Recordar é Viver | Nenê melhor marcador em 2008/09

    No distante verão de 2008, chegava ao Funchal um avançado de 25 anos por empréstimo do Cruzeiro (de Belo Horizonte) de seu nome Nenê. Poucos adivinhariam o impacto desta transferência na temporada seguinte.

    Na época 2008/09, o CD Nacional terminou, contra a expetativa de todos, em 4º lugar no campeonato (à frente do SC Braga) e garantiu a qualificação para as competições europeias – o que viria a ser a primeira edição da Liga Europa -, com Nenê a marcar uns impressionantes 20 golos numa altura em que se disputavam, “apenas”, 30 jogos no principal escalão português. Imponente no jogo aéreo, letal à frente do guarda-redes, e, com efeito, recebeu a Bola de Prata superando grandes figuras do futebol português, Óscar Cardozo e Liedson, ambos com 17 tentos.

    A principal vítima de Nenê no campeonato foi o Vitória SC (Guimarães) com três golos sofridos. Académica, Belenenses, Naval, Paços de Ferreira, Sporting e Trofense partilharam o segundo lugar concedendo dois. Já Benfica, Braga, Estrela da Amadora, Marítimo e Vitória FC (Setúbal) sofreram “apenas” um. Em destaque, fica para a memória o grande golo da época… Contra o Sporting, na Choupana, um chapéu monumental a meio do meio-campo ofensivo, que surpreendeu Rui Patrício e a restante defesa leonina.

    A saída no final da época acabou por ser natural, e Nenê seguiu para Itália, onde completou nove épocas ininterruptas (Cagliari, Hellas Verona, Spezia e Bari) até regressar a Portugal pela porta do Moreirense, em 2018/19. Deixou, recentemente, marca no Leixões e Vilafranquense, e esta temporada ao serviço do AVS, aos 40 anos de idade (quinze após a sua passagem pelo Nacional), Nenê conta com 24 golos em 30 partidas. Os anos vão passando, mas a qualidade fica e o avançado brasileiro não mostra indícios de parar.

    Curiosamente, regressará à Choupana neste fim de semana. Um escaldante Nacional x AVS, com ambas as equipas a sonhar com a promoção à Primeira Liga, parece ser o palco perfeito para o goleador mostrar que o Nenê de 2008/09 resiste em pleno 2024.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares