- Advertisement -

fc porto cabeçalho

Os últimos treinadores do FC Porto (Jesualdo, AVB, Vítor Pereira, Paulo Fonseca, Lopetegui) utilizaram quase exclusivamente o 4-3-3. É um sistema tático que não me agrada particularmente, é evidente que os sistemas não são estáticos e a mobilidade e dinâmica dada pelos jogadores é um fator preponderante, mas é um ponto de partida que nunca me agradou particularmente.

Quando se tinha um tridente ofensivo com James, Hulk e Falcão ou um Ponta de Lança como Jardel (em tempos mais remotos) que podem valer 50/60 golos por época o 4-3-3 ate pode ser um ponto de partida interessante, mas quando não se consegue ter essa qualidade no último terço do campo o treinador tem de encontrar outras soluções e outros sistemas que consigam manter a equipa mais equilibrada.

Fonte: Telegraph
Fonte: Telegraph

NES foi perspicaz nesse aspeto, percebeu que tinha muita juventude na frente e que essa juventude iria trazer alguns problemas de finalização. Partindo desse pressuposto montou a equipa de uma forma mais conservadora, muito solida no processo defensivo e com algumas alternâncias táticas consoante as necessidades de cada jogo.

A equipa evoluiu taticamente e hoje consegue alternar entre o 4-4-2 (com diversas variantes) e o 4-3-3 durante o próprio jogo e isso é uma tremenda mais-valia para a equipa. Desde logo porque o adversário tem muita dificuldade em antecipar de que forma o FC Porto vai jogar.

O reconhecimento das nossas fragilidades é um ato de inteligência e foi isso que NES fez, não tem vergonha em dar a iniciativa de jogo ao adversário quando necessário, se souber que com isso vai potenciar as virtudes da sua equipa e ferir o adversário.

Foto de Capa: FC Porto

Luís Coelho
Luís Coelhohttp://www.bolanarede.pt
É um eterno apaixonado por desporto, tem no futebol a sua maior paixão. Desde muito jovem que se dedica ao estudo e à análise de todas as vertentes futebolísticas. Foi treinador no futebol de formação, e atualmente colabora na área do “scouting". Apaixonado pelo jornalismo desportivo, é adepto do FC Porto e no futebol internacional tem simpatia pelo Barcelona.                                                                                                                                                 O Luís escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Liverpool confirma grave lesão de Conor Bradley

Conor Bradley deve falhar o resto da temporada ao serviço do Liverpool. O lateral dos reds saiu lesionado do último encontro dos reds frente ao Arsenal.

Nani comenta fase do Manchester United e confessa: «É preciso um treinador com personalidade e com bons conhecimentos para mudar o jogo»

Nani comentou a fase complicada do Manchester United e sublinhou a necessidade do clube contratar um treinador com personalidade.

3 reforços ideais para o FC Porto no mercado de Inverno

Há uns dias, o presidente do FC Porto André Villas-Boas admitiu que o mercado de transferências ainda não está fechado para o clube do Dragão.

Avançado do Manchester United pede desculpas após eliminação da Taça de Inglaterra: «Desiludi todos esta noite»

Shea Lacey pediu desculpa nas redes sociais, depois de ter sido expulso na derrota do Manchester United frente ao Brighton.

PUB

Mais Artigos Populares

O comboio de Rúben Amorim no Manchester United

Penso que Ruben Amorim, apesar de todas as críticas e insultos de que foi alvo, pode dizer que sai de Manchester com o estatuto intocável

Benfica retoma negociações por Lorenzo Lucca: eis os detalhes

O Benfica vai retomar as negociações por Lorenzo Lucca a partir desta segunda-feira. O avançado italiano não foi utilizado por Antonio Conte no último jogo do Nápoles.

FC Porto anuncia quarto equipamento da época e é um tributo à conquista da Europa League em 2010/11

O FC Porto anunciou o quarto equipamento da temporada. A camisola está enquadrada nas comemorações do 15.º aniversário da conquista da Europa League.