📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

«Falta apostar nos clubes e nas jogadoras» – Entrevista BnR com Sofia Jesus

- Advertisement -

Sofia Jesus é jogadora de Futsal. Atualmente ao serviço do SL Benfica, a atleta aceitou o convite do Bola na Rede para falar sobre a sua carreira até aos dias de hoje, explica como tem conseguido intercalar a modalidade com o mestrado e, ainda, dá a sua opinião acerca do estado do Futsal feminino português.

-Carreira como Jogadora-

Bola na Rede (BnR): Há quantos anos é que estás ligada ao Futsal?

Sofia Jesus (SJ): Comecei a jogar futsal quando tinha seis anos, por isso há 15 anos.

BnR: Como surgiu a paixão por este desporto?

SJ: Os meus pais sempre me incentivaram a fazer desporto. Comecei pelo Ballet e já pratiquei Ténis, Basquetebol, Badminton, Canoagem, Voleibol, Surf, entre muitas outras coisas mas estava sempre a brincar com bolas de futebol. Quando entrei no primeiro ano existiam várias atividades extracurriculares na minha escola, e uma delas era o Futsal. Aí comecei a jogar, a entrar em competições e a ganhar um gosto enorme por esta modalidade. O Futsal foi o desporto que nunca mais larguei.

BnR: Qual era o/a teu/tua ídolo/a quando começaste a dar os primeiros passos no Futsal? E porquê?

SJ: Quando comecei a jogar não via assim muito Futsal e só conhecia o Ricardinho. Gostava imenso de o ver jogar, mas o meu maior ídolo sempre foi o Cristiano Ronaldo como atleta.

BnR: Como caraterizas o teu estilo de jogo, tendo em conta a posição em que jogas?

SJ: Considero-me uma jogadora inteligente que pensa bastante o jogo e sinto que tenho uma boa leitura de jogo em campo.

BnR: O teu primeiro clube foi o Futsal Oeiras. Lembras-te do primeiro dia em que foste treinar a este clube? E quem foi a pessoa responsável pela tua ingressão na equipa da linha de Cascais?

SJ: Para quem não sabe, o Futsal de Oeiras era o futsal que existia como atividade extracurricular da minha escola. Começou por ser o Clube Futsal da Medrosa e, entretanto, essas atividades acabaram na escola e fundaram o Futsal de Oeiras. Os responsáveis por esta primeira equipa do Futsal de Oeiras e pela minha ingressão no clube foram o Jorge Boiça e o Marco Relvas, os meus primeiros treinadores.

O Futsal Oeiras foi o primeiro clube da jogadora que atua como Ala e Pivot
Fonte: Arquivo pessoal da entrevistada

BnR: O teu primeiro jogo de competição foi certamente disputado ao serviço do Futsal Oeiras. Recordas-te onde decorreu essa partida? E qual foi o resultado final?

SJ: Lembro-me que existiam uns torneios de Futsal entre escolas, quando ainda o clube se chamava Futsal da Medrosa, não me recordo dos resultados exatos, mas sei que na altura fui considerada a melhor jogadora de um dos torneios e ainda guardo a medalha com muito carinho.

BnR: Tiveste durante seis anos no Futsal Oeiras, onde tiveste de jogar com rapazes. Durante esse tempo, sofreste algum tipo de discriminação por pertencer a uma equipa só de atletas do sexo masculino? Se sim, como superaste esses episódios menos positivos no teu percurso no Futsal?

SJ: Felizmente nunca senti nenhum tipo de discriminação. Nunca fui a única rapariga no clube, e sempre senti que os rapazes até achavam piada existirem raparigas a jogar bem na sua equipa.

Guilherme Costa
Guilherme Costahttp://www.bolanarede.pt
O Guilherme é licenciado em Gestão. É um amante de qualquer modalidade desportiva, embora seja o futebol que o faz vibrar mais intensamente. Gosta bastante de rir e de fazer rir as pessoas que o rodeiam, daí acompanhar com bastante regularidade tudo o que envolve o humor.                                                                                                                                                 O Guilherme escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Presidente da La Liga responde a Florentino Pérez: «Deve ser da frustração dos poucos que ainda o seguem»

O presidente da La Liga reagiu às críticas lançadas por Florentino Pérez na AG do Real Madrid. Javier Tebas acusou o líder merengue de distorcer factos e prometeu rebater todas as acusações.

Rugby: Portugal sagra-se bicampeão da Europa de Sub-20

Portugal venceu novamente o Europeu Sub-20, batendo os Países Baixos por 29-17, em Praga. Enzo Fernandes brilhou com um hat-trick.

Rui Duarte opera milagre e garante manutenção do Athletic Club na Série B

Rui Duarte pegou na equipa no penúltimo lugar e conduziu-a a uma recuperação impressionante, acabou o campeonato no 15.º posto. O Athletic Club já renovou com o treinador português até 2026.

Christian Horner apontado ao cargo de chefe de equipa da Aston Martin

Andy Cowell pode deixar a liderança da equipa e Christian Horner está no topo da lista para assumir o projeto onde corre Fernando Alonso.

PUB

Mais Artigos Populares

Rui Borges define substituto de Pedro Gonçalves no onze do Sporting diante do Club Brugge na Champions League

Rui Borges já escolheu o substituto de Pedro Gonçalves no onze do Sporting para o jogo contra o Club Brugge. Alisson Santos merecerá aposta.

Benfica e Ajax | Dois históricos europeus nas sombras

É dia de jogo, jogam Benfica e Ajax. Eusébio veste a sua camisola vermelha e ajeita a gola branca, tão eterna quanto a sua memória.

Mikel Arteta elogia 2 jogadores do Arsenal e destaca trabalho de Andrea Berta no mercado: «Graças a Deus temos muitos jogadores»

Mikel Arteta analisou a vitória dos gunners no Dérbi Londrino com contornos de goleada. O Arsenal goleou o Tottenham por 4-1.