Liga dos Campeões, 2.ª jornada, terça-feira, 20:00h, 13 de setembro de 2022
A ANTEVISÃO: HORA DE CONQUISTAR TRÊS PONTOS
Aposta agora até 50€ através deste link no FC Porto x Club Brugge sem risco!
Após a derrota de difícil digestão na capital espanhola, o FC Porto recebe agora o Club Brugge e quer conquistar os primeiros pontos na Champions.
Os campeões belgas – venceram no sprint final o RU Saint-Gilloise, adversário do SC Braga na Liga Europa – bateram por 1-0 o Bayer 04 Leverkusen na primeira jornada e partilham a liderança do grupo B com o Club Atlético de Madrid.
A vitória frente aos alemães poderá parecer uma das surpresas da jornada, mas, apesar de o Bayer ter tido mais posse de bola e oportunidades de golo, o Club Brugge já é uma equipa madura e habituada à competição mais difícil do mundo.
Esta é a quinta participação consecutiva dos belgas na fase de grupo da Champions, e a equipa da belíssima cidade do norte da Bélgica tem jogadores capazes de fazer estragos na defesa do FC Porto.
Após a saída de Charles de Ketelaere para o AC Milan, a equipa ficou por pouco tempo sem uma referência ofensiva, contratando uma nova estrela na Catalunha. Ferran Jutglà foi contratado por cinco milhões de euros ao FC Barcelona e teve impacto imediato.
Em dez jogos com a camisola do Brugge, o avançado de 23 anos já leva cinco golos e três assistências e assume-se como o maior destaque do campeão belga.
Para além do catalão, também o canadiano Cyle Larin, que jogou o ano passado no Besiktas JK frente ao Sporting CP, e Roman Yaremchuk são reforços para o ataque.
O internacional ucraniano, contratado em Portugal ao SL Benfica, também tem tido um início auspicioso neste regresso à Bélgica, apontando um golo e criando duas assistências em apenas três jogos.
A estrela maior dos tricampeões belgas é Hans Vanaken. O trintão, internacional belga por 21 vezes, esteve perto do West Ham FC, mas acabou por renovar com o Club Brugge e é a face do elenco de Carl Hoefkens.
Por fim, há que ressalvar a qualidade de Raphael Onyedika. O nigeriano de 21 anos, também ele cara nova em Brugge, é um médio com muita qualidade e pode ser um das jovens caras a despontar nesta edição da Liga dos Campeões.
Do lado do FC Porto, o destaque negativo vai para a ausência de Mehdi Taremi. O iraniano foi expulso no jogo do Metropolitano e deverá ser Toni Martínez a ocupar o lugar ao lado de Evanilson. Na conferência de antevisão, Sérgio Conceição não esclareceu se será esta a dupla ou se, porventura, irá mexer na estrutura táctica da equipa.
Outra das ausências e, a meu ver, ainda mais importante, será a de Otávio Monteiro. O internacional português deverá ser substituído por Pepê, que sobe no lado direito e deixa a vaga de lateral direito para João Mário.
10 DADOS RÁPIDOS
- As duas equipas já se encontraram quatro vezes na Europa e o FC Porto venceu por três vezes;
- A única vitória belga foi em 1972 (3-2), na segunda mão de uma eliminatória da Taça UEFA, os dragões tinham vencido por 3-0 nas Antas e seguiram em frente;
- Os dois clubes estiveram juntos no grupo G da Champions em 16/17 e o FC Porto venceu ambos os jogos (1-2) e (1-0);
- Este ano, em jogos para o campeonato, ambos os clubes apenas têm uma derrota;
- O avançado do FC Porto, Abel Miglietti, é o jogador com mais golos em jogos entre os dois clubes, com três tentos;
- André Silva é o jogador ainda no ativo com mais golos (dois) nos jogos entre FC Porto e Club Brugge;
- Em 16/17, o FC Porto seguiu em frente no grupo G, com 11 pontos. Já o Clube Brugge fez zero pontos em seis jogos.
- O FC Porto é uma das equipas com mais amarelos nesta edição da Liga dos Campeões, com quatro cartões;
- Também nas expulsões o FC Porto está no topo, com um cartão vermelho mostrado;
- Já o Clube Brugge está nos mais “bem-comportados”, com apenas um cartão amarelo mostrado.
JOGADORES A TER EM CONTA
Pepê – O extremo brasileiro está cada vez mais um jogador completo e versátil. Apesar de ser, aparentemente, a primeira opção de Conceição para a lateral direita, Pepê deverá ocupar o lugar do lesionado Otávio no corredor direito do ataque dos dragões. Esta poderá ser a temporada de verdadeira afirmação de Pepê e, em oito jogos, já leva duas assistências.
Champions League debut⚡️ and first win. @ClubBrugge ⚫️🔵 pic.twitter.com/pXadnJJr6Z
— Ferran Jutglà Blanch (@JutglaFerran) September 8, 2022
Ferran Jutglà – Num ataque que conta com Yaremchuk ou Cyle Larin, o jovem catalão tem sido a garantia de golos por parte do Brugge e merece o destaque. Com cinco golos apontados, Jutglà poderá ser uma ameaça à baliza de Diogo Costa.
XI´S PROVÁVEIS
FC Porto (4-4-2): Diogo Costa; Diogo Costa, Pepe, David Carmo e Zaidu; Pepê, Eustáquio, Uribe e Galeno; Evanilson e Toni Martínez
Sérgio Conceição: «Vamos defrontar o tricampeão belga, uma equipa habituada a ganhar o campeonato. Sabemos daquilo que o Brugge pode fazer em função do que analisámos. Tem sido um campeonato muito bom da parte deles, tal como este jogo da Champions que já fez».
Club Brugge KV (4-3-3): Mignolet; Odoi, Mechele, Abakar Sylla e Bjorn Meijer; Onyedika, Casper Nielsen e Vanaken; Skov Olsen, Cyle Larin e Jutglà
Carl Hoefkens: «O FC Porto é uma equipa muito portuguesa, com a sua qualidade e imensa técnica. Sei que está pressionado para obter um bom resultado e tentará condicionar-nos. Temos de trabalhar de forma muito profissional, mostrar uma mentalidade vencedora, ter posse de bola e agressividade».