📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Em busca da “VARdade” desportiva

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Nacional

Muitos são os problemas que o nosso país enfrenta e as críticas que lhe podem ser apontadas ou dirigidas a quem sequencialmente o gere. Mas em muitos casos também marca pela diferença, pela positiva, como na gloriosa época dos Descobrimentos ou nos dias de hoje em relação a avanços na medicina e todas as áreas da Saúde e Tecnologia. No desporto, área de elevado interesse e que move multidões, também Portugal procura a sua posição na vanguarda tecnológica ao implementar o sistema do vídeo-árbitro (VAR).

Pouco tempo depois de ser campeão europeu de seleções, esta contribuição para as decisões dos árbitros e proteção da tão aclamada verdade desportiva, seria motivo de orgulho e consenso entre os adeptos portugueses. Ora, tal não corresponde à verdade como, nem de propósito, se verificou no fim de semana em que este artigo é publicado. Não estão em causa os clubes nem o árbitro do Clássico da 13ª jornada da Primeira Liga. Em causa estará, como em vários outros jogos desta época, envolvendo nem sempre os três clubes “grandes”, a própria definição das regras, a margem de interpretação do árbitro e a fraca distinção dos momentos em que o VAR intervém.

VOR em Portugal, localizada na Cidade do Futebol (Oeiras) Fonte: FPF
VOR em Portugal, localizada na Cidade do Futebol (Oeiras)
Fonte: FPF

Quando o clube do seu coração é aparentemente prejudicado, o adepto tende a questionar a validade e pertinência do VAR, mas quando o mesmo é beneficiado, com ou sem intervenção deste, o mesmo adepto tende a desculpar esta ferramenta porque “está agora a começar”.

Em Portugal, o adepto sobrepõe a vitória da sua equipa ao jogo limpo, justo e bem ajuizado para ambos os lados. Não é uma crítica, nem eu próprio me desmarco destes pensamentos, mas este facto ajuda a perceber a dificuldade que o VAR tem tido em criar raízes sólidas e saudáveis no nosso país. O cenário ideal e exigido pelo adepto-tipo português é o aparecimento do VAR adulto, perfeito, sem falhas. Isto é impossível. Desde logo pela dimensão interpretativa que é conferida a todos os lances. O VAR vai sempre depender do ponto de vista humano e, como tal, falhará. Segue um “livro de regras” mas, como em todas as regras, no seu início, há falhas. Não são claras, ao adepto comum, todas as nuances que condicionam a intervenção do VAR e isso afasta a receção pacífica desta tecnologia.

Diogo Pires Gonçalves
Diogo Pires Gonçalveshttp://www.bolanarede.pt
O Diogo ama futebol. Desde criança que se interessa por este mundo e ouve as clássicas reclamações de mãe: «Até parece que o futebol te alimenta!». Já chegou atrasado a todo o lado mas nunca a um treino. O seu interesse prolonga-se até ao ténis mas é o FC Porto que prende toda a sua atenção. Adepto incondicional, crítico quando necessário mas sempre lado a lado.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto x Famalicão em canal aberto: onde ver o jogo dos oitavos de final da Taça de Portugal?

O FC Porto recebe o Famalicão nos oitavos de final da Taça de Portugal. Jogo tem transmissão televisiva em canal aberto.

Onde ver o Santa Clara x Sporting dos oitavos de final da Taça de Portugal

O Santa Clara recebe o Sporting nos oitavos de final da Taça de Portugal. Dois clubes reencontram-se depois do jogo na Primeira Liga.

Vasco Sousa e a lesão grave sofrida no Moreirense x Benfica: «Vou mostrar, mais uma vez, que estou nesta vida para vencer»

Vasco Sousa voltou a fraturar o perónio direito. Médio, emprestado pelo FC Porto ao Moreirense, deixou mensagem nas redes sociais.

Sporting prepara novo ataque por Yeremay Hernández em janeiro e tem trunfo na manga

O Sporting prepara a abordagem ao mercado de janeiro e tem a contratação de Yeremay Hernández como uma das prioridades. Extremo mais recetivo a saída.

PUB

Mais Artigos Populares

João Nuno responde ao Bola na Rede: «O FC Porto pressionou muito forte, podíamos ter variado mais o jogo e não o fizemos»

Francesco Farioli analisou a vitória do FC Porto frente ao Estrela da Amadora. O técnico respondeu à pergunta do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Ruben Amorim insatisfeito com o empate do Manchester United após roteiro épico: «Perdemos os dois pontos na primeira parte. Devíamos ter marcado pelo menos...

Ruben Amorim analisou o empate sofrido pelo Manchester United diante do Bournemouth. Técnico apontou aspetos a melhorar pelos red devils.

Bruno Fernandes desiludido com atitude do Manchester United no verão: «Senti um bocadinho ‘se fores, não é assim tão mau para nós’. Magoa-me um...

Bruno Fernandes recordou a proposta do Al Hilal que recebeu no verão. Médio confessou que só não saiu do Manchester United por culpa de Ruben Amorim.