. Aos 23 minutos, e após a melhor jogada coletiva da equipa de Santa Maria de Oliveira, Mohamed Touré tenta cavar o penálti, mas o melhor que conseguiu foi um cartão amarelo.

Quando a AD Limianos conseguiu segurar as intenções do adversário, chegou novamente ao golo. Lançado em corrida pela esquerda, Muelson Samate recolheu a bola a muito custo, ainda dentro das quatro linhas, encarou e desfez-se de dois adversários e rematou em arco para aquele que seria o golo de uma carreira. No entanto, o poste negou as intenções do guineense, mas nada travou a recarga do seu compatriota, Iano.

A AD Oliveirense não se perdeu em desilusões e voltou ao ataque. Dois minutos decorridos, na sequência de um livre lateral, Drogba Camará apareceu ao segundo poste e desperdiçou a melhor oportunidade da sua equipa, cabeceando ao ferro. No minuto seguinte, Marlon – quem mais… – investiu pela lateral direita, aproveitando as costas de Vítor Sousa, e já dentro da área, permitiu o corte de Touré. Esta foi a tendência até ao final da primeira parte, com os visitados a rondar a área limiana, mas sem conseguir alvejá-la.

Drogba Camará foi um eterno insatisfeito com o rumo da partida. Por ele passou grande parte do jogo da AD Oliveirense
Fonte: AD Oliveirense

A primeira parte foi bastante dividida, tal como se previa, mostrou uma equipa visitante muito prática na aproximação à área adversária e, além disso, bastante eficaz na hora de concretizar. Do outro lado, viu-se muito esforço por parte de Mohamed e Camará, não correspondido pelo resto da equipa. O meio-campo dos da casa praticamente não existiu na construção, tendo sido Jorge o único apontamento de lucidez e criatividade deste setor. O lateral Maurício participava muito e bem no ataque, mas a equipa era pobre na hora da decisão e prova disso foi o pouco trabalho de Bean.

A entrada na segunda parte só deu AD Oliveirense. Mais rápidos na recuperação em terrenos avançados e na saída para o ataque, as aproximações acumulavam-se, mas nenhuma terminava em remate à baliza. Como se não bastasse, aos 62 minutos, Nuno Afonso, entrado no reatar da partida, viu o vermelho direto por entrada dura sobre Borges. No entanto, foi já com dez elementos em campo que a AD Oliveirense chegou ao golo. Depois de uma arrancada frenética de Mohamed, Camará surgiu no centro da área a encostar para o golo.

Mesmo reduzidos, os visitados chegaram ao golo e tudo fizeram para alcançar o empate, tendo mesmo dominado a partida frente a um AD Limianos mais expectante e a apostar no contra-ataque. Aos 79 minutos, Marlon teve a última intervenção no jogo, cabeceando para grande defesa de Bean, a melhor da tarde. Quatro minutos depois, Cláudio Borges, imprudente, prolongou uma jogada na linha de fundo em vez de a limpar definitivamente e permitiu a recuperação de Camará. Já dentro da área, Borges foi ao chão derrubar o camisola ‘86’ e Daniel Cardoso não teve dúvidas em apitar penálti. Chamado a converter a recuperação heróica dos da casa, Mohamed atirou por cima da baliza, para desilusão das bancadas e festa do banco de suplentes limiano.

E como “quem não marca sofre”, no minuto seguinte, Vítor Sousa recuperou a posse e deixou a construção para Rui Magalhães. Depois de aguentar a pressão, o camisola ‘7’ entregou a Elivelton, que trabalhou exemplarmente o lance; recebeu, rodou sobre o adversário e isolou Iano na perfeição. Com Iván pela frente, o guineense rematou cruzado e pôs uma pedra no resultado. Já de rastos, os famalicenses ainda voltariam a sofrer, quando a defesa demorou a abordar um pontapé de Bean. Apareceu Samate na antecipação e a partir daí resumiu-se a velocidade, e novo golo dos limianos.

Ao fim de 45 minutos assistiu-se a um resultado justo e adequado, que premiava uma equipa prática e eficaz. Contudo, os números subiram e acabou por se registar um marcador demasiado expressivo. Aos da casa, faltou sempre acerto na hora de finalizar, e nem de penálti o conseguiram. Podem queixar-se de culpa própria e não podem entregar a Camará e Mohamed todas as despesas da partida. Os visitantes souberam aguentar uma altura de maior pressão, mas, mais uma vez, podiam deitar tudo a perder com um erro defensivo, valendo a tarde inspirada de Iano e Samate.

ONZES INICIAIS

AD Oliveirense: Iván Cruz; Maurício, Ricardo Bouças, Patrick (Ruizinho, 45’) e Ricardo Morais (Nuno Afonso, 45’); Sandro, Jorge Pereira e Dinis Lopes; Drogba Camará, Mohamed e Marlon (Matheus Benê, 81’).

AD Limianos: Bean; Vítor Sousa, Cláudio Borges, Touré e Nandinho; Zé Pimenta (Wanderley, 58’), Luan Sérgio e João Nogueira (Rui Magalhães, 65’); Iano, Samate e Mailó (Elivelton, 79’).

Diogo Pires Gonçalves
Diogo Pires Gonçalveshttp://www.bolanarede.pt
O Diogo ama futebol. Desde criança que se interessa por este mundo e ouve as clássicas reclamações de mãe: «Até parece que o futebol te alimenta!». Já chegou atrasado a todo o lado mas nunca a um treino. O seu interesse prolonga-se até ao ténis mas é o FC Porto que prende toda a sua atenção. Adepto incondicional, crítico quando necessário mas sempre lado a lado.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Lens vence Nantes e reforça liderança da Ligue 1

O Lens reforçou a liderança da Ligue 1 ao bater o Nantes por 2-1, em jogo da 15.ª jornada da competição.

Ferran Torres marca grande golo depois de bela jogada de Bardghji: avançado espanhol está a ter 2025/26 em grande

Ferran Torres marcou um grande golo no encontro do Barcelona frente ao Real Bétis, em jogo da 15.ª jornada da La Liga.

Vítor Matos conquista primeira vitória no comando técnico do Swansea e sai da zona de despromoção do Championship

Vítor Matos celebrou a primeira vitória ao comando do Swansea. O conjunto inglês bateu o Oxford United por 2-0, no jogo da 19ª. jornada do Championship.

Portugal no Mundial 2026: eis os horários dos jogos da fase de grupos

Portugal está presente no Mundial 2026. A seleção orientada por Roberto Martínez foi colocada no Grupo K.

PUB

Mais Artigos Populares

Santa Clara vence Casa Pia e regressa às vitórias na Primeira Liga

O Santa Clara recebeu e derrotou o Casa Pia por 1-0, no encontro da 13.ª da Primeira Liga. Frederico Venâncio apontou o golo dos açorianos.

Benfica ‘provocado’ por diretor do Midtjylland: «Claro que se devem arrepender de não terem renovado o contrato»

O Benfica deixou sair Franculino Djú no final do seu contrato e o avançado tem sido o goleador de serviço do Midtjylland.

Mohamed Salah novamente no banco: está a chegar ao fim a sua era no Liverpool?

Mohamed Salah está novamente no banco de suplentes do Liverpool, não figurando no onze inicial dos reds desde 16 de novembro.