«Falta apostar nos clubes e nas jogadoras» – Entrevista BnR com Sofia Jesus

BnR: Depois seguiu-se o Quinta dos Lombos. De que forma a passagem por este clube te ajudou a ser a jogadora que és atualmente?

SJ: Quando entrei para a Quinta dos Lombos, tinha 12 anos e fui logo para as Juniores, onde a média de idades era de 18 anos. Lembro-me que tivemos logo um torneio na Suécia, e não estava nada habituada ao ambiente no feminino. Ajudou-me a crescer imenso tanto quanto pessoa como atleta. Foi nos Lombos que comecei a perceber que o Futsal era mais do que chutar umas bolas.

Sofia Jesus chegou a ser capitã de equipa nas camadas jovens do Quinta dos Lombos
Fonte: Arquivo pessoal da entrevistada

BnR: No Lombos, chegaste a ser capitã de equipa e passas ainda dos escalões de formação para as séniores. Quais foram as maiores dificuldades sentidas por ti na transição dos escalões?

SJ: Sem dúvida que a exigência foi a minha maior dificuldade. Os Lombos sempre tiveram grandes equipas e era uma grande responsabilidade subir de escalão. Felizmente consegui adaptar-me bem à realidade das Seniores.

BnR: Após três épocas no Lombos, vais jogar para o Sporting CP. Foi fácil para ti ambientares-te ao facto de representar um clube com uma enorme importância no panorama do desporto nacional como o Sporting? Lidaste bem com a pressão de “ter vencer todos os jogos”?

SJ: Na minha opinião, não foi difícil porque nos Lombos a exigência também era grande, embora no Sporting existirem muitas pessoas atentas aos nossos resultados. A margem de erro era menor, o que me ajudou a ser mais exigente comigo mesma.

BnR: Durante a passagem pelo Sporting, tanto jogavas nas seniores como nas juniores. Foi uma altura difícil para ti conseguir manter a boa forma física devido à elevada carga horária de treinos ou era algo que fazias sem qualquer problema?

SJ: Há sempre alturas da época em que a carga sentida no corpo é maior, mas não sinto que tenha sido um problema para mim. Às vezes, depois de treinar a semana toda, jogar ao Sábado e ao Domingo era cansativo sim, mas nunca foi algo que me tenha limitado fisicamente.

A atleta representou o Sporting CP entre as épocas 2015/16 e 2017/18
Fonte: Arquivo pessoal da entrevistada
Guilherme Costa
Guilherme Costahttp://www.bolanarede.pt
O Guilherme é licenciado em Gestão. É um amante de qualquer modalidade desportiva, embora seja o futebol que o faz vibrar mais intensamente. Gosta bastante de rir e de fazer rir as pessoas que o rodeiam, daí acompanhar com bastante regularidade tudo o que envolve o humor.                                                                                                                                                 O Guilherme escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Nacional da Madeira vê problema resolvido e vai a jogo com o FC Porto

A Liga Portugal apresentou soluções para o problema do Nacional da Madeira relativo à viagem para defrontar o FC Porto.

Liverpool e Chelsea equacionaram contratar internacional belga no mercado de verão

Liverpool e Chelsea ponderaram avançar para a contratação de Malick Fofana do Lyon no mercado de verão.

Rio Ferdinand destaca defesa do Manchester United de Ruben Amorim: «Adoro-o»

Rio Ferdinand teceu elogios às características de Leny Yoro, defesa central do Manchester United de Ruben Amorim.

Fenerbahçe confirma Domenico Tedesco como sucessor de José Mourinho

Está confirmado o sucessor de José Mourinho no Fenerbahçe. Domenico Tedesco foi o escolhido pelo clube turco.

PUB

Mais Artigos Populares

Frederico Varandas será candidato à presidência do Sporting em 2026

Frederico Varandas vai candidatar-se á presidência do Sporting em 2026. O atual presidente quer avançar para o terceiro mandato.

Al Qadisiyah confirma contratação de Otávio ao Al Nassr

Otávio é reforço confirmado pelo Al Qadisiyah. O médio internacional português deixou o Al Nassr a título definitivo.

Sporting voltou aos treinos nesta terça-feira com 7 jovens das camadas jovens na sessão de Rui Borges

O Sporting voltou a treinar nesta terça-feira. A sessão orientada por Rui Borges contou com sete jovens das camadas jovens.