11 reforços interessantes para o FC Porto

A época 2022/2023 está a terminar e é preciso começar a planear a temporada seguinte. O FC Porto mostrou várias fragilidades esta temporada que devem ser colmatadas, nomeadamente algumas já crónicas, como acontece nas laterais defensivas.

A falta de Vitinha e a ausência de contratação de um substituto também se fizeram sentir.

Para acautelar as lacunas e eventuais saídas no defeso, ficam um onze de sugestões para reforços azuis e brancos. Por curiosidade, o site Transfermarkt avalia este onze em 26 milhões e 700 mil euros.

Elia Caprile

O guarda-redes italiano não é desconhecido para as equipas portuguesas, como demonstram as notícias sobre o interesse do Sport Lisboa e Benfica. Formado no Chievo, o atleta de 21 anos acabou por atrair a atenção do Leeds United que o contrataram. Sem espaço, Caprile acabou por voltar a Itália e é atualmente o guarda-redes titular do Bari, da Série B.

Muito rápido a reagir, destaca-se entre os postes pelos seus reflexos. O internacional sub21 transalpino mostra segurança a sair aos cruzamentos e às bolas paradas bombeadas para a grande área. Caprile mostra ainda precisão nos pontapés de baliza longos.

Tratar-se-ia um reforço interessante para suprir a provável saída de Diogo Costa, o único capaz de dar um valor substancial aos cofres do clube.

Bruno Langa

O internacional angolano seria um reforço interessante e de baixo custo para a lateral esquerda. Langa destaca-se pela sua velocidade e por ser forte no 1×1, em termos defensivos, e assim dificilmente se deixa ultrapassar. O atleta de 25 anos consegue ainda tratar bem a bola e colocar as bolas rapidamente da defesa para o ataque através de passes longos, quer no mesmo corredor, quer variando o flanco.

O jogador do Desportivo de Chaves está há vários anos em Portugal e a adaptação, por isso, seria encurtada, em termos temporais. A debilidade que Sérgio Conceição teria de corrigir seria certamente o posicionamento defensivo, algo que poderia ser melhorado no Olival.

Ibrahima Bamba

Sporting CP x Vitória SC
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

O defesa central do Vitória Sport Clube já tem alguns tubarões atrás de si e certamente não é uma das pechinchas, neste onze.

Rápido, com boa capacidade de impulsão e que permite à equipa construir desde trás, é um talento que poderá afirmar-se rapidamente e conseguir valorização não só desportiva como também financeira.

Para além da concorrência e da capacidade negocial do Vitória, Bamba já mostrou excesso de impulsividade ao ceder à pressão do mercado, ao invés das suas obrigações contratuais, no mercado de inverno, com o seu afastamento do plantel.

Adamo Nagalo

A Dinamarca é um viveiro de talentos, incluindo os africanos. Depois de o Sporting ter ido recrutar Diomande que ainda não se tinha afirma no país nórdico, Nagalo é um talento a ter em atenção.

O internacional pelo Burkina Faso cumpre a segunda época a titular no Nordsjaelland e destaca-se pela capacidade física que lhe permite não ser ultrapassado facilmente no 1×1 e pelo seu posicionamento.

O central de 20 anos também consegue colocar muito bem a bola onde quer, destacando-se pelos passes longos e pela forma como sobe várias vezes no terreno de jogo, ajudando o movimento ofensivo da sua equipa.

Segundo o site Transfermarkt, o defesa está avaliado em 1,5 milhões de euros, mas já coleciona pretendentes. Nagalo foi destacado pela UEFA, como um dos talentos a seguir em 2023.

Omar Campos

O lateral esquerdo tem também só 20 anos, mas já é um membro habitual na equipa titular do Santos Laguna pelo terceiro ano consecutivo.

O mexicano destaca-se pela velocidade e pelas suas interceções, algumas em carrinho que tem de moderar pelo risco de faltas e admoestações. Muito veloz, Omar Campos recupera rapidamente a sua posição e tem uma boa capacidade de remate de meia distância.

Talvez precise de ganhar um pouco de massa muscular, mas seria um reforço interessante para o Porto para dar futuro a uma posição muito instável. Dificilmente será um negócio a um preço simpático para o clube comprador…

Zaydou Youssouf

Zaydou Youssouf
Fonte: Paulo Ladeira/Bola na Rede

O médio francês trata-se de um trinco moderno, com boa condução de bola e capacidade de passe. O jogador do Famalicão também tem poder de remate, alcançando o recorde de golos em 22/23, na sua carreira. Contudo, o internacional jovem gaulês não deixa de cumprir a principal função de médio defensivo que é acabar com o movimento ofensivo adversário através das recuperações de bola.

Com experiência da Liga Francesa no Bordéus e no Saint Etienne, o jogador de 23 anos pode ainda jogar mais à frente no meio-campo. Zaydou colmatou finalmente a saída de Ugarte para o Sporting e pode ser a solução portista para substituir Uribe, caso se confirme a sua saída no final da temporada.

Iván Jaime

Sporting FC Famalicão FC Porto
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

O playmaker espanhol afirmou-se definitivamente esta temporada no Famalicão. O jogador formado no Málaga galga metros com a bola nos pés e é dos jogadores da Liga Portuguesa mais fortes no 1×1.

Já na terceira época em Portugal, Ivan Jaime alcançou, pela primeira vez, os dez golos marcados, numa época, o que demonstra a sua capacidade finalizadora, dentro ou fora da grande área. O atleta de 22 anos parece estar pronto para alcançar outros patamares.

