📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Alan, o Senhor “SC Braga”

- Advertisement -

De seu nome Alan Osório da Costa Silva, ou simplesmente Alan, o luso brasileiro, atuava, preferencialmente, como extremo direito e médio ofensivo, tendo sido um dos responsáveis pelo salto competitivo do, agora considerado como “quarto grande”, SC Braga.

Chegou a terras lusas na época 2001/02 para representar o CS Marítimo, pelas ilhas ficou até 2005 – ano da sua transferência para o FC Porto. A adaptação ao clube da invicta não foi a melhor e o rendimento não era o mesmo que foi demonstrado no emblema anterior. Na temporada seguinte, o extremo entrou em ação nuns míseros 12 jogos colmatados com um golo e a insatisfação para com o clube aumentava gradualmente, até que em 2007 rumou – via empréstimo – ao Vitoria SC. Nos vimaranenses, independentemente de só ter faturado numa ocasião, brilhou noutras vertentes do jogo, como na qualidade que oferecia no cruzamento e na qualidade com a bola nos pés, características que sempre lhe foram apontadas.

No ano de 2008, marco do início de uma das histórias mais marcantes do futebol arsenalista, a chegada de Alan, com 29 anos, foi o começo dos anos dourados, desportivamente claro, na cidade de Braga. Os guerreiros, nesse ano, ficaram num habitual 5º lugar com Alan a ser um dos melhores jogadores do campeonato.

Em 2009/10, Alan e os seus companheiros foram responsáveis por um estrondoso 2º lugar no campeonato, apenas ultrapassados pelo SL Benfica, assinalando a melhor campanha alguma vez realizada pelo clube para o campeonato. Mais uma vez, e dando seguimento à época anterior o extremo direito jogou e deu a jogar, sendo o jogador que mais vezes esteve envolvido nos golos bracarenses.

Dando seguimento à soberba temporada realizada no ano transato, a época seguinte foi mais atribulada, o campeonato não ocorreu de feição, mas, em contrapartida, na europa Alan surpreendia, sendo, talvez, o principal responsável pela chegada dos arsenalistas à mítica final da Liga Europa, em Dublin, contra o FC Porto – apesar da derrota, fica para a história do clube o ato exclusivo de jogar a uma final europeia.

Momento do golo de Alan que marcou a vitória na primeira mão dos oitavos de final da Liga Europa 2010/2011
Fonte: SC Braga

De realçar, a temporada 2012/13, em que Alan atingiu o máximo de golos que alguma vez marcou numa época, com 12 golos em 43 jogos, entre os quais a entrada, mais uma vez histórica, na Liga dos Campeões onde não conseguiram ultrapassar a fase de grupos e a conquista da Taça da Liga.

Os anos seguintes foram anos mais regulares para Alan, aos 34 anos continuava a jogar para a sua equipa sempre com muita humildade em campo, até pendurar as botas em 2017, o jogador realizou sempre acima de 30 jogos por época. Com 37 anos, o extremo decidiu acabar com a carreira de jogador e começar uma como dirigente no clube que o idolatrou e idolatra até aos dias de hoje, o SC Braga.

Numa carreira totalmente feita em Portugal, Alan é um património humano para o SC Braga, foi, possivelmente, o melhor jogador na história do clube pelo que jogou e deu a jogar, por ajudar a catapultar internacionalmente os guerreiros do Minho e pelos anos de ligação, algo cada vez mais raro no futebol atual.

 

 Artigo revisto por Joana Mendes

Ricardo Rafael Silva
Ricardo Rafael Silvahttp://www.bolanarede.pt
O Ricardo Rafael é um jovem estudante de ciências da comunicação e adepto do FC Porto. Olha para o futebol sempre com ar crítico e procura ver o melhor do desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Borges prepara-se para repetir fórmula frente ao Rio Ave

Rui Borges deverá colocar novamente Luis Suárez e Fotis Ioannidis no onze inicial para o encontro entre o Sporting e o Rio Ave.

Liverpool x Wolverhampton marcado por homenagem a Diogo Jota

O Liverpool e o Wolverhampton estão a enfrentar-se durante a tarde deste sábado e Diogo Jota foi alvo de homenagem.

Atenção, FC Porto: Fenerbahçe apresenta proposta por alvo dos dragões

O Fenerbahçe apresentou uma proposta para garantir a contratação de Souffian El Karouani, que é um dos alvos do FC Porto.

Caldas esclarece situação de José Vala: há novidades importantes

José Vala anunciou a sua demissão do comando técnico do Caldas depois do encontro frente ao Braga, mas vai prosseguir na equipa.

PUB

Mais Artigos Populares

Para Rui Costa estar atento? Benfica tem jovem promessa e internacional português a terminarem contrato em 2027

António Silva e José Neto estão a um ano e meio de terminar contrato com o Benfica. Os jogadores são vistos como importantes para o futuro.

FC Porto recebe de volta jogador e atleta vai ser integrado na equipa B

O FC Porto vai receber de volta Gabriel Veron, que terminou o seu empréstimo ao Juventude. O jogador será integrado na equipa B.

Carlos Vicens antevê Braga x Benfica: «Não vamos descobrir agora quem é José Mourinho»

Carlos Vicens realizou este sábado a antevisão ao encontro entre o Braga e o Benfica, válido pela 16.ª jornada da Primeira Liga.