«António Salvador só não queria que eu fosse para o Benfica» – Entrevista BnR com Leandro Salino

– Leonardo Jardim trocou-lhe as voltas –

«António Salvador só não queria que eu fosse para o Benfica»

Bola na Rede: Como te mudas para o Olympiacos?

Leandro Salino: O meu contrato estava a acabar. Surgiram uns rumores de que o Benfica e o Sporting tinham interesse em mim. O Leonardo Jardim estava no Olympiacos. Eu tinha sido treinado por ele no Braga. É um grande amigo meu, um treinador espetacular e que me ajudou muito. Tive um primeiro contacto com o Olympiacos, só que tinha uma proposta de renovação com o Braga por mais três anos e tinha os rumores do Benfica…

Bola na Rede: Nada em concreto?

Leandro Salino: Nada. Só rumores e os empresários a ligar. Em fevereiro, o Salvador faz-me a proposta de renovação. Eu pedi para ele esperar e disse-lhe que, até abril, lhe dava resposta. Ele só não queria que eu fosse para o Benfica. A única proposta que me chegou era do Olympiacos do Leonardo Jardim. Financeiramente, essa proposta era muito diferente da do Braga. Foi uma decisão muito difícil. Quando decido assinar o pré-contrato com o Olympiacos era abril e faltavam quatro jogos para acabar o campeonato português. Chamei o Salvador e disse que ia aceitar a proposta do Olympiacos por causa do Leonardo Jardim e, financeiramente, era uma proposta muito boa. O Salvador foi uma pessoa muito bacana e disse que não tinha como cobrir a proposta. Eu estava com 27 anos e era uma proposta muito boa para o meu futuro. Mesmo assim, joguei os outros quatro jogos.

Bola na Rede: No entanto, o teu treinador na primeira época de Olympiacos era o Míchel.

Leandro Salino: Quando eu assinei o pré-contrato era o Leonardo Jardim. A um mês, para aí, de acabar a época, o Leonardo Jardim saiu do Olympiacos e foi para o Sporting. Ele ligou-me para me levar para o Sporting, mas eu já tinha o pré-contrato com o Olympiacos. Aí, eles trouxeram o Míchel, um espanhol.

Bola na Rede: Então chegou a haver uma proposta do Sporting?

Leandro Salino: O Leonardo Jardim indicou-me para o Sporting. Eu tentei suspender o pré-contrato com o Olympiacos, só que eles não me libertaram. Ainda tentei pagar uma multa, mas não quiseram e eu acabei por ir para o Olympiacos.

Bola na Rede: Estou a ver que criaste uma boa ligação com o Leonardo Jardim…

Leandro Salino: Muito boa, por sinal. Até no Natal falamos. Dei-lhe os parabéns quando ele estava no Mónaco. Apesar de ele ser treinador, acabámos por nos conhecer mais um pouco.

Bola na Rede: Como foi a tua adaptação à Grécia?

Leandro Salino: Foi tranquila. A equipa tinha o Paulo Machado, português, e ele ajudou-me muito. É um país maravilhoso. A nossa equipa tinha muitos sul-americanos também. Adaptei-me tranquilamente tanto à equipa, como ao país. Eu gosto de países assim, com calor, então fui para o lugar certo. Tínhamos uma equipa muito experiente.

Bola na Rede: O que é que ainda sabes dizer em grego?

Leandro Salino: [risos] Só kalinixta, kalimera, kalispera [“boa noite”, “bom dia” e “boa tarde”, respetivamente] e os palavrões deles [risos].

Bola na Rede: Três anos na Grécia, três títulos de campeão grego e uma Taça da Grécia. Dava para ser melhor?

Leandro Salino: Só faltou ganhar três taças [risos]. Foram cinco títulos. Fui disputar a Liga dos Campeões também e grandes torneios nos Estados Unidos. Depois da final com o Braga, o Olympiacos foi o auge da minha carreira. É a maior equipa da Grécia que tem adeptos fanáticos, com uma paixão estrondosa pelo clube e pelo futebol. Foram três anos maravilhosos.

Bola na Rede: Aqui, em Portugal, diz-se sempre que é muito difícil ir jogar à Grécia por causa dos ambientes. Subscreves?

Leandro Salino: Jogar lá é sempre muito complicado devido aos adeptos. Tanto no Olympiacos, como no Panathinaikos ou no PAOK. O Benfica acabou agora por ser eliminado no PAOK e não havia público. Íamos jogar a qualquer campo da Grécia e havia milhares de adeptos do Olympiacos.

Francisco Grácio Martins
Francisco Grácio Martinshttp://www.bolanarede.pt
Em criança, recreava-se com a bola nos pés. Hoje, escreve sobre quem realmente faz magia com ela. Detém um incessante gosto por ouvir os protagonistas e uma grande curiosidade pelas histórias que contam. É licenciado em Jornalismo e Comunicação pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e frequenta o Mestrado em Jornalismo da Escola Superior de Comunicação Social.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica e Sporting: uma Supertaça entre equipas que ainda não são Super

Como já era esperado, nem Benfica nem Sporting são super equipas. Difícil seria que o fossem neste estágio da temporada.

Bruno Lage animado com a chegada de Franjo Ivanovic ao Benfica: «Encaixava no banco ou na bancada como esteve»

Bruno Lage analisou a vitória do Benfica na Supertaça. Águias venceram o Sporting por 1-0 no Estádio do Algarve.

Rui Borges sem dúvidas: «O adversário foi feliz»

Rui Borges falou com os jornalistas depois da derrota do Sporting contra o Benfica, para a final da Supertaça de Portugal.

Bruno Lage e rejeição de João Félix: «Não há ninguém que o conheça como eu»

Bruno Lage analisou a vitória do Benfica na Supertaça. Águias venceram o Sporting por 1-0 no Estádio do Algarve.

PUB

Mais Artigos Populares

Bruno Lage: «Fomos justos vencedores e melhores»

Bruno Lage analisou a vitória do Benfica na Supertaça. Águias venceram o Sporting por 1-0 no Estádio do Algarve.

Ténis: Nuno Borges eliminado nos oitavos de final do Masters de Toronto

Nuno Borges perdeu esta noite com o norueguês Casper Ruud por 7-5 e 6-4. Tenista português eliminado do Masters de Toronto.

Pedro Proença dá os parabéns ao Benfica pela conquista da Supertaça

O Benfica venceu o Sporting por 1-0 e conquistou a Supertaça de Portugal. Pedro Proença, presidente da FPF, deixa mensagem.