A história por detrás de 4 fusões do futebol português

    Clube Desportivo Santa Clara

    A 31 de Janeiro de 1931, os dois “Santa Clara”, Santa Clara Foot-ball Club e o Clube Desportivo Santa Clara, com o intuito de fortalecer o futebol no arquipélago, fundiram-se, dando origem ao CD Santa Clara que hoje conhecemos. A partir daí, o clube cimentou a sua posição de hegemonia no futebol açoriano e foi trilhando um percurso ascendente que terminou com a subida à Primeira Divisão, em 1999/2000, quiçá um dos momentos mais marcantes do clube de São Miguel, a estreia na Primeira Liga, de onde acabaria por descer no final da época.

    Entre mais subidas de divisão, subidas e quase-subidas, o Santa Clara fez uma longa travessia no deserto, que viria a terminar em 2018, onde, num estádio a rebentar pelas costuras, assegurou a presença na Primeira Liga na temporada seguinte, 15 anos depois da última presença. Desde aí, o Santa Clara tem vindo a ser uma das equipas surpresa no Campeonato; com João Henriques ao leme da equipa, conquistam um extraordinário 10º lugar, na época de regresso ao primeiro escalão, sendo essa a melhor classificação de sempre, obtida com o maior número de pontos – 42. Agora, com um jogo ainda por disputar, o Santa Clara ocupa a nona posição, tendo já igualado a melhor pontuação de sempre. Ainda vão, portanto, a tempo de voltar a fazer história.

    Artigo revisto por Joana Mendes

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Serie A: já há uma equipa despromovida

    Ficámos a conhecer esta sexta-feira a primeira equipa despromovida...

    Sporting vende Fatawu por 17 milhões de euros

    O Sporting vendeu Fatawu por 17 milhões de euros...

    Liverpool vai pagar verba milionária por Arne Slot

    O Liverpool tem tudo fechado para que Arne Slot...
    Inês Figueiredo Mendanha
    Inês Figueiredo Mendanhahttp://www.bolanarede.pt
    A Maria é uma orgulhosa barqueirense (e por inerência barcelense ) que aprendeu a gostar de futebol antes de saber andar. Embora seja apologista das peladinhas entre amigos, sai-se melhor deixando o que pensa gravado em papel. Benfiquista de coração e Gilista por devoção é sobretudo apaixonada pelo futebol que faz o país parar quando a bola começa a rolar.                                                                                                                                                 A Maria escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.