📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Quando não se consegue largar o futebol

- Advertisement -

A história do futebol está repleta de evoluções a nível técnico e tático, mas existe também uma história de tendências alienada ao futebol. No início da mediatização do futebol (anos 50 e 60), aquilo que encontrávamos era a tendência de um futebol repleto de treinadores que eram maioritariamente ex-jogadores profissionais que decidiram enveredar pela carreira de treinadores, continuando o seu trabalho futebolístico.

Fazendo uma rápida introspeção facilmente encontramos exemplos daquilo que eu estou a falar, o Benfica e o Futebol Clube do Porto tiveram como um dos mais carismáticos treinadores dos anos 60 o húngaro Béla Guttmann, que teve uma carreira profissional como jogador anteriormente. Outro grande treinador desta época era o espanhol Miguel Muñoz, que é uma lenda do Real Madrid, tanto pela sua carreira como treinador como por jogador. Continuando, podemos falar de outros nomes como Pedroto, que foi jogador do Futebol Clube do Porto, e em seguida treinador do mesmo clube.

Béla Guttmann é figura marcanta do futebol nacional
Fonte: FIFA

Uma das poucas exceções neste futebol dominado pelos ex-jogadores profissionais seria Otto Glória. Ainda que não possamos considerar Otto Glória como uma real exceção, porque o brasileiro jogou no Vasco da Gama até aos 25 anos de idade, quando abandonou a carreira de treinador para treinar as camadas jovens do Vasco, mesmo assim considero que Otto Glória foi um dos primeiros grandes estudiosos do futebol que preferiu apostar mais na vertente de treinador do que na vertente de jogador.

Rui Pedro Cipriano
Rui Pedro Ciprianohttp://www.bolanarede.pt
Nascido e criado no interior, na Covilhã, é estudante de Ciências da Comunicação, na Universidade da Beira Interior. É apaixonado pelo futebol, principalmente pelas ligas mais desconhecidas, onde ainda perdura a sua essência e paixão.                                                                                                                                                 O Rui escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Fernando Alonso em sério risco de ficar fora da Formula 1 em 2026

Fernando Alonso pertence aos quadros da Aston Martin, mas pode deixar a equipa. Yuki Tsunoda é o candidato a assumir o seu posto.

Benfica: jovem estreia-se na equipa B para José Mourinho ver

Federico Coletta trocou a AS Roma pelo Benfica e pode ser um dos próximos jovens a receber uma oportunidade por parte de José Mourinho.

Surpresa: Róger Guedes confirma contactos com o Benfica no verão

Róger Guedes assumiu que teve a possibilidade de mudar de clube no verão. O Benfica esteve interessado no brasileiro.

Al Hilal sofre para vencer Al Shabab com golo de ex-Benfica e Al Okhdood de Paulo Sérgio bate Al Najma de Mário Silva

O Al Hilal recebeu e venceu o Al Shabab por 1-0, na jornada 7 da Liga da Arábia Saudita. Já o Al Akhdoud de Paulo Sérgio bateu o Al Najma de Mário Silva.

PUB

Mais Artigos Populares

Avançado do FC Porto mantém-se como indiscutível na Ligue 1

Danny Namaso está emprestado pelo FC Porto ao Auxerre, onde tem sido um habitual titular todas as semanas.

Nuno Espírito Santo com reservas face ao futuro do West Ham e deixa mensagem sobre especulação em torno de jogador: «Não ajuda»

Nuno Espírito Santo fez a antevisão do West Ham x Newcastle da jornada 10 da Premier League. O técnico assumiu que a equipa está num processo difícil.

Arábia Saudita deu nega a Lionel Messi: «Disse que a Liga Saudita não seria um campo de treino»

Lionel Messi ofereceu-se para jogar na Liga Saudita, mas a hipótese foi descartada pelos responsáveis do país do Médio Oriente.