A história por detrás de 4 fusões do futebol português

    Varzim Sport Club

    No início do século XX, a crescente paixão pelo futebol levou os jovens a organizarem-se em grupos desportivos, nos quais assumiam a Direcção do clube e a própria prática da modalidade. O União Foot-Ball Club foi um dos primeiros clubes a surgir na Póvoa de Varzim e dele surgiram os fundadores do Varzim Foot-Ball Club, jogadores que desiludidos por não serem mais vezes titulares na equipa, decidiram criar de um novo Clube.

    Assim, no dia 25 de Dezembro de 1915, nasceu a associação desportiva poveira mais emblemática, baptizada Varzim Foot-Ball Club. O seu primeiro adversário foi, precisamente, o União Foot-Ball Club, o clube rival, que o Varzim venceu por 9-5. Mais tarde, a 25 de Março de 1916, em Assembleia-geral foi aprovada a fusão com o União Foot-Ball Club e adoptada a designação de Varzim Sport Club, como ainda hoje é conhecido. Sendo um histórico do futebol português, o Varzim já tratou de deixar a sua marca no desporto-rei; em 1978/1979 consegue um inédito quinto lugar na Primeira Liga e já por várias vezes chegou às meias-finais da Taça de Portugal. Agora, disputa a Segunda Liga, tendo terminado esta temporada na sexta posição, mas à medida que vão consolidando o clube, os poveiros poderão chegar à divisão magna do futebol português, já que têm estrutura para ombrear com os grandes, como se viu no FC Porto x Varzim, nos quartos-de-final da Taça de Portugal desta época, em que alvinegros deram luta ao Campeão Nacional, fazendo o Porto suar para vencer por 2-1. É esperar para ver a evolução dos poveiros.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Inês Figueiredo Mendanha
    Inês Figueiredo Mendanhahttp://www.bolanarede.pt
    A Maria é uma orgulhosa barqueirense (e por inerência barcelense ) que aprendeu a gostar de futebol antes de saber andar. Embora seja apologista das peladinhas entre amigos, sai-se melhor deixando o que pensa gravado em papel. Benfiquista de coração e Gilista por devoção é sobretudo apaixonada pelo futebol que faz o país parar quando a bola começa a rolar.                                                                                                                                                 A Maria escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.