📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Alan, o Senhor “SC Braga”

- Advertisement -

De seu nome Alan Osório da Costa Silva, ou simplesmente Alan, o luso brasileiro, atuava, preferencialmente, como extremo direito e médio ofensivo, tendo sido um dos responsáveis pelo salto competitivo do, agora considerado como “quarto grande”, SC Braga.

Chegou a terras lusas na época 2001/02 para representar o CS Marítimo, pelas ilhas ficou até 2005 – ano da sua transferência para o FC Porto. A adaptação ao clube da invicta não foi a melhor e o rendimento não era o mesmo que foi demonstrado no emblema anterior. Na temporada seguinte, o extremo entrou em ação nuns míseros 12 jogos colmatados com um golo e a insatisfação para com o clube aumentava gradualmente, até que em 2007 rumou – via empréstimo – ao Vitoria SC. Nos vimaranenses, independentemente de só ter faturado numa ocasião, brilhou noutras vertentes do jogo, como na qualidade que oferecia no cruzamento e na qualidade com a bola nos pés, características que sempre lhe foram apontadas.

No ano de 2008, marco do início de uma das histórias mais marcantes do futebol arsenalista, a chegada de Alan, com 29 anos, foi o começo dos anos dourados, desportivamente claro, na cidade de Braga. Os guerreiros, nesse ano, ficaram num habitual 5º lugar com Alan a ser um dos melhores jogadores do campeonato.

Em 2009/10, Alan e os seus companheiros foram responsáveis por um estrondoso 2º lugar no campeonato, apenas ultrapassados pelo SL Benfica, assinalando a melhor campanha alguma vez realizada pelo clube para o campeonato. Mais uma vez, e dando seguimento à época anterior o extremo direito jogou e deu a jogar, sendo o jogador que mais vezes esteve envolvido nos golos bracarenses.

Dando seguimento à soberba temporada realizada no ano transato, a época seguinte foi mais atribulada, o campeonato não ocorreu de feição, mas, em contrapartida, na europa Alan surpreendia, sendo, talvez, o principal responsável pela chegada dos arsenalistas à mítica final da Liga Europa, em Dublin, contra o FC Porto – apesar da derrota, fica para a história do clube o ato exclusivo de jogar a uma final europeia.

Momento do golo de Alan que marcou a vitória na primeira mão dos oitavos de final da Liga Europa 2010/2011
Fonte: SC Braga

De realçar, a temporada 2012/13, em que Alan atingiu o máximo de golos que alguma vez marcou numa época, com 12 golos em 43 jogos, entre os quais a entrada, mais uma vez histórica, na Liga dos Campeões onde não conseguiram ultrapassar a fase de grupos e a conquista da Taça da Liga.

Os anos seguintes foram anos mais regulares para Alan, aos 34 anos continuava a jogar para a sua equipa sempre com muita humildade em campo, até pendurar as botas em 2017, o jogador realizou sempre acima de 30 jogos por época. Com 37 anos, o extremo decidiu acabar com a carreira de jogador e começar uma como dirigente no clube que o idolatrou e idolatra até aos dias de hoje, o SC Braga.

Numa carreira totalmente feita em Portugal, Alan é um património humano para o SC Braga, foi, possivelmente, o melhor jogador na história do clube pelo que jogou e deu a jogar, por ajudar a catapultar internacionalmente os guerreiros do Minho e pelos anos de ligação, algo cada vez mais raro no futebol atual.

 

 Artigo revisto por Joana Mendes

Ricardo Rafael Silva
Ricardo Rafael Silvahttp://www.bolanarede.pt
O Ricardo Rafael é um jovem estudante de ciências da comunicação e adepto do FC Porto. Olha para o futebol sempre com ar crítico e procura ver o melhor do desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

Francesco Farioli: «Para ser justo, quase todo o jogo foi muito bom»

Francesco Farioli analisou o desfecho da jornada 14 da Primeira Liga. O FC Porto recebeu o Estrela da Amadora no Estádio do Dragão.

Luís Silva: «Orgulhosos da forma como os jogadores deram tudo»

Luís Silva analisou o desfecho da jornada 14 da Primeira Liga. O FC Porto recebeu o Estrela da Amadora no Estádio do Dragão.

Jorge Meireles e o regresso ao FC Porto: «Foi o clube onde cresci. Muito feliz. Triste pelo resultado»

Jorge Meireles analisou o desfecho da jornada 14 da Primeira Liga. O FC Porto recebeu o Estrela da Amadora no Estádio do Dragão.

Samu Aghehowa: «Golo? Eu toquei na bola. Não sei se foi meu ou não»

Samu Aghehowa analisou o desfecho da jornada 14 da Primeira Liga. O FC Porto recebeu o Estrela da Amadora no Estádio do Dragão.

PUB

Mais Artigos Populares

Morten Hjulmand brinca com João Simões: «Sobre o Prémio Revelação do Ano não vou falar…»

Morten Hjulmand foi um dos premiados na Gala Stromp 2025. Na gala, foram distinguidos 41 nomes ligados ao Sporting, nomeadamente jogadores e treinadores.

Eis os destaques do FC Porto x Estrela da Amadora

O FC Porto recebeu o Estrela da Amadora na 14.ª jornada da Primeira Liga. Confere os destaques da partida disputada no Estádio do Dragão.

Francesco Farioli recebe má notícia: jogador importante falha o Alverca x FC Porto

Jan Bednarek não vai poder participar no encontro entre o FC Porto e o Alverca, válido pela próxima jornada da Primeira Liga.