📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:
- Advertisement -

Figura incontornável do futebol português dos finais do século XX e dirigente ímpar do mesmo contexto no novo milénio, por um conjunto de características que o tornaram consensual por todos os que com ele conviveram, larger than life como costumam entoar os americanos.

Exímio na arte da retórica e dono de extraordinário carisma, Neno é recordado enquanto pessoa verdadeiramente especial: não só pelo que conseguiu, mas pela simpatia e bondade que empregava em todos os gestos. «A alma do balneário» assim lhe chamava Vítor Paneira, um dos grandes amigos no futebol e que com ele compartilhou memórias na Luz e em Guimarães.

Futebolista, cantor, diplomata – símbolo da cidade-berço pela sua relação de longevidade com o clube e símbolo benfiquista pela presença nos mais míticos jogos dos anos 90: o 1-3 de Londres, frente ao Arsenal, o 0-2 de César Brito nas Antas, os 4-4 de Leverkusen, os 3-6 de Alvalade. Multifacetado, portanto. O Júlio Iglesias das balizas e do Benfica, auto-intitulado. Deixou-nos com ainda tanto por viver.

Nascido em Cabo Verde, chega a Portugal depois do 25 de Abril. O conflito entre os dois sonhos, depois cumpridos – a música e o futebol – eram mal vistos por um pai disciplinador. Queria que o seu Neno, alcunha que se sobrepunha a Adelino Augusto da Graça Barbosa Barros, seguisse a escola e se tornasse figura de relevo como ele foi.

Conta o filho que o progenitor era «professor, bastante conhecido» na terra Natal. «Praticamente todos os professores de Cabo Verde tinham sido discípulos do meu pai. O Presidente e o Primeiro-Ministo de Cabo Verde foram alunos do meu pai. […] O meu pai era aquela pessoa que, quando o primeiro ministro tomava posse, ele discursava. Era uma pessoa importante e muito bem vista» contava ao Expresso, há um ano.

Foi essa exigência que o manteve no Barreirense até aos 22 anos. O pai queria, antes de tudo, que desse prioridade á escola. O Benfica lá conseguiu, a muito custo, contratá-lo: foi para a Luz receber 100 contos, aumento significativo face aos 25 que ganhava na Margem Sul. Bento, conterrâneo, teve papel decisivo na sua contratação mas era figura com demasiado estatuto para permitir qualquer minuto ao menino.

Pedro Cantoneiro
Pedro Cantoneirohttp://www.bolanarede.pt
Adepto da discussão futebolística pós-refeição e da cultura de esplanada, de opinião que o futebol é a arte suprema.

Subscreve!

Artigos Populares

Cristiano Ronaldo lança Irlanda x Portugal: «O jogo não é decisivo, mas é como se fosse»

Cristiano Ronaldo realizou a antevisão do Irlanda x Portugal. Uma vitória apura seleção nacional para o Mundial 2026.

Antigo treinador do Sporting revela que teve sondagens do FC Porto: «Havia essa possibilidade em cima da mesa»

Paulo Sérgio, antigo treinador do Sporting em 2010/11, comentou a sua mudança inesperada para Alvalade e uma sondagem do FC Porto.

Campeão turco de olho em Ousmane Diomande para reforçar defesa

Ousmane Diomande, defesa do Sporting, surge como opção do Galatasaray para o mercado de inverno, mas clube português não tenciona vender o jogador.

Sporting: Rui Borges prepara-se para analisar vários jovens

O Sporting vai regressar aos treinos na quinta-feira. Rui Borges não pode contar com parte do plantel, devido à pausa internacional.

PUB

Mais Artigos Populares

Liverpool ataca jogador da armada lusa do PSG: franceses pedem 130 milhões de euros

O Liverpool está interessado em Vitinha, mas o PSG somente está disposto a vender o seu craque por 130 milhões de euros.

Juventus quer Morten Hjulmand e terá que convencer Dusan Vlahovic a baixar salário: eis o ordenado astronómico do avançado

A Juventus quer contar com Morten Hjulmand a partir do próximo verão, mas o salário de Dusan Vlahovic é um entrave.

Dominik Prpic fala da rivalidade com o Benfica e elogia exigência de Francesco Farioli

Dominik Prpic, defesa croata do FC Porto, destacou a paixão dos adeptos portistas e a mentalidade imposta por Francesco Farioli, desde que chegou ao clube.