Martim Neto

Não colocando Ndour, porque entre renovação e pretendentes, parece mais inalcançável do que Martim Neto, o médio português preenche a quota de ‘facadinha’ nos rivais.

Tal como o italiano, o internacional sub20 termina contrato no final da temporada com os encarnados.  Martim Neto tem uma relação com as balizas muito interessante, aparecendo muito bem na grande área. A bola parece gostar de ficar nos pés do médio que apresenta qualidade técnica no 1×1 acima da média.

O jogador de 20 anos foi peça fundamental, na conquista da Youth Champions League pelas águias, em 2022. No entanto, a primeira época enquanto sénior tem sido complicada com uma lesão prolongada a prejudicar a sua afirmação na equipa B do Benfica.

Octavian Popescu

O jovem romeno de 20 anos é já uma afirmação no flanco esquerdo do ataque do Steaua Bucareste. Trata-se da terceira época como dono do lugar e já é internacional A pela Roménia.

Destaca-se pela qualidade técnica no 1×1 e no capítulo do passe, funcionando, por vezes, até como construtor de jogo. Apesar de jogar pelo lado esquerdo e de saber usar o pé esquerdo, é destro, o que pode confundir alguns defesas.

Popescu pode funcionar como um desequilibrador, algo que tem faltado ao Futebol Clube do Porto, por vezes, esta temporada. O atleta formado no clube onde joga é garantia de golos e assistências e também pode cobrar as bolas paradas, especialmente os cantos.

Kobamelo Kodisang

O internacional olímpico sul africano é uma das peças chave do campeão da Segunda Liga, Moreirense. Estreou-se ainda com 15 anos, na principal liga do seu país natal, mas já se encontra em Portugal, desde 2018/2019.

Na época seguinte, seguiu para Braga, onde cumpriu na equipa B e chegou a estrear-se na Primeira Liga frente ao Estoril Praia, em 2021/2022.

Esta temporada, Kodisang destaca-se pelos golos, tendo facilidade a desmarcar-se muito bem dos defesas adversárias. O avançado deriva muitas vezes da direita para o centro, dando mais uma solução para finalizar na grande área, onde também finaliza bem de cabeça.

Emprestado pelo Braga ao Moreirense, o clube de Moreira de Cónegos terá uma opção de compra e uma eventual negociação poderá ter de passar por este. No entanto, há o aliciante para o jogador de 23 anos de atuar na Primeira Liga, caso fique na formação que representa atualmente.

No Porto, o atleta poderia jogar no flanco direito ou ser um substituto de Taremi como segundo avançado ou ponta de lança mais móvel, caso o internacional iraniano acabe por sair do clube.

André Clóvis

André Clóvis Académico Viseu FC Porto
Fonte: Paulo Ladeira/Bola na Rede

O ponta de lança é uma das revelações da época em Portugal. Várias vezes eleito como o melhor avançado do mês na Segunda Liga, o avançado brasileiro é de longe o melhor marcador da competição.

Clóvis contribui com cerca de 50% dos golos do seu clube, o Académico de Viseu, no segundo escalão. A afirmação foi tanta que o emblema viseense acionou a opção de compra que ficou estabelecida com o Estoril Praia que o tinha cedido no início da temporada.

Apesar de o avançado estar a jogar na Segunda Liga, certamente haverá muitos concorrentes a disputar os seus préstimos, caso o Porto esteja interessado.  Para além da capacidade móvel, é um avançado que contribui para a construção do jogo ofensivo e pode espicaçar os restantes avançados com golos, na luta pela titularidade. É uma solução interessante, caso alguém saia no ataque do FC Porto.

Pedro Filipe Silva
Pedro Filipe Silvahttp://www.bolanarede.pt
Curioso em múltiplas áreas, o desporto não podia escapar do seu campo de interesses. O seu desporto favorito é o futebol, mas desde miúdo, passava as tardes de domingo a ver jogos de basquetebol, andebol, futsal e hóquei nacionais.

Subscreve!

Artigos Populares

Fonte do FC Porto nega acordo com a Juventus para a transferência de Francisco Conceição

Francisco Conceição ainda não está fechado como jogador da Juventus. FC Porto não abdica dos 30 milhões de euros da cláusula de rescisão.

Atlético Madrid disposto a transferir ex-Gil Vicente por 20 milhões de euros e tem interesse português na Premier League

O Atlético Madrid está aberto a uma venda de Samuel Lino. Jogador tem dois interessados na Premier League.

Fabrizio Romano dá novidades quanto a Thiago Almada e destaca interferência de Diego Simeone para desviar o médio do Benfica

Diego Simeone está a ser um dos principais impulsionadores do interesse do Atlético Madrid em Thiago Almada. Médio mais longe do Benfica.

Nova reviravolta coloca transferência de Viktor Gyokeres para o Arsenal em risco de colapsar

A transferência de Viktor Gyokeres para o Arsenal teve um novo contratempo. Em causa os bónus do acordo com o Sporting.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting pode investir dinheiro de Viktor Gyokeres em antigo pupilo de Francesco Farioli no Ajax

O Sporting está atento à situação de Mika Godts no mercado. Extremo belga é destaque do Ajax e foi treinado por Francesco Farioli.

Cristiano Ronaldo já reagiu à oficialização de Jorge Jesus como novo treinador do Al Nassr

Cristiano Ronaldo já deixou uma mensagem pública para Jorge Jesus. Português vai orientar CR7 no Al Nassr.

Fabrizio Romano faz ponto de situação: «95% para o Viktor Gyokeres ir para o Arsenal»

Viktor Gyokeres está muito perto de deixar o Sporting e reforçar o Arsenal. Fabrizio Romano faz o ponto de situação.