Da glória bracarense à espera de oportunidades – Entrevista a Domingos Paciência

“Há pouca gente que sabe o que é realmente a mística do FC Porto”

(BnR): A que se deve o fracasso recente do Porto? É ainda o efeito Lopetegui? Ou a Direcção também cometeu erros?

(DP): Acho que o Porto tem um passado de exemplo, pela sua mística, pela sua gestão e forma de trabalhar. É ai que nos temos de apoiar quando as coisas não correm bem. Tem de continuar a existir a mesma gestão, o mesmo critério em contratar os melhores para ganhar. Quando isso não se faz tem de se olhar para trás e ver que erros se cometeram. As decisões incidem nas pessoas que contrataram. Quando se fala em treinadores são sempre a base do problema porque é neles que assenta a base da estrutura da equipa. Se os jogadores são contratados pelo treinador ou pela direcção, nunca saberemos, mas a verdade é que o Porto não conseguiu buscar grandes jogadores como já foi buscar antes e o Benfica aproveitou essa fragilidade

(BnR): Esta é a época decisiva para o clube e direcção?

(DP): É evidente que ir para um quarto ano sem ganhar, a tolerância será cada vez menor. As pessoas devem estar a fazer o melhor, a procurar fazer uma equipa e vamos ver se é este ano que conseguem trazer alegrias aos adeptos portistas.

(BnR): Nuno Espírito Santo é alguém da casa, que sabe o que é a mística do FC Porto. Para muitos ainda está na memória a frase “Somos Porto”. É o treinador certo para o clube?

(DP): Conheço o Nuno de algumas conversas, não o conheço como treinador. Tenho a minha opinião sobre a imagem que transmite mas vou guardá-la para mim. Se é o treinador certo os resultados é que o dirão. O Nuno está marcado por uma fase do Porto onde assumiu a liderança de um grupo por ser o jogador com mais facilidade no dialogo. Essa frase ficou célebre e hoje essa frase é bastante usada pelos adeptos. Mas eu pergunto qual é o perfil para ser treinador do Porto? Quantos anos tem de ter alguém para ser um homem da casa? O despedimento de um treinador não tem por vezes em conta o tempo de casa. Fala-se muito na mística, mas o que é a mística do Porto? Há muito pouca gente que sabe o que é essa mística. A mística do Porto assentava em aspectos que só um grupo de pessoas é que sabia e que sabiam como passar. Não peçam a toda a gente que saiba passar a mística do Porto. Com todo o respeito por quem está no Porto, tenho muitos amigos lá, mas a mística não passa por ir para um quadro e fazer um desenho de um jogador à Porto, na minha forma de pensar.

(BnR): O aparecimento de jovens como André Silva e Ruben Neves é um sinal de que é nas suas camadas jovens que pode estar a solução para o Porto?

(DP): Há timings para tudo. O Porto tem uma responsabilidade muito grande tanto a nível nacional como a nível internacional pelo estatuto que alcançou e tem de continuar a manter essa posição. Não sabemos o futuro. Se o Porto continuar com a mesma gestão de contratação de jogadores de qualidade para continuar nesse patamar, é evidente que temos de respeitar. Mas se as coisas continuarem de uma forma que não se conseguem resultados com essas contratações, é evidente que teremos de ter uma aposta mais forte na formação.

Subscreve!

Artigos Populares

Foi apontado ao Sporting mas recusou todas as propostas para ficar no AC Milan

Santiago Giménez decidiu ficar no AC Milan. O avançado mexicano optou por rejeitar todas as ofertas que recebeu neste mercado.

FC Porto vende Zé Pedro ao Cagliari: eis o valor da mudança

Zé Pedro foi confirmado como reforço do Cagliari. O jogador deixa assim o FC Porto em definitivo por dois milhões de euros.

FC Porto já conhece adversário na segunda ronda da UEFA Youth League e possíveis adversários na terceira eliminatória

O FC Porto vai defrontar o NK Bravo na segunda ronda da UEFA Youth League. O sorteio decorreu na tarde desta segunda-feira.

Youssef Chermiti reforça o Rangers e rende 11,5 milhões de euros ao Everton

Youssef Chermiti foi confirmado reforço do Rangers, deixando o Everton em definitivo por 11,5 milhões de euros.

PUB

Mais Artigos Populares

Jakub Kiwior é reforço do FC Porto por 19 milhões de euros

Jakub Kiwior foi confirmado esta segunda-feira como reforço do FC Porto, deixando o Arsenal por empréstimo com opção de compra obrigatória.

Conrad Harder deixa Sporting e já foi oficializado como reforço do RB Leipzig

Conrad Harder já foi oficializado como novo ponta de lança do RB Leipzig. Avançado deixa o Sporting e assina até 2030 com os alemães.

Arsenal confirma empréstimo de Piero Hincapié ao Bayer Leverkusen

Piero Hincapié é reforço confirmado pelo Arsenal. O defesa equatoriano de 23 anos foi cedido pelo Bayer Leverkusen.