«Falta apostar nos clubes e nas jogadoras» – Entrevista BnR com Sofia Jesus

- Advertisement -

Sofia Jesus é jogadora de Futsal. Atualmente ao serviço do SL Benfica, a atleta aceitou o convite do Bola na Rede para falar sobre a sua carreira até aos dias de hoje, explica como tem conseguido intercalar a modalidade com o mestrado e, ainda, dá a sua opinião acerca do estado do Futsal feminino português.

-Carreira como Jogadora-

Bola na Rede (BnR): Há quantos anos é que estás ligada ao Futsal?

Sofia Jesus (SJ): Comecei a jogar futsal quando tinha seis anos, por isso há 15 anos.

BnR: Como surgiu a paixão por este desporto?

SJ: Os meus pais sempre me incentivaram a fazer desporto. Comecei pelo Ballet e já pratiquei Ténis, Basquetebol, Badminton, Canoagem, Voleibol, Surf, entre muitas outras coisas mas estava sempre a brincar com bolas de futebol. Quando entrei no primeiro ano existiam várias atividades extracurriculares na minha escola, e uma delas era o Futsal. Aí comecei a jogar, a entrar em competições e a ganhar um gosto enorme por esta modalidade. O Futsal foi o desporto que nunca mais larguei.

BnR: Qual era o/a teu/tua ídolo/a quando começaste a dar os primeiros passos no Futsal? E porquê?

SJ: Quando comecei a jogar não via assim muito Futsal e só conhecia o Ricardinho. Gostava imenso de o ver jogar, mas o meu maior ídolo sempre foi o Cristiano Ronaldo como atleta.

BnR: Como caraterizas o teu estilo de jogo, tendo em conta a posição em que jogas?

SJ: Considero-me uma jogadora inteligente que pensa bastante o jogo e sinto que tenho uma boa leitura de jogo em campo.

BnR: O teu primeiro clube foi o Futsal Oeiras. Lembras-te do primeiro dia em que foste treinar a este clube? E quem foi a pessoa responsável pela tua ingressão na equipa da linha de Cascais?

SJ: Para quem não sabe, o Futsal de Oeiras era o futsal que existia como atividade extracurricular da minha escola. Começou por ser o Clube Futsal da Medrosa e, entretanto, essas atividades acabaram na escola e fundaram o Futsal de Oeiras. Os responsáveis por esta primeira equipa do Futsal de Oeiras e pela minha ingressão no clube foram o Jorge Boiça e o Marco Relvas, os meus primeiros treinadores.

O Futsal Oeiras foi o primeiro clube da jogadora que atua como Ala e Pivot
Fonte: Arquivo pessoal da entrevistada

BnR: O teu primeiro jogo de competição foi certamente disputado ao serviço do Futsal Oeiras. Recordas-te onde decorreu essa partida? E qual foi o resultado final?

SJ: Lembro-me que existiam uns torneios de Futsal entre escolas, quando ainda o clube se chamava Futsal da Medrosa, não me recordo dos resultados exatos, mas sei que na altura fui considerada a melhor jogadora de um dos torneios e ainda guardo a medalha com muito carinho.

BnR: Tiveste durante seis anos no Futsal Oeiras, onde tiveste de jogar com rapazes. Durante esse tempo, sofreste algum tipo de discriminação por pertencer a uma equipa só de atletas do sexo masculino? Se sim, como superaste esses episódios menos positivos no teu percurso no Futsal?

SJ: Felizmente nunca senti nenhum tipo de discriminação. Nunca fui a única rapariga no clube, e sempre senti que os rapazes até achavam piada existirem raparigas a jogar bem na sua equipa.

Guilherme Costa
Guilherme Costahttp://www.bolanarede.pt
O Guilherme é licenciado em Gestão. É um amante de qualquer modalidade desportiva, embora seja o futebol que o faz vibrar mais intensamente. Gosta bastante de rir e de fazer rir as pessoas que o rodeiam, daí acompanhar com bastante regularidade tudo o que envolve o humor.                                                                                                                                                 O Guilherme escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Ararat de Manuel Tulipa regressa à competição: «Queremos manter o primeiro lugar»

O treinador português Manuel Tulipa prepara o regresso do Ararat-Armenia à liga arménia após a pausa de inverno, com o objetivo assumido de manter o primeiro lugar da competição.

Carlo Pinsoglio renova com a Juventus até 2027

A Juventus anunciou a renovação de contrato com Carlo Pinsoglio. O guarda-redes, que ocupa a posição de terceira opção na baliza, prolongou a ligação ao clube até 2027.

Rodrigo Teixeira assina contrato profissional com o FC Porto

Rodrigo Teixeira assinou o primeiro contrato profissional e renovou com o FC Porto, clube que representa desde 2023. Esta temporada, o defesa de 16 anos soma 19 jogos e um golo pelos sub-17.

Longa duração: Brentford anuncia renovação com Keith Andrews até 2032

O Brentford confirmou a continuidade de Keith Andrews no comando técnico. O treinador assinou um novo vínculo que o mantém no clube até ao final da época 2031/32.

PUB

Mais Artigos Populares

Luisão deixa duras críticas contra o Benfica: «É doloroso ver este gigante sofrer nas mãos de quem aparentemente tenta apequená-lo moralmente»

Luisão deixou duras palavras contra o Benfica. O antigo capitão dos encarnados foi uma das vozes mais críticas contra o caso de alegado racismo contra Vinícius Júnior.

Duelo entre técnicos portugueses: Al Gharafa de Pedro Martins vence Al Rayyan de Artur Jorge por 3‑2

O Al Gharafa, orientado pelo português Pedro Martins, venceu o Al Rayyan, comandado por Artur Jorge, por 3‑2 na 17.ª jornada da Liga do Catar.

Imprensa espanhola sobre José Mourinho: «Mourinho regressou a Lisboa como um herói, mas saiu de Madrid como um vilão»

José Mourinho optou por ficar no autocarro durante o jogo entre o Benfica e o Real Madrid. A imprensa espanhola escreveu sobre a opção do técnico.