Recuperar da ressaca da Taça da Liga | FC Porto x Casa Pia AC

    Primeira Liga, 13.ª jornada: sábado, 20h30, 9 de dezembro de 2023

    A ANTEVISÃO: VENCER GANSOS PARA ULTRAPASSAR AS ÁGUIAS ANTES DA VISITA AOS LEÕES

    A rota de encontros que se avizinham para o FC Porto são de árdua tarefa e de alta rotação. Frente ao Casa Pia, são necessárias melhorias. Sérgio Conceição quer falar de futebol e, de certeza, de uma boa exibição dos dragões este sábado.

    Foi com estrondo que o FC Porto caiu aos pés do Estoril a meio da semana. O campeão de inverno em título ficou fora da Taça da Liga e a mensagem de Sérgio Conceição logo após o desaire foi clara: “não é levantar a cabeça, é baixá-la e pensar”, não antes assumir a responsabilidade pela derrota na Linha. De resto, a segunda com os canarinhos em menos de um mês, depois de já terem surpreendido na Invicta com um triunfo por 1-0.

    Sérgio Conceição tem recusado desculpar-se com a intensidade do calendário, mas contra factos não há argumentos. Os dragões jogaram quarta-feira, jogam sábado e voltarão a entrar em campo já na terça-feira para a Champions, antes do clássico com o Sporting. E por isso, há uma pergunta que se impõe: será possível jogar frente ao Casa Pia sem pensar nos milhões da Liga dos Campeões e no clássico com os leões? A resposta será dada mais logo, a partir das 20h30, num jogo que pode deixar os dragões à frente do Benfica, que voltou a escorregar, frente ao SC Farense (1-1).

    Frente ao Casa Pia, 11º classificado, o FC Porto terá bem presente na memória a última deslocação dos lisboetas ao Dragão na reta final do último campeonato. Os dragões venceram, mas sofreram (2-1). Pelo meio, uma troca de palavras acesa entre os dois bancos acabou por marcar o último duelo entre as duas equipas.

    Mesmo tendo um onze base praticamente cimentado, apenas tenho em conta as alterações necessárias dadas as lesões e, ainda, o castigo aplicado a Francisco Conceição, acredita-se que as escolhas do técnico do FC Porto podem até nem ser muito diferentes das já reconhecidas. Com Evanilson em boa forma e Pepê num dia bom, falta apenas Mehdi Taremi estar focado, na frente. 

    As verdadeiras dúvidas em relação às opções de Sérgio Conceição reinam no setor defensivo. Entre as garantias dadas pelos centrais – excluindo o seguro Pepe -, a ascensão de João Mendes e a expectativa em relação a Jorge Sánchez, são várias as interrogações, sabendo que David Carmo não foi sequer convocado e João Mário é baixa confirmada.

    O Casa Pia vem de uma fase inconstante – tendo arrecado a primeira vitória em seis jogos na última jornada – e com novo técnico que ainda se está a ambientar, também tem muito em jogo. Ainda que as “peças do xadrez” se mantenham praticamente as mesmas, Pedro Moreira pode surpreender.

    10 DADOS RÁPIDOS

    1. Com oito golos sofridos, o FC Porto tem a melhor defesa desta edição da Liga.
    2. O FC Porto perdeu o último jogo realizado em casa na Liga: 0-1 frente ao GD Estoril Praia.
    3. O FC Porto marca há seis jogos.
    4. No campeonato, o FC Porto soma duas vitórias consecutivas.
    5. O FC Porto perdeu dois dos três últimos jogos.
    6. Com nove golos, o Casa Pia tem o pior ataque desta edição do campeonato português.
    7. A única vez que o FC Porto não ganhou ao Casa Pia foi na época passada, quando se registou um empate 0-0 no terreno do Casa Pia.
    8. FC Porto e Casa Pia defrontaram-se por sete vezes, com a equipa portista invicta: soma seis vitórias e um empate.
    9. O FC Porto venceu os três jogos realizados em casa frente ao Casa Pia.
    10. Para o campeonato, realizaram-se quatro jogos entre as duas equipas, com três vitórias do FC Porto e um empate.

    JOGADORES A TER EM CONTA

    Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

    Evanilson – Lesões à parte, Evanilson é o melhor ponta de lança do Porto e vem de alguns jogos concretizadores, pelo que será, muito provavelmente, a maior ameaça à baliza casapiana.

    Samuel JustoO médio português emprestado pelo Sporting CP tem um sentido de ocupação de espaços acima da média, sendo um dos jogadores mais entusiasmantes desta formação orientada por Pedro Moreira, tendo mesmo marcado o golo da vitória do último encontro para o campeonato, frente ao Portimonense SC.

    XI´s PROVÁVEIS

    FC Porto: Diogo Costa; Jorge Sánchez; Pepe; Fábio Cardoso; Zaidu Sanusi; Marko Grujić; Stephen Eustáquio; Pepê; Wenderson Galeno; Mehdi Taremi; Evanilson

    Treinador: Sérgio Conceição

    «Esperamos o Casa Pia dentro daquilo que tem sido esta época, uma equipa com poucos golos sofridos, que no seu processo defensivo sabe o que faz, montando um sistema de cinco defesas. O setor intermédio é composto por quatro jogadores e um avançado na frente, poderoso. É verdade que o Pedro Moreira privilegiava outros sistemas no Torreense, mas agora pegou no Casa Pia e deu continuidade. Dentro do que têm feito, esperamos um jogo difícil e temos de o ganhar».

    Casa Pia AC: Ricardo Batista; Fernando Varela; Nermin Zolotić; Vasco Fernandes; Gaizka Larrazabal; Leonardo Lelo; Tiago Dias; Samuel Justo; Pablo Roberto; Yuki Soma; Clayton Silva

    Treinador: Pedro Moreira

    «É um jogo difícil e não vamos esconder que, certamente, vamos estar mais tempo em momento defensivo do que ofensivo. O FC Porto é uma equipa de qualidade enorme e de competência extrema, com ambições que não são as nossas, e vamos ter trabalhos redobrados, mas queremos procurar valorizar-nos. Com respeito e humildade, mas com a ambição devida para um jogo como este».

    PREVISÃO DE RESULTADO: FC Porto 1-0 Casa Pia AC

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Burnley oficializa a saída de dois jogadores

    O Burnley confirmou duas saídas do plantel principal. Jack...

    Rapha despede-se do Benfica ao fim de sete épocas

    Rapha está de saída do Benfica. O brasileiro de...

    Brentford confirma cinco saídas no plantel principal

    O Brentford oficializou cinco saídas no plantel principal. Shandon...
    Raul Saraiva
    Raul Saraiva
    Jovem entusiasta e curioso, o Raúl tem 18 anos e está prestes a ingressar na Universidade. O seu objetivo é fazer jornalismo, de preferência desportivo, até porque a sua paixão pelo desporto é infindável e inigualável. Desde pequeno que o desporto faz parte da sua vida. Adora ver, falar e escrever sobre futebol, nunca fugindo às táticas envolvidas no mesmo. O desporto-rei é, assim, a sua grande paixão e o seu refúgio para escapulir nos momentos em que a sua grave doença se faz sentir. Ainda assim, também se interessa bastante por NBA, futsal, hóquei em patins, andebol, voleibol e ténis. Acredita que se aprende diariamente e que, por isso, o desporto pode ser diferente. Escreve com acordo ortográfico.