Anterior1 de 2Próximo

Cabeçalho Futebol Nacional

A grande maioria dos futebolistas profissionais da história teve o seu primeiro contacto com uma bola de futebol na rua. É na rua que muitas crianças se divertem, que se inspiram nos seus maiores ídolos e sonham em tornar-se futuramente nos maiores craques da bola.

Acho que qualquer futebolista profissional nos dias de hoje guarda nas suas memórias os tempos em que jogava à bola na rua com os amigos de infância. O futebol de rua é um dos regalos que as crianças têm, no momento em que ainda não têm preocupações nem responsabilidades.

A convivência com os amigos, fazer os postes das balizas com pedras, camisolas ou até mochilas, chegar a casa com a roupa toda suja e/ou rasgada… creio que isso é um dos maiores prazeres da vida que uma criança pode ter.

Seria Cristiano Ronaldo o jogador que é hoje sem ter jogado futebol na rua? Fonte: Facebook Oficial Cristiano Ronaldo
Seria Cristiano Ronaldo o jogador que é hoje sem ter jogado futebol na rua?
Fonte: Facebook Oficial Cristiano Ronaldo

No entanto, esse é um privilégio cada vez menos aproveitado pelas crianças na flor da idade, e isto acontece pelos mais variados motivos. Primeiro que tudo, nos dias de hoje é cada vez mais frequente ver miúdos de 5 anos fechadas em casa agarradas ao iphone ou ao tablet em vez de irem brincar para a rua e socializarem com miúdos da mesma idade, visto que já dispõem de meios tecnológicos para o fazer sem sair de casa.

Anúncio Publicitário

Outros factores são a carga horária dos pais das crianças que lhes retira tempo e cabeça para terem uma participação mais activa na vida dos filhos. E por fim, a insegurança cada vez maior que se vive nas ruas que faz com que seja muito arriscado um grupo de crianças brincarem na rua sem a supervisão de algum adulto.

No entanto, creio que devemos olhar para o futebol de uma forma mais profunda e futurista, ou seja, devemos pensar na influência que o futebol de rua vai ter num futuro futebolista profissional que tenha uma carreira de sucesso. Sim, porque mesmo que os miúdos joguem numa escola de futebol, também jogam futebol na rua com os amigos, e não é a mesma coisa.

Anterior1 de 2Próximo

Comentários