Análise à 4.ª jornada europeia das equipas portuguesas: Copo meio-cheio

Mais uma jornada das competições europeias que termina sem que as equipas portuguesas consigam fazer o pleno. Numa altura em que o país futebolístico suspira por pontos que ajudem na escalada no ranking de clubes da UEFA, os resultados globais voltaram a ficar aquém das expectativas.

O copo acabou por ficar meio-cheio. FC Porto e Sporting CP venceram e deram um passo firme rumo à passagem à fase seguinte, mas SL Benfica e SC Braga perderam em solo espanhol e comprometeram as suas aspirações europeias.

FC Porto: Vencer sem convencer

FC Porto jogadores festejam golo contra o Gil Vicente, numa jornada da Liga
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Depois da goleada em Antuérpia, poucos seriam os que acreditariam que os belgas poderiam fazer qualquer tipo de mossa na deslocação ao Estádio do Dragão. Sem qualquer ponto no grupo e a fazer um campeonato bastante aquém das expectativas, não era crível que o Royal Antuérpia pudesse fazer estragos no reduto portista.

No entanto, por total demérito do FC Porto, o jogo manteve-se em aberto até ao fim e só um golo de Pepe, já nos descontos, desfez as dúvidas quanto ao resultado e selou a vitória portista que começou a ser construída através de uma grande penalidade convertida por Evanilson ainda na primeira metade.

Privado de várias unidades e com os regressos de Zaidu e André Franco ao onze (em detrimento de Francisco Conceição e Jorge Sanchéz), o FC Porto foi um espelho do que tem sido esta época. Equipa lenta e previsível, sem rasgo e sem engenho e com uma gritante falta de eficácia. O jogo até se tornou simples, com a expulsão de um jogador belga no reatar da segunda parte, mas mesmo em superioridade numérica a baliza de Diogo Costa nunca esteve verdadeiramente livre de perigo.

Todavia, a vitória permitiu que os azuis e brancos ascendessem à liderança do grupo em igualdade pontual com o FC Barcelona e coloca os comandados de Sérgio Conceição em posição privilegiada para ser uma das equipas a seguir em frente na prova.

SL Benfica: No fundo do poço

equipas SL Benfica jogadores
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

As águias são uma das equipas, definitivamente, afastadas da Liga dos Campeões. Com mais dois jogos por disputar, o máximo que o SL Benfica pode aspirar será a relegação para a Liga Europa.

Num jogo marcado por incidentes nas bancadas que em nada dignificam o futebol português, Roger Schmidt voltou a apostar num esquema de três centrais e, desta feita, não foi feliz. Num jogo frente a um adversário mais capaz, o esquema apresentado pelo treinador alemão ruiu como se de um castelo de cartas se tratasse.

O SL Benfica perdeu por 3-1 no País Basco frente à Real Sociedad de Fútbol e, por incrível que possa parecer, o melhor que conseguiu tirar do jogo foi mesmo o resultado. A perder por 3-0 antes de completados os primeiros minutos de jogo e com uma grande penalidade falhada pelos espanhóis antes da meia hora, chegou a imaginar-se uma verdadeira hecatombe neste encontro entre duas equipas ibéricas.

Foi mais um jogo que colocou a nu todas as fragilidades de uma equipa que, para consumo interno, vai chegando.

Com a Liga dos Campeões por um canudo, resta aos encarnados a ténue esperança de ainda conseguir ultrapassar o Red Bull Salzburgo na disputa por um lugar de acesso à Liga Europa.

SC Braga: Personalidade pífia

SC Braga Jogadores equipas
Fonte: Filipe Oliveira / Bola na Rede

O SC Braga voltou a mostrar, frente ao todo-poderoso Real Madrid CF, o porquê de estar a disputar esta fase da Liga dos Campeões. A turma de Artur Jorge voltou a entrar muito personalizada no jogo e a causar inúmeros problemas aos merengues.

Aos 6 minutos, Álvaro Djaló, pela primeira vez a jogar no seu país, falhou uma grande penalidade que podia ter reescrito a história do jogo. Lunin, guarda-redes do Real Madrid, defendeu e deu o mote para mais uma sólida e segura vitória madridista.

Não foi um jogo de sentido único, mas foi mais uma partida que os espanhóis conseguiram manter sob controlo sem grandes sobressaltos e o avolumar do resultado, apesar da boa réplica bracarense, acabou por ser consequência natural disso mesmo.

