A lição do dragão só pecou pela falta de eficácia

- Advertisement -

fc porto cabeçalhoJogo grande de dois grandes a encabeçar a jornada 13 do campeonato português. As balizas encarnadas e azuis e brancas permaneceram virgens durante todos os 90 minutos mas não faltou intensidade, drama e polémica, muita polémica! Ingredientes fundamentais para um clássico entre FC Porto e SL Benfica.

O SL Benfica chegou ao Dragão “dado como morto” e sem grandes surpresas no onze, apresentou-se ao jogo com um 4-3-3 que pouco a pouco tem-se sobreposto ao 4-4-2 que já vem desde o tempo de Jorge Jesus. O esquema com dois avançados tem proporcionado nos últimos anos várias conquistas e alegrias aos adeptos encarnados, mas mais recentemente é sinónimo de maus resultados, principalmente na Liga dos Campeões. No entanto, o 4-3-3 com que o SL Benfica subiu ao relvado mostrou-se competente e com Krovinovic a mostrar rasgos de génio e Bruno Varela a ter uma exibição inspirada permitiram às aguias sobreviver com um ponto no Dragão.

Por sua vez, o FC Porto apresentou-se igualmente com um 4-3-3 com Brahimi pela esquerda, Marega na direita e Aboubakar no centro. Este esquema tático era, no entanto, mais flexível do que o dos encarnados, já que o extremo maliano frequentemente “colava” na frente a Aboubakar algo que já não lhe é estranho e pudemos assistir em alguns momentos do jogo a nuances de 4-4-2

Os dragões estiveram por cima do jogo grande parte do encontro Fonte: FC Porto
Os dragões estiveram por cima do jogo grande parte do encontro
Fonte: FC Porto

Apesar de os dragões serem dados como favoritos e até potencialmente vencer facilmente os rivais face ao mau momento das águias, a verdade é que foram os homens de Rui Vitória a controlar as rédeas do encontro nos vinte minutos iniciais do encontro. O início de jogo tipicamente intenso que Sérgio Conceição tem habituado os adeptos portistas teimava em surgir e o SL Benfica surpreendeu (até talvez aos seus próprios adeptos) com um futebol fluído e irreverente, algo pouco visto nesta época. Em contrapartida, o FC Porto tremia com José Sá a mostrar-se desconfortável nas saídas aéreas e a únicas investidas de ataque eram protagonizadas por contra-ataques esporádicos e desapoiados de Marega.

O barulho ensurdecedor de um Estádio do Dragão completamente lotado fez acordar a turma de Sérgio Conceição e depois dos primeiros vinte minutos da primeira parte assistimos a um encontro completamente diferente e desnivelado em que uma equipa só atacava e outra só defendia, uma dominava e outra tentava aguentar-se como podia, uma tentava ganhar e a outra lutava por um ponto. O FC Porto colou as águias às cordas!

Nélson Mota
Nélson Motahttp://www.bolanarede.pt
O Nélson é estudante de Ciências da Comunicação. Jogou futebol de formação e chegou até a ter uma breve passagem pelos quadros do Futebol Clube do Porto. Foi através das longas palestras do seu pai sobre como posicionar-se dentro de campo que se interessou pela parte técnica e tática do desporto rei. Numa fase da sua vida, sonhou ser treinador de futebol e, apesar de ainda ter esse bichinho presente, a verdade é que não arriscou e preferiu focar-se no seu curso. Partilhando o gosto pelo futebol com o da escrita, tem agora a oportunidade de conciliar ambas as paixões e tentar alcançar o seu sonho de trabalhar profissionalmente como Jornalista Desportivo.

Subscreve!

Artigos Populares

Jérémie Boga reforça Juventus por empréstimo do Nice

A Juventus confirmou a chegada de Jérémie Boga. Junta-se agora à equipa de Turim por empréstimo do Nice até ao final da temporada, num acordo que inclui opção de compra.

Bruno Langa ruma ao Estrela da Amadora

O Estrela da Amadora anunciou a contratação de Bruno Langa, lateral-esquerdo de 28 anos, que reforça o plantel principal até ao final da temporada.

Gustavo Sá deixa Famalicão e vai ser treinado por Sérgio Conceição

O Al Ittihad garantiu a contratação de Gustavo Sá junto do Famalicão. Médio de 21 anos será treinado por Sérgio Conceição.

Já é conhecido o número de Seko Fofana no FC Porto e será em homenagem a Yaya Touré

Seko Fofana foi emprestado pelo Rennes ao FC Porto até ao final da época. Médio de 30 anos vai utilizar o número 42.

PUB

Mais Artigos Populares

As primeiras palavras de Seko Fofana no FC Porto: «Sou um jogador que dá sempre o máximo, gosto de me cansar»

Seko Fofana foi emprestado pelo Rennes ao FC Porto até ao final da época. Médio de 30 anos já fala enquanto jogador dos dragões.

FC Porto oficializa chegada de Seko Fofana: eis os detalhes

O FC Porto oficializou a contratação de Seko Fofana. Médio chega por empréstimo do Rennes sem opção de compra.

Ennio Van der Gouw é reforço do Rio Ave

Rio Ave reforça a baliza com a chegada de Ennio Van der Gouw. Cedido pelo Zulte Waregem até ao final da época presente.