Jogo 1000 de José Mourinho | Nem sempre vencedor, eternamente especial

2001-2004: As primeiras (grandes) conquistas

José Mourinho é um homem de frases marcantes e duas delas disse-as ainda no início da sua carreira. Depois do fracasso na Luz, assumiu o comando da UD Leiria no início da temporada 2001/2002. Chegado a um clube que tinha como objetivo fazer um campeonato tranquilo, disse que andaria a lutar pelos primeiros lugares. E assim o fez.

No final de janeiro, quando trocou o Magalhães Pessoa pelas Antas, deixou os leirienses no quarto lugar, à frente do FC Porto. Desse plantel viria a recrutar para os “dragões” Nuno Valente e Derlei que, dois anos depois, levantaram com ele a Liga dos Campeões e, ainda, Tiago Pereira (ficou apenas em 2002/2003) e Maciel (fazia parte da equipa, mas não foi inscrito na “Champions”).

 

No FC Porto disse: “em condições normais vamos ser campeões. Em condições anormais também vamos ser campeões!”. Mais uma vez cumpriu. Em dois anos, foi bicampeão português, ganhou a Taça UEFA e a Liga dos Campeões, acrescentando ainda uma Taça de Portugal e uma Supertaça ao palmarés. Títulos que foram a confirmação de que aquele treinador não se limitava a frases fortes.

A conquista de Gelsenkirchen, que teve tanto de espetacular como de improvável, foi a cereja no topo do bolo de dois anos em que o Porto se tornou uma equipa dominante. Um trajeto que que incluiu aquele histórico empate em Old Trafford (o mais saboroso da carreira de Mourinho), com celebração a condizer. Mesmo mantendo a equipa da época anterior, poucos acreditariam que, tão cedo, uma equipa portuguesa voltasse a vencer a Liga dos Campeões.

Vasco Borges
Vasco Borgeshttp://www.bolanarede.pt
Frequentador de estádios e consumidor de bifanas desde os 5, aprendeu cedo que é melhor a ver do que a jogar futebol. Aos 22, estuda Jornalismo e vai escrevendo sobre os jogos que valem o preço do bilhete e as estórias que só se ouvem no bar, ao intervalo.                                                                                                                                                 O Vasco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Nápoles pensou em Neymar: eis o porquê do negócio não ter avançado

O Nápoles cogitou a contratação de Neymar, mas a chegada de Kevin De Bruyne colocou um travão nos planos. Brasileiro representa o Santos.

Benfica desmente André Villas-Boas e acusa presidente do FC Porto: «Declarações lamentáveis do princípio ao fim»

O Benfica reagiu às acusações de André Villas-Boas. Presidente do FC Porto falara em salários de oito milhões de euros nos encarnados.

Derrota contra Portugal ajuda a multa pesada para a Hungria

A Federação Húngara de Futebol foi multada em quase 10 mil euros. Jogos contra Irlanda e Portugal na qualificação para o Mundial 2026 em questão.

Jeremiah St. Juste continua fora dos convocados do Sporting B e não está feliz com a situação

Jeremiah St. Juste está a treinar com a equipa B do Sporting. Ainda assim, o central não foi convocado e não está contente com a situação.

PUB

Mais Artigos Populares

Jakub Kiwior compara Premier League à Primeira Liga: «Alguns estádios não são tão impressionantes como em Inglaterra»

Jakub Kiwior está reunido com a seleção da Polónia. Em entrevista, o internacional polaco abordou a sua chegada ao FC Porto.

Jakub Kiwior e ligação a Jan Bednarek no FC Porto… e na Polónia: «A química que se cria no clube pode ser transferida para...

Jakub Kiwior está reunido com a seleção da Polónia. Em entrevista, o internacional polaco abordou a sua chegada ao FC Porto.

Jakub Kiwior conta ao detalhe o processo de saída do Arsenal e de chegada ao FC Porto: «Não acho que tenha dado um passo...

Jakub Kiwior está reunido com a seleção da Polónia. Em entrevista, o internacional polaco abordou a sua chegada ao FC Porto.