O prémio de consolo para a formação arsenalista, chegou do Estádio Diego Armando Maradona, onde as equipas do SSC Nápoles e do 1.FC Union Berlim empataram e deixaram uma pequena nesga na porta de acesso aos oitavos de final da prova. Tal será difícil e dependerá sempre de duas vitórias do SC Braga nas duas últimas jornadas, mas não entra, ainda, no domínio do impossível.

Sporting CP: Luz ao fundo do túnel

Sporting CP jogadores equipas
Fonte: Ana Beles / Bola na Rede

O Sporting CP voltou a mostrar que a prioridade máxima junto das hostes leoninas passa pela conquista do campeonato nacional e não as competições europeias. Apesar de Rúben Amorim ter apostado num onze composto, na sua maioria, pelas principais figuras da equipa, o que os leões explanaram em campo foi manifestamente insuficiente.

O resultado foi positivo (vitória por 2-1 frente ao RKS Rakow), é certo, mas a equipa mostrou sempre muita dificuldade e muito pouca vontade de acelerar o ritmo do jogo. Os polacos jogaram mais de oitenta minutos em inferioridade numérica, mas nem mesmo essa vantagem garantiu sossego até final.

O jogo ficou resolvido da marca dos onze metros, de onde Pedro Gonçalves desferiu os dois golpes vitoriosos. Porém, a incerteza no resultado e a certeza de que os jogadores estavam, na sua maioria, de olhos postos no jogo no Estádio da Luz, no próximo domingo, manteve-se até ao fim do jogo.

Em todo o caso, o Sporting CP soma, agora, sete pontos e encontra-se destacado no segundo lugar e apenas uma mais do que improvável debacle retirará os leões da próxima fase da prova.

Bernardo Lobo Xavier
Bernardo Lobo Xavierhttp://www.bolanarede.pt
Fervoroso adepto do futebol que é, desde o berço, a sua grande paixão. Seja no ecrã de um computador a jogar Football Manager, num sintético a jogar com amigos ou, outrora, como praticante federado ou nos fins-de-semana passados no sofá a ver a Sporttv, anda sempre de braço dado com o desporto rei. Adepto e sócio do FC Porto e presença assídua no Estádio do Dragão. Lá fora sofre, desde tenra idade, pelo FC Barcelona. Guarda, ainda, um carinho muito especial pela Académica de Coimbra, clube do seu pai e da sua terra natal. De entre outros gostos destacam-se o fantástico campeonato norte-americano de basquetebol (NBA) e o circuito mundial de ténis, desporto do qual chegou, também, a ser praticante.

Subscreve!

Artigos Populares

Jogador do Inter Milão assume desejo de jogar na Premier League: «Estou definitivamente interessado»

Denzel Dumfries revelou que tem interesse em jogar na Premier League. O lateral neerlandês tem contrato com o Inter Milão.

Andreas Schjelderup deixa grandes elogios para Fredrik Aursnes: «Ele é muito bom»

Andreas Schjelderup deixou muitos elogios para o compatriota, Fredrik Aursnes. O avançado admitiu que não conseguiu convencer o médio a voltar à seleção da Noruega.

Internacional Equatoriano pede saída do selecionador de Equador e deixa pedido: «Vamos atrás do José Mourinho»

O internacional equatoriano Jefferson Montero apelou à contratação de José Mourinho. O jogador de 36 anos pediu a demissão do selecionador, Sebastián Beccacece.

Já há árbitro definido para o Hungria x Portugal desta terça-feira

O Hungria x Portugal desta terça-feira vai ter arbitragem de Erik Lambrechts. O encontro é referente à segunda jornada de qualificação para o Mundial de 2026.

PUB

Mais Artigos Populares

Morreu Carlos Barbosa, antigo presidente do Paços de Ferreira

O Paços de Ferreira confirmou a morte de Carlos Barbosa. O antigo presidente dos castores liderou a equipa entre 2010 e 2014.

Nas mãos de Francesco Farioli mas com boas indicações: os 3 jogadores no último ano de contrato com o FC Porto

O FC Porto conta com três jogadores a cumprir o último ano de contrato: Pedro Lima, Jakub Kiwior e Luuk de Jong.

Lenda do Manchester United deixa conselho para Benjamin Sesko: «Precisa esperar o momento certo»

A lenda do Manchester United, Dwight Yorke, falou sobre a adaptação de Benjamin Sesko. O antigo avançado apelou à paciência e capacidade de esperar pelo momento certo.