Saram-se feridas para lá do Marão? | GD Chaves x FC Porto

Primeira Liga, jornada 23, sábado, 4 de março de 2023, 20:30

A ANTEVISÃO: DRAGÕES TENTAM VOLTAR AO RUMO CERTO FRENTE A TRANSMONTANOS ENGENHOSOS

Depois da derrocada no Estádio do Dragão frente ao Gil Vicente, o Futebol Clube do Porto tenta regressar às vitórias. Porém, não se prevê que seja nada fácil este jogo para os comandados de Sérgio Conceição.

Os 11 pontos de distância para o primeiro lugar parecem colocar o Porto praticamente fora da luta pelo título.  Mesmo assim, o desaire do Braga em Guimarães permitiu manter a segunda posição com um ponto, uma posição essencial para garantir a entrada na fase de grupos da Liga dos Campeões na próxima época.

A equipa portista tem três lesionados ainda em dúvida e, pelo menos, duas ausências certas. João Mário e Matheus Uribe foram expulsos no último encontro. O internacional colombiano vai ser mesmo uma grande ausência porque é o elemento do meio-campo que consegue manter alguma coesão entre os setores e os seus passes longos são importantes para lanças as transições rápidas que o Porto tem explorado mais esta época.

Já o Desportivo de Chaves está a fazer uma época tranquila no seu regresso à Primeira Liga, quatro épocas depois. A formação treinada por Vítor Campelos tem dez pontos de vantagem sobre o antepenúltimo lugar que obriga ao playoff de manutenção. Os transmontanos sabem que um resultado positivo frente aos atuais campeões nacionais pode ser o tónico para regressarem às vitórias e assegurarem definitivamente a manutenção antes da fase final da competição.

Contudo, não se pense que os transmontanos vão estar a 100% uma vez que têm sete indisponíveis. Destaque para João Teixeira, o organizador de jogo da equipa, que está suspenso por ter completado a série de cinco amarelos. Um problema que Vítor Campelos terá que resolver e que poderá ditar alguma alteração na dinâmica do Chaves.

Vamos ver qual será o estado emocional de ambas que certamente será decisivo para o desfecho do encontro.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. GD Chaves recebeu 16 vezes o FC Porto na Primeira Liga e só por duas vezes evitou a derrota;
  2. Esta época, o Desportivo de Chaves já recebeu o FC Porto para a fase de grupos da Taça da Liga com os dragões a venceram (0-2);
  3. Para a principal competição nacional, a última visita portista a Chaves acabou em goleada forasteira (1-4) em 2018/19;
  4. O FC Porto vem de duas derrotas consecutivos situação idêntica só em agosto de 2019;
  5. O Desportivo de Chaves está há três jogos sem vencer, desde a receção ao Marítimo (vitória por 2-1);
  6. O FC Porto perdeu fora nove (três empates e uma derrota) dos quinze perdidos até ao momento na Liga;
  7. Em dez jogos em casa esta época na Primeira Liga, o Chaves somou 11 pontos fruto de duas vitórias e cinco empates.
  8. O Porto só ficou em branco no marcador num dos 11 jogos fora (Casa Pia), mas o mais frequente foi marcar apenas um golo (por cinco vezes);
  9. O Chaves ficou em branco em três dos 11 encontros disputados no Municipal Engenheiro Manuel Branco Teixeira e nas duas últimas receções fez dois golos em cada uma (Marítimo e Sporting);
  10. O Porto marca mais golos na primeira parte (25 dos 49), enquanto o Chaves concretiza mais na segunda (13 dos 21).

JOGADORES A TER EM CONTA

Ricardo Guima – Sem João Teixeira no encontro, a importância do seu colega no setor aumenta. Trata-se do jogador com características mais aproximadas do capitão e terá de ser ele a pegar no jogo nos flavienses, onde se prevê que a percentagem de posse de bola seja mais baixa do que o habitual. Os momentos com o esférico serão assim ainda mais importantes do que o habitual e Guima tem qualidade com a bola nos pés.

FC Porto x CD Tondela taremi
Fonte: Diogo Cardoso/BnR

Mehdi Taremi – O avançado portista é o melhor marcador da equipa com 21 golos e voltou a marcar frente ao Gil Vicente, depois de quatro jogos sem marcar. O internacional iraniano não se limita a marcar e é fundamental na manobra ofensiva dos dragões. Sem dúvida, a maior dor de cabeça à partida para a defesa flaviense.

XI´s PROVÁVEIS

GD Chaves (4-3-3): Rodrigo Moura; Sylla, Steven Vitória, Ponck. e Bruno Langa; João Pedro, João Mendes e Ricardo Guima; Abass, Euller e Juninho.

Treinador: Vítor Campelos

«O objetivo é a manutenção. 26 pontos nesta altura não nos pode deixar descansados ou adormecidos. Com manutenção garantida seria fantástico, mas temos de trabalhar para ter o quanto antes. Temos que motivar os que vão jogar. Só defrontar o Porto acho que já é motivo de grande motivação. Quem jogar vai dar uma boa resposta».

FC Porto (4-3-3): Diogo Costa; Pêpe, Pepe, Marcano, Zaidu, Grujic, Eustáquio e Otávio; Galeno, Taremi e Evanilson;

Treinador: Sérgio Conceição

O treinador do FC Porto não fez a habitual conferência de imprensa de antevisão ao jogo.

PREVISÃO DE RESULTADO: GD Chaves 1-2 FC Porto
Pedro Filipe Silva
Pedro Filipe Silvahttp://www.bolanarede.pt
Curioso em múltiplas áreas, o desporto não podia escapar do seu campo de interesses. O seu desporto favorito é o futebol, mas desde miúdo, passava as tardes de domingo a ver jogos de basquetebol, andebol, futsal e hóquei nacionais.

Subscreve!

Artigos Populares

Daniel Cummings reforça West Ham e inicia nova aventura na carreira

O West Ham anunciou a contratação de Daniel Cummings. Avançado de 19 anos terminou ligação ao Celtic e muda-se para Inglaterra.

Reforço do Manchester United sem dúvidas: «Vou arrasar»

Diego León é um dos mais recentes do Manchester United. O jogador acredita que vai fazer parte da equipa principal dos ingleses.

Fulham de Marco Silva renova com Kenny Tete até 2028

O Fulham anunciou a renovação de contrato de Kenny Tete. Lateral-direito tem novo vínculo até ao verão de 2028.

FC Porto anuncia antigo árbitro assistente na estrutura

O FC Porto anunciou durante esta terça-feira que Bertino Miranda vai integrar a estrutura, como assessor e formador para a arbitragem.

PUB

Mais Artigos Populares

Não foi só Mundial de Clubes 2025: Guilherme Ferreira fica em definitivo no Wydad Casablanca

Guilherme Ferreira continua no Wydad Casa Blanca. Emblema marroquino ativa opção de compra pelo defesa português.

Jason Remeseiro confirmado no Al Feiha

Jason Remeseiro foi confirmado como novo jogador do Al Feiha. O jogador assinou um contrato de uma temporada, que pode ser estendido.

José Borges é o novo presidente da APAF

José Borges venceu as eleições como candidato único e torna-se o novo presidente da APAF. Dirigente sucede a Luciano Gonçalves.