Afinal, faz sentido torcer contra o sucesso do SL Benfica na Europa?

- Advertisement -

Fizeram correr muita tinta as palavras do antigo técnico do FC Porto, André Villas-Boas. Em conferência de imprensa, o agora treinador do Marselha revelou, quando confrontado com o facto de os adeptos do emblema do sul de França terem saído às ruas para festejar a derrota do PSG na Champions, que também torceria contra o Benfica, caso os encarnados alcançassem uma final na Europa.

A questão que imediatamente se colocou foi a seguinte: pensamentos como este fazem sentido? A resposta, no contexto que atualmente vivemos, não poderia ser mais óbvia: sim, este tipo de pensamentos fazem total sentido.

No entanto, antes de mais nada, uma pequena ressalva. Ao referir que as declarações do técnico português “fazem sentido”, não estou de maneira alguma a concordar com as mesmas. “Fazem sentido” apenas e só por serem coerentes com o clima de guerrilha sob o qual o futebol nacional respira.

Algo incomum seria, após semanas e semanas de insultos, insinuações, suspeição, arbitragens, políticos aqui e ali, que chegássemos a uma terça-feira qualquer e esquecêssemos tudo isso, colocássemos o clubismo de lado e torcêssemos pelo sucesso daqueles que ostentam também a bandeira portuguesa.

No fundo, estas recentes declarações de Villas-Boas vêm trazer à tona uma nova direção que boa parte dos adeptos de futebol, deste e do outro lado da fronteira, têm vindo a seguir: o de anti-qualquer coisa. São cada vez menos adeptos daquele que dizem ser o seu clube, são cada vez mais inimigos do seu rival. Já não é o amor pelo seu clube que os leva a acompanhar este desporto, mas sim o ódio que nutrem pelo seu maior rival.

As conquistas do “seu clube” não são festejadas única e exclusivamente pelo facto de serem isso mesmo; é celebrado o facto do rival não ter ganho. Há dois anos, alguém se lembra de ter festejado a conquista do campeonato? Ou vem primeiro à memória o “não-penta” do rival?

Faço agora a ponte até ao tema inicial. Vivendo numa bolha na qual se prega o “olhar para a casa do vizinho enquanto a nossa está a arder”, facilmente nos esquecemos que estamos todos no mesmo barco; e já nem falo no ranking (até porque me parece que esse argumento é demasiado claro). As derrotas dos portugueses na Europa, ou então as humilhações que, geralmente, são mais aplaudidas, descredibilizam o futebol português como um todo. É a qualidade de todas as nossas equipas que é posta em causa, não apenas daquela a quem calhou ser derrotada.

E para aqueles que acreditam que as suas preferências individuais nesta matéria pouca ou nenhuma influência têm na prática, aqui vai um exemplo: em abril do ano passado, a federação holandesa adia a penúltima jornada do seu campeonato, de modo a permitir que o Ajax se apresentasse na máxima força perante o Tottenham, em jogo a contar para as meias-finais da Liga dos Campeões. Agora, pergunto: alguém imagina semelhante situação em Portugal? Os dirigentes, contaminados pela mesma cegueira que já infestou uma parte dos adeptos, permitiriam que tal ocorresse?

O futebol português só tem a ganhar com campanhas europeias fortes. Faz sentido torcer para que tal não aconteça? Faz sentido torcer para que a Europa não se interesse pelo nosso futebol, pelas nossas equipas, pelo nosso campeonato?

Artigo revisto por Inês Vieira Brandão 

José Mário Fernandes
José Mário Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
Um jovem com o sonho de jogar futebol profissionalmente. Porém, como até não tinha jeito para a coisa, limita-se a gritar para uma televisão quando o FC Porto joga.                                                                                                                                                 O José escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Treinador luso-francês na Ligue 1: Le Mans anuncia a continuidade de Patrick Videira

O Le Mans anunciou a renovação do contrato de Patrick Videira, treinador luso-francês que levou o clube desde o terceiro escalão à Ligue 1.

Marco Silva e a sucessão a José Mourinho: «Eu era a primeira opção para o presidente. O que está para trás não me interessa»

Marco Silva foi apresentado como o novo treinador do Benfica. O técnico reforçou que era a primeira opção de Rui Costa para a sucessão de José Mourinho.

EM DIRETO: Marco Silva é apresentado como o novo treinador do Benfica

A apresentação de Marco Silva como o novo treinador do Benfica está marcada para as 17h desta sexta-feira, no Museu Cosme Damião.

Thibaut Courtois relembra memória com José Mourinho: «Também tivemos as nossas picardias…»

Thibaut Courtois falou sobre a chegada de José Mourinho ao comando do Real Madrid. Guarda-redes belga deixou elogios ao treinador português.

PUB

Mais Artigos Populares

Fredrik Aursnes comenta a saída de José Mourinho: «Foi uma honra trabalhar com ele. Tem um carisma e uma aura em redor dele»

Fredrik Aursnes deixou fortes elogios a José Mourinho e revelou o momento em que percebeu que o técnico estava de saída do Benfica para o Real Madrid.

André Silva e o regresso ao FC Porto: «Mais cedo ou mais tarde tinha de voltar»

Nove anos depois, André Silva foi confirmado como reforço do FC Porto. Avançado português refletiu sobre o regresso ao Dragão.

André Villas-Boas reflete sobre a nova contratação do FC Porto: «André Silva sabe o que é ser Porto»

André Silva foi anunciado como reforço do FC Porto esta sexta-feira. André Villas-Boas destacou a ligação do avançado aos dragões.