Sem margem para errar | FC Porto x FC Vizela

    Primeira Liga, 19.ª jornada: domingo, 18h00, 5 de fevereiro de 2023

    ANTEVISÃO: FC PORTO PROIBIDO DE FALHAR NA PERSEGUIÇÃO AO LÍDER

    O jogo deste Domingo, no Estádio do Dragão, que irá opor o FC Porto ao FC Vizela será sempre de extrema importância para os portistas. Depois de já ter perdido mais pontos no presente campeonato do que em toda a prova do ano transato, os azuis e brancos sabem que não têm mais margem de erro. Resta-lhes somar pontos de forma consecutiva e esperar por deslizes de um SL Benfica.

    A distância entre o segundo e primeiro classificados é, por esta altura, de oito pontos, sendo que as águias somam mais uma partida. É verdade que o FC Porto já conseguiu recuperar algum terreno no pós-Mundial, mas o caminho a percorrer ainda é longo.

    O FC Porto é favorito e está obrigado a confirmar esse mesmo favoritismo quando, por volta das 18h, soar o apito inicial da partida. A essa hora já será conhecido o resultado do jogo do Benfica frente ao Casa Pia e, aconteça o que acontecer, a vitória será de capital importância. Seja no sentido de conseguir uma imperativa aproximação ao topo da tabela ou para não ver escapar, mais ainda, as esperanças de revalidação do título.

    O jogo dependerá sempre mais daquilo que o FC Porto seja capaz de fazer (sem Otávio e Eustáquio), do ritmo que conseguir impor e da concentração, disciplina, abnegação e qualidade que for capaz de impor no seu jogo.

    No entanto, convém não desvalorizar um FC Vizela que tem feito um campeonato tranquilo e que chega a este jogo após uma vitória saborosa frente ao Rio Ave e estiveram perto, na jornada anterior, de roubar pontos ao Sporting CP em Alvalade. Os vizelenses trocaram inexplicavelmente de treinador no decorrer da presente época, mas, o que é facto, é que desde que Tulipa assumiu os destinos da equipa, o Vizela tem conseguido ganhar alguma regularidade tanto ao nível dos resultados como das exibições.

    Com uma das mais carismáticas falanges de apoio do nosso campeonato, o Vizela FC encontra-se no oitavo lugar e chega a este jogo motivados pelo envolvimento na luta por um lugar europeu.

    Para o FC Porto, é proibido falhar.

    10 DADOS RÁPIDOS

    1. O jogo deste Domingo é o 8.º entre as duas equipas
    2. Da última vez que se defrontaram, o FC bateu o FC Vizela por 4-0
    3. Nos sete jogos anteriores, os vizelenses somam seis derrotas e um empate
    4. O FC Porto é o atual 2.º classificado do campeonato. O FC Vizela, por seu turno, está na 8ª posição da tabela
    5. Nos embates entre as duas equipas marcaram-se, até à data, 29 golos. 25 marcados pelo FC Porto e quatro pelo Vizela
    6. É o 6.º jogo de Sérgio Conceição, enquanto treinador do FC Porto, frente ao FC Vizela
    7. Nos cinco jogos anteriores, o treinador portista venceu sempre
    8. Tulipa, treinador do Vizela, passou pelas camadas jovens portistas tanto como jogador como no papel de treinador
    9. A única vez que o FC Vizela não perdeu frente ao FC Porto foi em Maio de 1985. Empate a zero
    10. O melhor marcador em embates entre as duas equipas é Fernando Gomes, antiga glória do FCP

    JOGADORES A TER EM CONTA

    Wenderson Galeno
    Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

    Wanderson Galeno – É, por esta altura, o jogador mais entusiasmante do plantel do FC Porto. Apesar de muitas vezes perdulário ou inconsequente, já leva 14 golos na temporada e tem sido pela sua velocidade (com e sem bola) e pelos desequilíbrios que cria que os azuis e brancos têm sido mais capazes de ferir os adversários.

    Kiko Bondoso FC Vizela
    Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

    Kiko Bondoso – O extremo português, camisola 10 vizelense, tem protagonizado mais uma época a bom nível e poderá ser a seta mais perigosa apontada à baliza de Diogo Costa. Não se espera que o Vizela consiga ocupar o meio campo portista durante largos períodos do jogo pelo que a espontaneidade e virtuosismo de Bondoso poderão ser decisivos nas poucas oportunidades que terá de disparar à baliza contrária.

    XI´s PROVÁVEIS

    FC Porto (4x4x2): Diogo Costa, João Mário, Pepe, Marcano, Wendel; Grujic, Uribe, Pepê, Galeno; Evanílson e Taremi

    Treinador: Sérgio Conceição

    «Os jogadores são praticamente os mesmos, saiu o Álvaro Pacheco e entrou o Tulipa. Trabalhámos mais estes jogos em que o Tulipa está à frente da equipa. Tem sido interessante em casa; vi o encontro com o Sporting, fizeram jogo interessante, temos de olhar para a equipa no todo para estarmos preparados. Está uma boa fase, joga bem, tem dinâmica com mobilidade, tem avançado poderoso e alas de bom nível».

    FCV (4x3x3): Fabijan Buntic; Igor Julião, Bruno Wilson, Anderson, Souza; Claudemir, Guzzo, Samu; Kiko Bondoso, Nuno Moreira e Osmajic.

    Treinador: Manuel Tulipa

    «O desafio tem a ver com o que nós queremos fazer no jogo, com aquilo que é a nossa identidade, pois não vamos alterar a nossa identidade. Somos uma equipa que normalmente corre riscos, que gosta de jogar para a frente e é criativa. Sei que vamos defrontar um adversário poderoso, com uma ótima performance e com vitórias como resultados nos últimos tempos e sabemos das dificuldades».

    PREVISÃO DE RESULTADO: FC Porto 3-1 FC Vizela
    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Bernardo Lobo Xavier
    Bernardo Lobo Xavierhttp://www.bolanarede.pt
    Fervoroso adepto do futebol que é, desde o berço, a sua grande paixão. Seja no ecrã de um computador a jogar Football Manager, num sintético a jogar com amigos ou, outrora, como praticante federado ou nos fins-de-semana passados no sofá a ver a Sporttv, anda sempre de braço dado com o desporto rei. Adepto e sócio do FC Porto e presença assídua no Estádio do Dragão. Lá fora sofre, desde tenra idade, pelo FC Barcelona. Guarda, ainda, um carinho muito especial pela Académica de Coimbra, clube do seu pai e da sua terra natal. De entre outros gostos destacam-se o fantástico campeonato norte-americano de basquetebol (NBA) e o circuito mundial de ténis, desporto do qual chegou, também, a ser praticante.