«António Salvador só não queria que eu fosse para o Benfica» – Entrevista BnR com Leandro Salino

    – Leonardo Jardim trocou-lhe as voltas –

    «António Salvador só não queria que eu fosse para o Benfica»

    Bola na Rede: Como te mudas para o Olympiacos?

    Leandro Salino: O meu contrato estava a acabar. Surgiram uns rumores de que o Benfica e o Sporting tinham interesse em mim. O Leonardo Jardim estava no Olympiacos. Eu tinha sido treinado por ele no Braga. É um grande amigo meu, um treinador espetacular e que me ajudou muito. Tive um primeiro contacto com o Olympiacos, só que tinha uma proposta de renovação com o Braga por mais três anos e tinha os rumores do Benfica…

    Bola na Rede: Nada em concreto?

    Leandro Salino: Nada. Só rumores e os empresários a ligar. Em fevereiro, o Salvador faz-me a proposta de renovação. Eu pedi para ele esperar e disse-lhe que, até abril, lhe dava resposta. Ele só não queria que eu fosse para o Benfica. A única proposta que me chegou era do Olympiacos do Leonardo Jardim. Financeiramente, essa proposta era muito diferente da do Braga. Foi uma decisão muito difícil. Quando decido assinar o pré-contrato com o Olympiacos era abril e faltavam quatro jogos para acabar o campeonato português. Chamei o Salvador e disse que ia aceitar a proposta do Olympiacos por causa do Leonardo Jardim e, financeiramente, era uma proposta muito boa. O Salvador foi uma pessoa muito bacana e disse que não tinha como cobrir a proposta. Eu estava com 27 anos e era uma proposta muito boa para o meu futuro. Mesmo assim, joguei os outros quatro jogos.

    Bola na Rede: No entanto, o teu treinador na primeira época de Olympiacos era o Míchel.

    Leandro Salino: Quando eu assinei o pré-contrato era o Leonardo Jardim. A um mês, para aí, de acabar a época, o Leonardo Jardim saiu do Olympiacos e foi para o Sporting. Ele ligou-me para me levar para o Sporting, mas eu já tinha o pré-contrato com o Olympiacos. Aí, eles trouxeram o Míchel, um espanhol.

    Bola na Rede: Então chegou a haver uma proposta do Sporting?

    Leandro Salino: O Leonardo Jardim indicou-me para o Sporting. Eu tentei suspender o pré-contrato com o Olympiacos, só que eles não me libertaram. Ainda tentei pagar uma multa, mas não quiseram e eu acabei por ir para o Olympiacos.

    Bola na Rede: Estou a ver que criaste uma boa ligação com o Leonardo Jardim…

    Leandro Salino: Muito boa, por sinal. Até no Natal falamos. Dei-lhe os parabéns quando ele estava no Mónaco. Apesar de ele ser treinador, acabámos por nos conhecer mais um pouco.

    Bola na Rede: Como foi a tua adaptação à Grécia?

    Leandro Salino: Foi tranquila. A equipa tinha o Paulo Machado, português, e ele ajudou-me muito. É um país maravilhoso. A nossa equipa tinha muitos sul-americanos também. Adaptei-me tranquilamente tanto à equipa, como ao país. Eu gosto de países assim, com calor, então fui para o lugar certo. Tínhamos uma equipa muito experiente.

    Bola na Rede: O que é que ainda sabes dizer em grego?

    Leandro Salino: [risos] Só kalinixta, kalimera, kalispera [“boa noite”, “bom dia” e “boa tarde”, respetivamente] e os palavrões deles [risos].

    Bola na Rede: Três anos na Grécia, três títulos de campeão grego e uma Taça da Grécia. Dava para ser melhor?

    Leandro Salino: Só faltou ganhar três taças [risos]. Foram cinco títulos. Fui disputar a Liga dos Campeões também e grandes torneios nos Estados Unidos. Depois da final com o Braga, o Olympiacos foi o auge da minha carreira. É a maior equipa da Grécia que tem adeptos fanáticos, com uma paixão estrondosa pelo clube e pelo futebol. Foram três anos maravilhosos.

    Bola na Rede: Aqui, em Portugal, diz-se sempre que é muito difícil ir jogar à Grécia por causa dos ambientes. Subscreves?

    Leandro Salino: Jogar lá é sempre muito complicado devido aos adeptos. Tanto no Olympiacos, como no Panathinaikos ou no PAOK. O Benfica acabou agora por ser eliminado no PAOK e não havia público. Íamos jogar a qualquer campo da Grécia e havia milhares de adeptos do Olympiacos.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    O futuro incerto dos Phoenix Suns | NBA

    Os Phoenix Suns terminaram, oficialmente, a sua época depois...

    4 vencedores e 2 derrotados no ATP Masters 1000 Madrid | Ténis

    Andrey Rublev surpreendeu os adeptos da modalidade ao vencer...

    Alex Sandro observado por equipa do Brasileirão

    Alex Sandro está em final de contrato com a...

    Há dois históricos espanhóis interessados em De Arruabarrena

    Ignacio de Arruabarrena está a fazer mais uma boa...
    Francisco Grácio Martins
    Francisco Grácio Martinshttp://www.bolanarede.pt
    Em criança, recreava-se com a bola nos pés. Hoje, escreve sobre quem realmente faz magia com ela. Detém um incessante gosto por ouvir os protagonistas e uma grande curiosidade pelas histórias que contam. É licenciado em Jornalismo e Comunicação pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e frequenta o Mestrado em Jornalismo da Escola Superior de Comunicação Social.