- Advertisement -

fc porto cabeçalho

Os últimos treinadores do FC Porto (Jesualdo, AVB, Vítor Pereira, Paulo Fonseca, Lopetegui) utilizaram quase exclusivamente o 4-3-3. É um sistema tático que não me agrada particularmente, é evidente que os sistemas não são estáticos e a mobilidade e dinâmica dada pelos jogadores é um fator preponderante, mas é um ponto de partida que nunca me agradou particularmente.

Quando se tinha um tridente ofensivo com James, Hulk e Falcão ou um Ponta de Lança como Jardel (em tempos mais remotos) que podem valer 50/60 golos por época o 4-3-3 ate pode ser um ponto de partida interessante, mas quando não se consegue ter essa qualidade no último terço do campo o treinador tem de encontrar outras soluções e outros sistemas que consigam manter a equipa mais equilibrada.

Fonte: Telegraph
Fonte: Telegraph

NES foi perspicaz nesse aspeto, percebeu que tinha muita juventude na frente e que essa juventude iria trazer alguns problemas de finalização. Partindo desse pressuposto montou a equipa de uma forma mais conservadora, muito solida no processo defensivo e com algumas alternâncias táticas consoante as necessidades de cada jogo.

A equipa evoluiu taticamente e hoje consegue alternar entre o 4-4-2 (com diversas variantes) e o 4-3-3 durante o próprio jogo e isso é uma tremenda mais-valia para a equipa. Desde logo porque o adversário tem muita dificuldade em antecipar de que forma o FC Porto vai jogar.

O reconhecimento das nossas fragilidades é um ato de inteligência e foi isso que NES fez, não tem vergonha em dar a iniciativa de jogo ao adversário quando necessário, se souber que com isso vai potenciar as virtudes da sua equipa e ferir o adversário.

Foto de Capa: FC Porto

Luís Coelho
Luís Coelhohttp://www.bolanarede.pt
É um eterno apaixonado por desporto, tem no futebol a sua maior paixão. Desde muito jovem que se dedica ao estudo e à análise de todas as vertentes futebolísticas. Foi treinador no futebol de formação, e atualmente colabora na área do “scouting". Apaixonado pelo jornalismo desportivo, é adepto do FC Porto e no futebol internacional tem simpatia pelo Barcelona.                                                                                                                                                 O Luís escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Matheus Cunha muito grato a Ruben Amorim: «O sucesso que estamos a ter agora também tem muita parte dele»

Matheus Cunha revela estar muito grato a Ruben Amorim. Avançado brasileiro deixa ainda elogios ao treinador português.

Thibaut Courtois junta-se a Novak Djokovic como dono minoritário do Le Mans

Thibaut Courtois tornou-se investidor do Le Mans, num projeto a longo prazo que envolve figuras como Novak Djokovic, Felipe Massa e Kevin Magnussen.

Já é oficial: Bukayo Saka renova contrato com o Arsenal

Bukayo Saka renova contrato com o Arsenal. Imprensa inglesa garante que o novo vínculo do avançado é válido até 2031.

Pauleta estreia-se na convocatória da Seleção Nacional: «A palavra é felicidade»

Pauleta foi convocada pela primeira vez à Seleção Nacional Feminina. Média do Benfica reagiu e assumiu estar feliz.

PUB

Mais Artigos Populares

A época do Tenerife: transformar uma subida de divisão numa mera formalidade

O Tenerife foi despromovido à Primera RFEF, mas encontra-se na disputa pela subida direta às competições profissionais espanholas.

Sporting realiza mais um treino e informa data e hora da próxima conferência de Rui Borges

O Sporting realizou esta quinta-feira mais um treino. Leões preparam deslocação ao terreno do Moreirense para a Primeira Liga.

Francisco Neto explica 3 novidades na convocatória de Portugal: «Tem-nos encantado pela sua irreverência com bola»

Francisco Neto, selecionador nacional, explicou as chamadas de Pauleta (Benfica), Daniela Areia Santos (Valadares Gaia) e Nádia Bravo (Braga).