Vitória SC: À (re)conquista da Europa

    É por aqui que passa boa parte do jogo dos vitorianos. Marega é o típico atacante africano: rápido e possante, gosta de um futebol mais directo baseado no passe longo e em profundidade, sendo exímio a explorar as costas da defesa adversária e é também um bom finalizador. Já Hernâni e Raphinha são desequilibradores natos. Dois jogadores que gostam de ter a bola no pé e desafiar o adversário no um para um, gostando ambos de tomarem a iniciativa de finalizar, tendo cada um três golos marcados na Liga. O internacional pelas camadas jovens Alexandre Silva é a opção de recurso para a posição.

    A ponta-de-lança, Tiquinho Soares era titular indiscutível. Autor de sete golos no campeonato, mais dois na Taça de Portugal, o ex-jogador do Nacional da Madeira é um avançado bastante completo. Dono de um bom porte atlético (1,87 m e 82 Kg), do qual tira partido para deslocar e desgastar a defesa adversária, é forte no jogo aéreo, mas não se limita a ficar pela grande área. Também sabe recuar no terreno para procurar jogo e servir os colegas de equipa. O uruguaio David Texeira é a principal alternativa ao brasileiro. Este avançado, contratado já depois do fecho do mercado, conta neste momento com um golo no campeonato, e mais um na Taça da Liga.

    Pedro Martins Vitória SC
    Pedro Martins tem conseguido colocar o Vitória SC na linha de sucesso em que Rui Vitória o tinha deixado
    Fonte: Vitória Sport Clube

    Desde a sua criação, a equipa B tem sido um autêntico viveiro de jogadores para a equipa principal, sendo actualmente a equipa secundária que mais jogadores lançou para a equipa A. Aposta principalmente na formação, mas também aposta em jogadores estrangeiros oriundos de campeonatos pouco conhecidos. Orientada por Vítor Campelos, a equipa possui vários jovens com potencial que poderão dar o salto para a equipa principal em breve, tais como: o central goleador Denis Duarte (11 golos na época passada mais seis na actual), o avançado adaptado a lateral-esquerdo João Vigário, o médio Haashim Domingo, os extremos Tyler Boyd e Hélder Ferreira, o ponta-de-lança Bruno Mendes, entre outros.

    Com estas armas, a equipa vimaranense tem realizado uma temporada regular, praticando um futebol coeso e consistente, apresentando uma boa produtividade atacante com 29 golos marcados. Marega é o melhor marcador da equipa com dez golos e Raphinha é o rei das assistências com quatro passes para golo.

    O ponto fraco é a defesa (20 golos sofridos em 18 jogos), quiçá pela sua juventude: Konan tem 20 anos, Bruno Gaspar tem 23, Josué e Pedro Henrique têm 24. Pedro Martins, para além de meter as suas equipas a praticar um futebol coeso, é um bom comunicador e sabe apelar à entrega e ao compromisso dos seus jogadores.

    Agora que a segunda volta da liga começou, a principal curiosidade em relação à equipa é como se irão comportar após a saída de duas peças basilares da equipa. Para o lugar de Soares foi contratado o brasileiro Rafael Martins, ponta-de-lança que mostrou os seus dotes de goleador no Vitória FC e no Moreirense FC. Esta semana também garantiram a aquisição do extremo do CD “Os Belenenses” Fábio Sturgeon, que será mais uma arma para o ataque e na próxima semana já deverá trabalhar sob as ordens de Pedro Martins.

    A continuar a este nível, irão certamente conquistar o acesso às competições europeias, ou até mesmo ocupar a última vaga de acesso à Liga dos Campeões, mas ainda há um longo caminho a percorrer e é preciso continuar a trabalhar para alcançar os objectivos.

     

    Foto de Capa: Vitória Sport Clube

    Artigo revisto por: Patrícia Nel

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Barcelona: Vitor Roque conta com três interessados na La Liga

    Vitor Roque chegou ao Barcelona em janeiro. O avançado...

    Os 4 gigantes de olho em Dani Olmo

    Dani Olmo reuniu vários pretendentes na Europa. O Leipzig...
    Tiago Serrano
    Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
    O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.