Manual de Sobrevivência: A rota para (sobre)viver até ao “caneco”

SL Benfica: Grau 2

Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Grau 1 – CD Tondela (C), CD Santa Clara (C), Boavista FC (C), CD Aves (F)

Seguindo o mesmo raciocínio que utilizei para os seus rivais do norte, creio que estas serão as partidas que, com maior ou menor dificuldade, vão redundar em vitórias para os encarnados. O que disse em relação ao CD Aves já não se aplica, visto que o jogo entre as duas equipas acontece nas últimas jornadas e, seguindo a minha lógica do último “Manual”, já deverão estar despromovidos.

Grau 2 – Portimonense SC (F), CS Marítimo (F), Vitória SC (C)

Eu não acredito que, por melhores que sejam as relações entre SL Benfica e CS Marítimo, o clube madeirense não seja um dos mais “odiados” pelos protagonistas do futebol português, neste momento, devido à sua postura beligerante contra tudo e todos. Mais uma vez, são das tais “coisas” que se pode notar em campo – tanto para motivar, como para o contrário –, pelo que uma viagem à Madeira nesta altura é sempre complicada.

O Portimonense SC é sempre um adversário de respeito e tem um estádio onde o SL Benfica tem (tradicionalmente) algumas dificuldades. Este ano acrescenta a isso o facto de a equipa precisar dos pontos para ficar na Primeira Liga Portuguesa. Os “conquistadores”, por sua vez, jogam tão bem – sou um fã, não escondo – que acho que podem fazer pontos em qualquer lado.

Grau 3 – Rio Ave FC (F), FC Famalicão (F), Sporting CP (C)

Por último, os três encontros onde vejo mais probabilidades dos encarnados não conquistarem os três pontos: Rio Ave FC, com a fantástica época sob a orientação de Carlos Carvalhal, a lutar pela Europa, assim como a equipa natural do distrito de Braga, concelho de Famalicão (treinada por João Pedro Sousa).

Já o dérbi lisboeta é um jogo de emoções fortes, e aquele que considero o melhor do nosso futebol. Sempre com resultado imprevisível. Neste caso, reveste-se ainda de uma importância maior: acontece na última jornada da Primeira Liga Portuguesa.

Carlos Ribeiro
Carlos Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
Com licenciatura e mestrado em Jornalismo, Comunicação e Cultura, o Carlos é natural de um distrito que, já há muitos anos, não tem clubes de futebol ao mais alto nível: Portalegre. Porém, essa particularidade não o impede de ser um “viciado” na modalidade, que no âmbito nacional, quer no âmbito internacional. Adepto incondicional do Sport Lisboa e Benfica desde que se lembra de gostar do “desporto-rei”.                                                                                                                                                 O Carlos escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Miguel Ribeiro defende projeto do Famalicão: «É um exemplo de como o investimento estrangeiro consegue aportar valor para o futebol português»

O Bola na Rede está presente no Portugal Football Summit. Miguel Ribeiro falou durante uma conferência sobre o Famalicão.

Nani conta história com Sir Alex Ferguson: «Ouvia o chinelo do Ferguson e tinha medo. Dizia que não jogava mais e que me metia...

O Bola na Rede está presente no Portugal Football Summit. Nani, antigo internacional português, falou da carreira.

Nani destaca treinador que mais o marcou na carreira: «Era ele quem me ia mandar para aquele sítio»

O Bola na Rede está presente no Portugal Football Summit. Nani, antigo internacional português, falou da carreira.

Nani responde ao Bola na Rede: «Portugal é uma mina de fazer jogadores»

O Bola na Rede está presente no Portugal Football Summit. Nani falou com os jornalistas após uma conferência.

PUB

Mais Artigos Populares

Nani garante que estamos num ponto de viragem com Portugal: «Antigamente falava-se do Ronaldo, do Figo, mas não que a seleção ia ganhar»

O Bola na Rede está presente no Portugal Football Summit. Nani, antigo internacional português, falou da carreira.

Nani faz avaliação da sua carreira e revela orgulho: «Se um defesa não me deixasse passar estava lixado, era guerra a seguir»

O Bola na Rede está presente no Portugal Football Summit. Nani, antigo internacional português, falou da carreira.

Já há árbitro definido para o Portugal x Irlanda deste sábado

Ivan Kruzliak foi o árbitro escolhido pela UEFA para o jogo de Portugal frente à Irlanda, referente à sétima jornada do Grupo F de apuramento para o Mundial de 2026.