- Advertisement -

fc porto cabeçalho

Os últimos treinadores do FC Porto (Jesualdo, AVB, Vítor Pereira, Paulo Fonseca, Lopetegui) utilizaram quase exclusivamente o 4-3-3. É um sistema tático que não me agrada particularmente, é evidente que os sistemas não são estáticos e a mobilidade e dinâmica dada pelos jogadores é um fator preponderante, mas é um ponto de partida que nunca me agradou particularmente.

Quando se tinha um tridente ofensivo com James, Hulk e Falcão ou um Ponta de Lança como Jardel (em tempos mais remotos) que podem valer 50/60 golos por época o 4-3-3 ate pode ser um ponto de partida interessante, mas quando não se consegue ter essa qualidade no último terço do campo o treinador tem de encontrar outras soluções e outros sistemas que consigam manter a equipa mais equilibrada.

Fonte: Telegraph
Fonte: Telegraph

NES foi perspicaz nesse aspeto, percebeu que tinha muita juventude na frente e que essa juventude iria trazer alguns problemas de finalização. Partindo desse pressuposto montou a equipa de uma forma mais conservadora, muito solida no processo defensivo e com algumas alternâncias táticas consoante as necessidades de cada jogo.

A equipa evoluiu taticamente e hoje consegue alternar entre o 4-4-2 (com diversas variantes) e o 4-3-3 durante o próprio jogo e isso é uma tremenda mais-valia para a equipa. Desde logo porque o adversário tem muita dificuldade em antecipar de que forma o FC Porto vai jogar.

O reconhecimento das nossas fragilidades é um ato de inteligência e foi isso que NES fez, não tem vergonha em dar a iniciativa de jogo ao adversário quando necessário, se souber que com isso vai potenciar as virtudes da sua equipa e ferir o adversário.

Foto de Capa: FC Porto

Luís Coelho
Luís Coelhohttp://www.bolanarede.pt
É um eterno apaixonado por desporto, tem no futebol a sua maior paixão. Desde muito jovem que se dedica ao estudo e à análise de todas as vertentes futebolísticas. Foi treinador no futebol de formação, e atualmente colabora na área do “scouting". Apaixonado pelo jornalismo desportivo, é adepto do FC Porto e no futebol internacional tem simpatia pelo Barcelona.                                                                                                                                                 O Luís escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Danny Rohl responde ao Bola na Rede e explica estratégia frente ao FC Porto: «Tentámos pressionar alto e homem a homem»

O FC Porto venceu o Rangers por 3-1 na 8.ª jornada da Europa League. Danny Rohl respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Diretor geral do Benfica deixa sportinguistas furiosos

Mário Branco cometeu uma pequena gafe ao analisar o sorteio do playoff dos oitavos de final da Champions League.

Braga com baixa de peso para a partida dos oitavos de final da Europa League

O Braga não vai poder contar com Víctor Gómez na primeira-mão dos oitavos de final da Europa League, devido a suspensão.

Surpresa: emprestado pelo FC Porto esteve no balneário do Dragão a dar força aos colegas

Vasco Sousa esteve presente no balneário do Estádio do Dragão antes da partida do FC Porto contra o Rangers.

PUB

Mais Artigos Populares

Viktor Gyokeres está atento ao Sporting e Pedro Gonçalves sente a falta do avançado

Viktor Gyokeres deixou uma mensagem no mais recente post de Pedro Gonçalves, que sente a falta do avançado sueco.

Reforço do FC Porto esteve no Dragão a assistir à partida contra o Rangers

Terem Moffi esteve no Estádio do Dragão na noite de quinta-feira, para assistir ao encontro entre o FC Porto e o Rangers.

O quadro dos jogos do playoff de acesso aos oitavos de final da Europa League

Realizou-se durante esta sexta-feira o sorteio do playoff de acesso aos oitavos de final da Europa League.