Influência dos empréstimos entre clubes da liga

Em Chaves, no desportivo local, são um central cedido pelo Sporting, Domingos Duarte, e o médio português cedido pelo Sporting de Braga, Pedro Tiba, que figuram entre os habituais titulares da equipa, e a realizar uma boa época até ao momento.

Pedro Tiba ao serviço do GD Chaves Fonte: VSports
Pedro Tiba ao serviço do GD Chaves
Fonte: VSports

Noutros clubes da nossa liga, encontramos menores influências, onde apenas um jogador está emprestado por outro clube da mesma competição. No Boavista é o jovem avançado portista Rui Pedro, de quem até se fala que poderá estar de regresso “à base” no mercado de inverno. Noutro dos campeões nacionais, o Belenenses, encontramos André Geraldes. O lateral português cedido pelo Sporting tem tido lugar habitual no onze do Belém. No Estoril Praia, até agora com uma campanha abaixo daquilo a que nos tem habituado, Fernando Fonseca é o único jogador proveniente de empréstimo. O lateral portista conta com seis aparições na equipa estorilista.

Em Guimarães, Heldon é o único emprestado por clubes lusos a figurar na equipa do Vitória. O extremo cabo-verdiano dos quadros do Sporting tem sido uma das principais figuras da equipa nesta época    levando já três golos apontados. Sem espaço no Vitória e emprestado ao Moreirense, Tozé tem sido figura de destaque na equipa, voltando a ter a regularidade exibicional que procurava e que não tinha encontrado em Guimarães.

Verificamos então que os clubes mais pequenos continuam a depender muito dos empréstimos dos clubes grandes. É aí, que muitas vezes conseguem encontrar um ou outro jogador que consegue elevar o nível da equipa para um patamar superior de qualidade. No entanto esta dependência dos clubes pequenos em relação aos grandes em nada beneficia o futebol português e a competitividade do mesmo. É portanto uma faca de dois gumes, e uma questão que deverá ser analisada com o devido cuidado para que se possa seguir o melhor caminho para o futuro do nosso futebol.

Foto de Capa: SC Braga

David Vinagreiro
David Vinagreirohttp://www.bolanarede.pt
O David é um apaixonado pelo futebol desde criança, o que o levou a seguir o estudo do desporto por via académica com o sonho de se tornar treinador. Paralelamente, sempre teve gosto pela leitura e pela escrita, pelo que juntar o prazer da escrita com a paixão pelo futebol acabou por ser um processo natural.                                                                                                                                                 O David escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Guilherme Fernandes perto de assinar por recém-despromovido da La Liga

Guilherme Fernandes pode deixar o Real Betis no mercado de verão. Guarda-redes português aproxima-se do Real Valladolid.

Liverpool cria livro de condolências para Diogo Jota e adeptos choram pelo internacional português

O Liverpool criou um livro de condolências para Diogo Jota. Vários adeptos do clube inglês têm prestado homenagem ao internacional português.

Liga Portugal aceita continuidade da Oliveirense na Segunda Liga

A Oliveirense vai continuar a jogar na Segunda Liga em 2025/26. Liga Portugal aprova candidatura do clube português.

FIFA decreta minuto de silêncio em memória de Diogo Jota e André Silva no Mundial de Clubes

A FIFA decretou um minuto de silêncio em memória de Diogo Jota e de André Silva nos quartos de final do Mundial de Clubes.

PUB

Mais Artigos Populares

Morreu o piloto espanhol Borja Gómez

Borja Gómez morreu nesta quinta-feira. O piloto espanhol foi vítima de um acidente nos treinos livres do Campeonato Europeu de Stock 600.

Bruno Varela a um passo de deixar Vitória SC e rumar à Arábia Saudita

Bruno Varela está perto de ter um novo clube. Guarda-redes deve deixar Vitória SC e rumar à Arábia Saudita.

Rúben Dias desolado com morte de Diogo Jota: «Não faz sentido»

Rúben Dias reagiu à morte de Diogo Jota. Internacional português e o irmão André Silva faleceram após acidente de viação.