Hermanos, fiquem com o Dia de Reis. Nós ficamos melhor com o Dérbi do Minho | SC Braga x Vitória SC

    Primeira Liga, 16.ª jornada: sábado, 6 de janeiro de 2024, 20h30.

    A ANTEVISÃO: NÃO HÁ FRIO QUE SUPERE A CHAMA DESTE DÉRBI

    O futebol português abraça 2024 com dois dérbis emblemáticos: o da Invicta e o do Minho. Este segundo, pela proximidade pontual dos intervenientes, tem tudo para ser ainda mais “quentinho”. SC Braga e Vitória SC chegam à partida no Municipal de Braga separados por três pontos e com todas as aspirações ainda intactas. Os três pontos são, por isso, muito importantes. Mas sabemos bem que o Dérbi do Minho é muito, muito mais que três pontos.

    Neste Dérbi, durante 90 minutos (mais compensação), há tradição, mas não há passado. E também não há futuro (e atenção ao calendário de janeiro do SC Braga). Não importa nada do que foi, nem do que virá a ser. Só há aquele momento. Só há presente. E, no dia em que no país ao lado (e acima) se faz a entrega dos presentes de Natal, que melhor presente para quem estiver presente do que a magia do Dérbi do Minho.

    10 DADOS RÁPIDOS

    1. O último confronto caiu para o Vitória SC, mas é o SC Braga quem soma mais triunfos no Dérbi do Minho: os arsenalistas venceram 62 dos 150 jogos, o Vitória SC triunfou por 57 vezes e registaram-se 31 empates.
    2. Nos últimos 20 confrontos, os vimaranenses apenas venceram quatro, sempre por um golo de diferença (três desses triunfos foram em Guimarães).
    3. Apesar do registo positivo dos arsenalistas num espetro alargado, nas últimas quatro partidas para a Liga entre os dois grandes rivais minhotos, o Vitória SC venceu duas vezes (em casa), o SC Braga uma (com um golo de Tormena aos 90´8´) e registou-se um empate.
    4. Em casa do SC Braga, para todas as competições, o Vitória SC triunfou apenas duas vezes este século, a última das quais em 2017. Desde esse último triunfo, os vitorianos perderam em seis visitas à Pedreira e empataram uma vez (e não marcaram em quatro ocasiões).
    5. Defrontam-se em Braga dois dos seis melhores ataques da Primeira Liga: SC Braga lidera a lista com 39 golos, o Vitória SC é o sexto melhor ataque com 25 tentos.
    6. Os vimaranenses são a quinta defesa menos batida, enquanto os arsenalistas são a 12.ª nesse parâmetro.
    7. Os rivais do Minho são as equipas da Primeira Liga com mais golos apontados de bola parada: 12 para o SC Braga, dez para o Vitória SC.
    8. Sem contar com grandes penalidades (três), o Vitória SC sofreu apenas um golo de bola parada (de canto).
    9. O momento mais produtivo dos vitorianos é dos 60 aos 75 minutos (cinco golos). Esse é o segundo período com menos golos do SC Braga (dois), que nunca marcou nos descontos do primeiro tempo. O SC Braga é a equipa com mais golos para lá dos 75´ (17 tentos).
    10. O SC Braga concedeu mais golos nos primeiros tempos (12 contra dez nas segundas partes), o Vitória SC concede mais nas segundas metades (dez contra sete nos primeiros 45´).

    JOGADORES A TER EM CONTA

    Ricardo Horta no SC Braga, um dos destaques da Liga
    Fonte: Paulo Ladeira/Bola na Rede

    Ricardo Horta – Como jogador e como capitão, Ricardo Horta será fundamental para o SC Braga nesta partida. Num encontro de grande nível técnico, tático e emotivo, a experiência e qualidade do português podem revestir-se de uma importância acrescida.

    Jota Silva Vitória SC
    Fonte: Filipe Oliveira / Bola na Rede

    Jota Silva – A cobiça de mercado que tem recaído sobre o extremo/médio ofensivo dos vitorianos é só mais uma prova da qualidade de Jota Silva. Esta época, para bem do Vitória SC, Jota Silva tem mostrado qualidade em consistência. É, claramente, um dos futebolistas com maior capacidade para fazer pender para a sua turma uma partida que se antevê equilibrada. E parece ser o tipo de jogador que gosta de uma boa picardia para estimular o ânimo (tê-las-á de sobra).

    XI´s PROVÁVEIS

    SC Braga: Matheus; Victor Gómez, Saatci, José Fonte, Borja; Zalazar, Moutinho, Ricardo Horta; Djaló, Bruma, Banza.

    Treinador: Artur Jorge

    «A importância frente a este rival será sempre igual à de qualquer outro jogo. Percebemos a carga emocional que estes jogos acabam sempre por provocar não só nos adeptos, mas também nas próprias equipas. Queremos dar continuidade ao nosso trabalho, por muito respeito por aquilo que o Vitória».

    Vitória SC: Bruno Varela; Bruno Gaspar, Tomás Ribeiro, Borevkovic, Jorge Fernandes, Ricardo Mangas; Handel, Tiago Silva; Jota Silva, Nélson da Luz, André Silva.

    Treinador: Álvaro Pacheco

    «Vejo o jogo como uma oportunidade no seu todo. O SC Braga tem mais golos marcados do que nós, mas também mais golos sofridos do que o Vitória SC. Temos de ser capazes de dominar os momentos. Temos de ser uma equipa compacta sem bola e chegar o mais rapidamente possível à área adversária».

    PREVISÃO DE RESULTADO: SC Braga 1-1 Vitória SC

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Barcelona: Vitor Roque conta com três interessados na La Liga

    Vitor Roque chegou ao Barcelona em janeiro. O avançado...

    Os 4 gigantes de olho em Dani Olmo

    Dani Olmo reuniu vários pretendentes na Europa. O Leipzig...
    Márcio Francisco Paiva
    Márcio Francisco Paivahttp://www.bolanarede.pt
    O desporto bem praticado fascina-o, o jornalismo bem feito extasia-o. É apaixonado (ou doente, se quiserem, é quase igual – um apaixonado apenas comete mais loucuras) pelo SL Benfica e por tudo o que envolve o clube: modalidades, futebol de formação, futebol sénior. Por ser fascinado por desporto bem praticado, segue com especial atenção a NBA, a Premier League, os majors de Snooker, os Grand Slams de ténis, o campeonato espanhol de futsal e diversas competições europeias e mundiais de futebol e futsal. Quando está aborrecido, vê qualquer desporto. Quando está mesmo, mesmo aborrecido, pratica desporto. Sozinho. E perde.