Saram-se feridas para lá do Marão? | GD Chaves x FC Porto

    Primeira Liga, jornada 23, sábado, 4 de março de 2023, 20:30

    A ANTEVISÃO: DRAGÕES TENTAM VOLTAR AO RUMO CERTO FRENTE A TRANSMONTANOS ENGENHOSOS

    Depois da derrocada no Estádio do Dragão frente ao Gil Vicente, o Futebol Clube do Porto tenta regressar às vitórias. Porém, não se prevê que seja nada fácil este jogo para os comandados de Sérgio Conceição.

    Os 11 pontos de distância para o primeiro lugar parecem colocar o Porto praticamente fora da luta pelo título.  Mesmo assim, o desaire do Braga em Guimarães permitiu manter a segunda posição com um ponto, uma posição essencial para garantir a entrada na fase de grupos da Liga dos Campeões na próxima época.

    A equipa portista tem três lesionados ainda em dúvida e, pelo menos, duas ausências certas. João Mário e Matheus Uribe foram expulsos no último encontro. O internacional colombiano vai ser mesmo uma grande ausência porque é o elemento do meio-campo que consegue manter alguma coesão entre os setores e os seus passes longos são importantes para lanças as transições rápidas que o Porto tem explorado mais esta época.

    Já o Desportivo de Chaves está a fazer uma época tranquila no seu regresso à Primeira Liga, quatro épocas depois. A formação treinada por Vítor Campelos tem dez pontos de vantagem sobre o antepenúltimo lugar que obriga ao playoff de manutenção. Os transmontanos sabem que um resultado positivo frente aos atuais campeões nacionais pode ser o tónico para regressarem às vitórias e assegurarem definitivamente a manutenção antes da fase final da competição.

    Contudo, não se pense que os transmontanos vão estar a 100% uma vez que têm sete indisponíveis. Destaque para João Teixeira, o organizador de jogo da equipa, que está suspenso por ter completado a série de cinco amarelos. Um problema que Vítor Campelos terá que resolver e que poderá ditar alguma alteração na dinâmica do Chaves.

    Vamos ver qual será o estado emocional de ambas que certamente será decisivo para o desfecho do encontro.

    10 DADOS RÁPIDOS

    1. GD Chaves recebeu 16 vezes o FC Porto na Primeira Liga e só por duas vezes evitou a derrota;
    2. Esta época, o Desportivo de Chaves já recebeu o FC Porto para a fase de grupos da Taça da Liga com os dragões a venceram (0-2);
    3. Para a principal competição nacional, a última visita portista a Chaves acabou em goleada forasteira (1-4) em 2018/19;
    4. O FC Porto vem de duas derrotas consecutivos situação idêntica só em agosto de 2019;
    5. O Desportivo de Chaves está há três jogos sem vencer, desde a receção ao Marítimo (vitória por 2-1);
    6. O FC Porto perdeu fora nove (três empates e uma derrota) dos quinze perdidos até ao momento na Liga;
    7. Em dez jogos em casa esta época na Primeira Liga, o Chaves somou 11 pontos fruto de duas vitórias e cinco empates.
    8. O Porto só ficou em branco no marcador num dos 11 jogos fora (Casa Pia), mas o mais frequente foi marcar apenas um golo (por cinco vezes);
    9. O Chaves ficou em branco em três dos 11 encontros disputados no Municipal Engenheiro Manuel Branco Teixeira e nas duas últimas receções fez dois golos em cada uma (Marítimo e Sporting);
    10. O Porto marca mais golos na primeira parte (25 dos 49), enquanto o Chaves concretiza mais na segunda (13 dos 21).

    JOGADORES A TER EM CONTA

    Ricardo Guima – Sem João Teixeira no encontro, a importância do seu colega no setor aumenta. Trata-se do jogador com características mais aproximadas do capitão e terá de ser ele a pegar no jogo nos flavienses, onde se prevê que a percentagem de posse de bola seja mais baixa do que o habitual. Os momentos com o esférico serão assim ainda mais importantes do que o habitual e Guima tem qualidade com a bola nos pés.

    FC Porto x CD Tondela taremi
    Fonte: Diogo Cardoso/BnR

    Mehdi Taremi – O avançado portista é o melhor marcador da equipa com 21 golos e voltou a marcar frente ao Gil Vicente, depois de quatro jogos sem marcar. O internacional iraniano não se limita a marcar e é fundamental na manobra ofensiva dos dragões. Sem dúvida, a maior dor de cabeça à partida para a defesa flaviense.

    XI´s PROVÁVEIS

    GD Chaves (4-3-3): Rodrigo Moura; Sylla, Steven Vitória, Ponck. e Bruno Langa; João Pedro, João Mendes e Ricardo Guima; Abass, Euller e Juninho.

    Treinador: Vítor Campelos

    «O objetivo é a manutenção. 26 pontos nesta altura não nos pode deixar descansados ou adormecidos. Com manutenção garantida seria fantástico, mas temos de trabalhar para ter o quanto antes. Temos que motivar os que vão jogar. Só defrontar o Porto acho que já é motivo de grande motivação. Quem jogar vai dar uma boa resposta».

    FC Porto (4-3-3): Diogo Costa; Pêpe, Pepe, Marcano, Zaidu, Grujic, Eustáquio e Otávio; Galeno, Taremi e Evanilson;

    Treinador: Sérgio Conceição

    O treinador do FC Porto não fez a habitual conferência de imprensa de antevisão ao jogo.

    PREVISÃO DE RESULTADO: GD Chaves 1-2 FC Porto
    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Pedro Filipe Silva
    Pedro Filipe Silvahttp://www.bolanarede.pt
    Curioso em múltiplas áreas, o desporto não podia escapar do seu campo de interesses. O seu desporto favorito é o futebol, mas desde miúdo, passava as tardes de domingo a ver jogos de basquetebol, andebol, futsal e hóquei nacionais.