📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

A lição do dragão só pecou pela falta de eficácia

- Advertisement -

fc porto cabeçalhoJogo grande de dois grandes a encabeçar a jornada 13 do campeonato português. As balizas encarnadas e azuis e brancas permaneceram virgens durante todos os 90 minutos mas não faltou intensidade, drama e polémica, muita polémica! Ingredientes fundamentais para um clássico entre FC Porto e SL Benfica.

O SL Benfica chegou ao Dragão “dado como morto” e sem grandes surpresas no onze, apresentou-se ao jogo com um 4-3-3 que pouco a pouco tem-se sobreposto ao 4-4-2 que já vem desde o tempo de Jorge Jesus. O esquema com dois avançados tem proporcionado nos últimos anos várias conquistas e alegrias aos adeptos encarnados, mas mais recentemente é sinónimo de maus resultados, principalmente na Liga dos Campeões. No entanto, o 4-3-3 com que o SL Benfica subiu ao relvado mostrou-se competente e com Krovinovic a mostrar rasgos de génio e Bruno Varela a ter uma exibição inspirada permitiram às aguias sobreviver com um ponto no Dragão.

Por sua vez, o FC Porto apresentou-se igualmente com um 4-3-3 com Brahimi pela esquerda, Marega na direita e Aboubakar no centro. Este esquema tático era, no entanto, mais flexível do que o dos encarnados, já que o extremo maliano frequentemente “colava” na frente a Aboubakar algo que já não lhe é estranho e pudemos assistir em alguns momentos do jogo a nuances de 4-4-2

Os dragões estiveram por cima do jogo grande parte do encontro Fonte: FC Porto
Os dragões estiveram por cima do jogo grande parte do encontro
Fonte: FC Porto

Apesar de os dragões serem dados como favoritos e até potencialmente vencer facilmente os rivais face ao mau momento das águias, a verdade é que foram os homens de Rui Vitória a controlar as rédeas do encontro nos vinte minutos iniciais do encontro. O início de jogo tipicamente intenso que Sérgio Conceição tem habituado os adeptos portistas teimava em surgir e o SL Benfica surpreendeu (até talvez aos seus próprios adeptos) com um futebol fluído e irreverente, algo pouco visto nesta época. Em contrapartida, o FC Porto tremia com José Sá a mostrar-se desconfortável nas saídas aéreas e a únicas investidas de ataque eram protagonizadas por contra-ataques esporádicos e desapoiados de Marega.

O barulho ensurdecedor de um Estádio do Dragão completamente lotado fez acordar a turma de Sérgio Conceição e depois dos primeiros vinte minutos da primeira parte assistimos a um encontro completamente diferente e desnivelado em que uma equipa só atacava e outra só defendia, uma dominava e outra tentava aguentar-se como podia, uma tentava ganhar e a outra lutava por um ponto. O FC Porto colou as águias às cordas!

Nélson Mota
Nélson Motahttp://www.bolanarede.pt
O Nélson é estudante de Ciências da Comunicação. Jogou futebol de formação e chegou até a ter uma breve passagem pelos quadros do Futebol Clube do Porto. Foi através das longas palestras do seu pai sobre como posicionar-se dentro de campo que se interessou pela parte técnica e tática do desporto rei. Numa fase da sua vida, sonhou ser treinador de futebol e, apesar de ainda ter esse bichinho presente, a verdade é que não arriscou e preferiu focar-se no seu curso. Partilhando o gosto pelo futebol com o da escrita, tem agora a oportunidade de conciliar ambas as paixões e tentar alcançar o seu sonho de trabalhar profissionalmente como Jornalista Desportivo.

Subscreve!

Artigos Populares

Bernardo Silva explica o que diferencia Erling Haaland: «Que continue por muitos anos»

Bernardo Silva falou sobre o que diferencia Erling Haaland. Avançado norueguês quebrou recorde na Premier League.

Francisco Neto depois da goleada sofrida contra o Brasil: «Daqui a um ano estaremos a festejar o apuramento para o Mundial»

Francisco Neto analisou a derrota de Portugal diante do Brasil. Seleção nacional goleada num encontro particular jogado em Aveiro.

Boston Celtics vencem em jogo que marca o regresso de Neemias Queta à titularidade

Os Boston Celtics venceram em casa os New York Knicks por 123-117 na NBA. Neemias Queta voltou a ser titular, no seu regresso.

Mirassol faz história e qualifica-se para a Taça Libertadores em ano de estreia no Brasileirão

O Mirassol qualifica-se para a Taça Libertadores 2026. Feito acontece depois da vitória sobre o Vasco da Gama no Brasileirão.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting encontra dificuldades na renovação de Ousmane Diomande: eis a situação

O Sporting quer renovar o contrato de Ousmane Diomande. Há resistência por parte do defesa-central e da sua comitiva.

Dário Essugo teve contratempo na recuperação: «Não creio que seja grave»

Enzo Maresca, treinador do Chelsea, atualizou a situação de Dário Essugo. Médio português sofreu um contratempo na recuperação.

Caos no Nice antes do jogo contra o Braga: 2 jogadores acusam adeptos de agressões e não querem voltar a jogar pelo clube

Terem Moffi e Jérémie Boga querem deixar o Nice e vão levar adeptos à justiça. Em causa agressões na chegada ao centro de treinos.