- Advertisement -

fc porto cabeçalho

Os últimos treinadores do FC Porto (Jesualdo, AVB, Vítor Pereira, Paulo Fonseca, Lopetegui) utilizaram quase exclusivamente o 4-3-3. É um sistema tático que não me agrada particularmente, é evidente que os sistemas não são estáticos e a mobilidade e dinâmica dada pelos jogadores é um fator preponderante, mas é um ponto de partida que nunca me agradou particularmente.

Quando se tinha um tridente ofensivo com James, Hulk e Falcão ou um Ponta de Lança como Jardel (em tempos mais remotos) que podem valer 50/60 golos por época o 4-3-3 ate pode ser um ponto de partida interessante, mas quando não se consegue ter essa qualidade no último terço do campo o treinador tem de encontrar outras soluções e outros sistemas que consigam manter a equipa mais equilibrada.

Fonte: Telegraph
Fonte: Telegraph

NES foi perspicaz nesse aspeto, percebeu que tinha muita juventude na frente e que essa juventude iria trazer alguns problemas de finalização. Partindo desse pressuposto montou a equipa de uma forma mais conservadora, muito solida no processo defensivo e com algumas alternâncias táticas consoante as necessidades de cada jogo.

A equipa evoluiu taticamente e hoje consegue alternar entre o 4-4-2 (com diversas variantes) e o 4-3-3 durante o próprio jogo e isso é uma tremenda mais-valia para a equipa. Desde logo porque o adversário tem muita dificuldade em antecipar de que forma o FC Porto vai jogar.

O reconhecimento das nossas fragilidades é um ato de inteligência e foi isso que NES fez, não tem vergonha em dar a iniciativa de jogo ao adversário quando necessário, se souber que com isso vai potenciar as virtudes da sua equipa e ferir o adversário.

Foto de Capa: FC Porto

Luís Coelho
Luís Coelhohttp://www.bolanarede.pt
É um eterno apaixonado por desporto, tem no futebol a sua maior paixão. Desde muito jovem que se dedica ao estudo e à análise de todas as vertentes futebolísticas. Foi treinador no futebol de formação, e atualmente colabora na área do “scouting". Apaixonado pelo jornalismo desportivo, é adepto do FC Porto e no futebol internacional tem simpatia pelo Barcelona.                                                                                                                                                 O Luís escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Fórmula 1 | Qual é o balanço da primeira metade da temporada?

A temporada 2026 de Fórmula 1 parece ter começado há pouco tempo, mas a verdade é que já vamos a meio da viagem que terminará em Abu Dhabi

Red Bull escolhe antigo treinador do Benfica para a vaga deixada livre por Jurgen Klopp

A Red Bull quer Roger Schmidt como o novo Diretor Global de Futebol. Vaga era ocupada por Jurgen Klopp, que assumiu a seleção alemã.

Cruzeiro de Artur Jorge vence Coritiba e dá salto na tabela do Brasileirão

O Cruzeiro de Artur Jorge garantiu uma importante vitória na 21.ª jornada do Brasileirão. Triunfo tangencial sobre o Coritiba na deslocação.

Renovações em curso: Sporting quer manter dupla de laterais

O Sporting prepara as renovações de Ivan Fresneda e Maxi Araújo após assegurar a continuidade de Eduardo Quaresma.

PUB

Mais Artigos Populares

5 reforços ideais para o AC Milan de Ruben Amorim

Depois de uma dura experiência no Manchester United, Ruben Amorim ruma a Itália, numa tentativa de reerguer um histórico europeu

Carlos Vicens analisa vitória do Braga e fala de Lukas Hornicek: «Continua a ser jogador do Braga. Houve muito ruído à sua volta, o...

Carlos Vicens fez a análise da vitória do Braga sobre o Zeleznicar Pancevo. Técnico realizou o rescaldo em zona de conferência de imprensa.

Nestory Irankunda força saída para o Sporting: Extremo australiano reúne com o CEO do Watford

Nestory Irankunda quer rumar ao Sporting, já reuniu com o CEO do Watford e rejeitou abordagens para assinar por Alvalade.