📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Da glória bracarense à espera de oportunidades – Entrevista a Domingos Paciência

- Advertisement -

“Há pouca gente que sabe o que é realmente a mística do FC Porto”

(BnR): A que se deve o fracasso recente do Porto? É ainda o efeito Lopetegui? Ou a Direcção também cometeu erros?

(DP): Acho que o Porto tem um passado de exemplo, pela sua mística, pela sua gestão e forma de trabalhar. É ai que nos temos de apoiar quando as coisas não correm bem. Tem de continuar a existir a mesma gestão, o mesmo critério em contratar os melhores para ganhar. Quando isso não se faz tem de se olhar para trás e ver que erros se cometeram. As decisões incidem nas pessoas que contrataram. Quando se fala em treinadores são sempre a base do problema porque é neles que assenta a base da estrutura da equipa. Se os jogadores são contratados pelo treinador ou pela direcção, nunca saberemos, mas a verdade é que o Porto não conseguiu buscar grandes jogadores como já foi buscar antes e o Benfica aproveitou essa fragilidade

(BnR): Esta é a época decisiva para o clube e direcção?

(DP): É evidente que ir para um quarto ano sem ganhar, a tolerância será cada vez menor. As pessoas devem estar a fazer o melhor, a procurar fazer uma equipa e vamos ver se é este ano que conseguem trazer alegrias aos adeptos portistas.

(BnR): Nuno Espírito Santo é alguém da casa, que sabe o que é a mística do FC Porto. Para muitos ainda está na memória a frase “Somos Porto”. É o treinador certo para o clube?

(DP): Conheço o Nuno de algumas conversas, não o conheço como treinador. Tenho a minha opinião sobre a imagem que transmite mas vou guardá-la para mim. Se é o treinador certo os resultados é que o dirão. O Nuno está marcado por uma fase do Porto onde assumiu a liderança de um grupo por ser o jogador com mais facilidade no dialogo. Essa frase ficou célebre e hoje essa frase é bastante usada pelos adeptos. Mas eu pergunto qual é o perfil para ser treinador do Porto? Quantos anos tem de ter alguém para ser um homem da casa? O despedimento de um treinador não tem por vezes em conta o tempo de casa. Fala-se muito na mística, mas o que é a mística do Porto? Há muito pouca gente que sabe o que é essa mística. A mística do Porto assentava em aspectos que só um grupo de pessoas é que sabia e que sabiam como passar. Não peçam a toda a gente que saiba passar a mística do Porto. Com todo o respeito por quem está no Porto, tenho muitos amigos lá, mas a mística não passa por ir para um quadro e fazer um desenho de um jogador à Porto, na minha forma de pensar.

(BnR): O aparecimento de jovens como André Silva e Ruben Neves é um sinal de que é nas suas camadas jovens que pode estar a solução para o Porto?

(DP): Há timings para tudo. O Porto tem uma responsabilidade muito grande tanto a nível nacional como a nível internacional pelo estatuto que alcançou e tem de continuar a manter essa posição. Não sabemos o futuro. Se o Porto continuar com a mesma gestão de contratação de jogadores de qualidade para continuar nesse patamar, é evidente que temos de respeitar. Mas se as coisas continuarem de uma forma que não se conseguem resultados com essas contratações, é evidente que teremos de ter uma aposta mais forte na formação.

Subscreve!

Artigos Populares

Triunfar para sonhar | Sporting x Club Brugge

Pouco mais de três semanas depois do empate do Sporting em Turim (1-1), diante da Juventus, os verdes e brancos preparam os seus motores para novo embate da Liga dos Campeões, desta vez no Estádio José Alvalade, diante do Club Brugge.

José Mourinho mantém números e continua 100% vitorioso contra o Ajax na carreira

O Benfica venceu o Ajax por 2-0 na Champions League. Emblema neerlandês é uma das vítimas prediletas de José Mourinho.

Amar Dedic vence na Champions League ao fim de 12 derrotas e manda para longe recorde negativo de ex-Sporting

O Benfica venceu o Ajax por 2-0 na Champions League. Amar Dedic venceu na prova ao final de 12 derrotas consecutivas.

José Mourinho quebra enguiço e vence pela 1ª vez na Champions League desde 2019

O Benfica venceu o Ajax por 2-0 na Champions League. Esta é a primeira vitória de José Mourinho na Champions League desde 2019.

PUB

Mais Artigos Populares

Chelsea pode vir ‘pescar’ ao Dragão e levar 2 craques do FC Porto

O Chelsea pode avançar para as contratações de Samu Aghehowa e Victor Froholdt na janela de transferências de verão.

Vangelis Pavlidis com confiança em Franjo Ivanovic: «Pode mudar a negatividade que surge e não percebo porquê»

Vangelis Pavlidis analisou o duelo entre o Ajax e o Benfica, ganho pelas águias. Jogo da quinta jornada da Champions League.

Eis o Ranking UEFA depois da primeira vitória do Benfica na Champions League

O Benfica bateu o Ajax por duas bolas a zero, e deu pontos a Portugal no Ranking UEFA, que já foi atualizado.