As melhores histórias da fase de grupos do Mundial Feminino

- Advertisement -

Reggae Girlz fazem história

Havana Solaun celebra o primeiro golo de sempre da Seleção Jamaicana num Mundial Feminino          Fonte: FIFA

O percurso da Jamaica neste Mundial não seria à partida, digno de recordação. Derrotas por 3-0, 5-0 e 4-1 frente a Brasil, Itália e Austrália respetivamente formam um registo bastante negativo. Mas 2019 é um ano que ficará na história do futebol feminino jamaicano como o ano da sua primeira participação num Mundial.

É um feito ainda mais impressionante se voltarmos a 2016. Há apenas três anos, não havia Reggae Girlz – a Federação Jamaicana de Futebol (JFJ) cortara os fundos da Seleção e acabara com a equipa – nem liga profissional de futebol feminino.

Se as jogadoras com as vibrantes camisolas amarelas puderam subir aos palcos de França, país anfitrião do Mundial, bem podem agradecer a dois nomes: Cedella Marley e Hue Menzies.

Cedella Marley, filha de Bob, é a embaixadora da equipa. Após a JFJ ter decidido acabar com o projeto em 2008, foi a própria Cedella que, através da Fundação Bob Marley, patrocinou a equipa, ajudando financeiramente as jogadoras. Ainda assim, em 2016 voltaria a ver a Federação a abandonar as Reggae Girlz. Fez um novo esforço e acabou por reconstituir a equipa a tempo de entrar na fase de qualificação para o Mundial, que culminaria numa vitória nas grandes penalidades sobre o Panamá.

Hue Menzies é o treinador das jamaicanas, e o obreiro deste pequeno milagre. Apesar disto, nem Menzies nem os seus assistentes recebem qualquer tipo de rendimento da JFJ. Ainda assim, é o próprio treinador que afirma que o seu objetivo vai muito para lá das quatro linhas e de qualquer recompensa monetária. “Não estamos a falar de futebol, estamos a falar de cultura, da forma como se vê as mulheres a jogar futebol. Temos de mudar a mentalidade das pessoas na Jamaica”, diz Menzies em declarações à CNN.

Assim, apesar das três derrotas, ver Cedella Marley a chorar de emoção quando Havana Solaun marcou o primeiro golo de sempre da Jamaica num Mundial foi um momento que teve tanto de poderoso quanto de merecido. As Reggae Girlz regressam a casa, mas esperemos que de França tenham trazido alguma esperança para o futuro.

Gonçalo Taborda
Gonçalo Tabordahttp://www.bolanarede.pt
O Gonçalo vem de Sacavém e está a tirar o curso de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Afirma que tem duas paixões na vida: futebol e escrita. Mas só conseguia fazer uma delas como deve ser, por isso decidiu juntar-se ao Bola na Rede.                                                                                                                                                 O O Gonçalo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Costa: «A única coisa que se ouve das outras candidaturas é ‘O Rui Costa isto, o Rui Costa aquilo’»

Rui Costa esteve presente em mais uma ação de campanha. Candidato e atual presidente deixou críticas à postura das restantes candidaturas.

Já há 22 seleções apuradas para o Mundial 2026: conhece a lista atualizada

Cabo Verde elevou para 22 o número de seleções já confirmadas no Mundial 2026. Lista está em permanente atualização.

João Noronha Lopes divulga todas as declarações de IRS desde 2017

João Noronha Lopes respondeu às dúvidas levantadas. O gestor e candidato à presidência do Benfica tornou públicas as declarações de IRS.

Chelsea e Bayern Munique iniciam disputa por defesa brasileiro da Premier League

O Bayern Munique e o Chelsea querem assegurar a contratação de Murillo. O defesa brasileiro representa o Nottingham Forest de Ange Postecoglou.

PUB

Mais Artigos Populares

Ex-Benfica corre o risco de sair do Celta de Vigo no final da época

Mihailo Ristic encontra-se em final de contrato com o Celta de Vigo e pode não continuar nos Balaídos na próxima época.

Atlético Madrid interessado em médio da La Liga que custa 30 milhões de euros

Atlético Madrid está interessado em garantir a contratação de Luis Milla. O médio espanhol pertence ao Getafe.

Chelsea ‘assusta’ concorrentes por Enzo Fernández

O Chelsea quer receber 130 milhões de euros por Enzo Fernández e tem poucas intenções de vender o médio argentino.