Assalto final, com ouvidos moucos…

No rescaldo de uma intensa e decisiva semana azul e branca sobram o passo de gigante na luta pelo título dado com a vitória na Luz e a dolorosa eliminação da Taça de Portugal, em Alvalade, numa prova em que os portistas depositavam grandes esperanças. Pelo meio, tempo e oportunidade para as habituais histerias dos doutorados em treino de bancada. Perdoa-lhes, Sérgio, porque não sabem o que dizem!

A ambição dos treinadores mede-se – fiquei a saber – pela conquista, ou não, de vitórias. Defender uma vantagem demonstra, inequivocamente, falta de ambição ou, portuguesmente falando, ‘cagaço’. Rui Vitória ficou com a fama no domingo e Sérgio Conceição não se livrou dela na última quarta-feira. Com a equipa de rastos e a cinco minutos de conseguir um bilhete para o Jamor, na casa de um Sporting CP forte e empurrado pela energia do seu público e que, imagine-se, corria atrás do prejuízo, os arautos do conhecimento técnico-desportivo gostariam certamente de ter visto o FC Porto em cima do seu adversário, a pressionar como se estivéssemos em agosto e a desenvolver constantes jogadas de perigo. Resumindo, estas espécies raras julgavam que do outro lado estava o Carcavelinhos da Apúlia e que, vai daí, caberia a Sérgio Conceição a simples tarefa de remeter o Sporting CP, no seu estádio, ao seu meio campo sem o deixar sequer jogar.

Sérgio Conceição foi criticado por não ter usado Marega frente ao Sporting CP
Fonte: FC Porto

A (não) opção por Marega também mereceu os mais variadíssimos reparos por parte dos reis do ‘bitaiterismo’. Para esses, profundos conhecedores da realidade interna do plantel e da condição física e psicológica dos jogadores, Sérgio falhou em toda a linha nas substituições (porque, pasme-se, optou por refrescar apenas e nunca por mudar o sistema) e por não ter lançado o maliano que, certamente, colocaria o Sporting CP em sentido. O facto de o jogador vir de uma lesão complicada de um mês e meio e de já ter sido exposto ao risco de uma recaída no jogo da Luz não interessaria para nada, o importante era atacar e manter a equipa na frente e nunca defender uma vantagem preciosa que valeria a presença no Jamor. A infelicidade de Marcano ditou que esta pequena amostra de comentaristas tivesse oportunidade de se manifestar, porque do lado de fora as facilidades são outras e o erro, esse, não existe. Pobres coitados!

Segue-se o Vitória FC, uma equipa que sacou um empate no Dragão na última época. Aliás, os próximos três jogos acabaram com divisões de pontos em 2016/17, que se revelaram determinantes no segundo lugar que Nuno Espírito Santo não conseguiu evitar. É, pois, de capital importância apelar a um último esforço dos jogadores nesta reta final que pode/tem de trazer o título tão desejado. As armadilhas estarão, certamente, estrategicamente bem montadas, pelo que só um FC Porto forte, intenso e avassalador logo desde o primeiro minuto dos encontros as poderá debelar.

Foto de Capa: FC Porto

Artigo revisto por: Jorge Neves

Ricardo Anselmo
Ricardo Anselmohttp://www.bolanarede.pt
O azul e o branco é parte fundamental da vida do Ricardo. O amor pelo FC Porto faz dele um adepto ferrenho dos 'dragões'. Tem na escrita um amor quase tão grande como o que tem pelo clube, sendo sobre futebol que incide a maior parte das suas escrituras. No futuro, espera encontrar no jornalismo a sua ocupação profissional.                                                                                                                                                 O Ricardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Fechado: Pedro Russiano vai ser o novo treinador do Penafiel, sabe o Bola na Rede

As negociações entre o treinador Pedro Russiano e o Penafiel foram concluídas com o sucesso e o técnico assume a equipa da Segunda Liga.

José Boto pode apresentar demissão no Flamengo: eis o motivo

O futuro de José Boto no Flamengo pode estar a chegar ao fim. Em causa está uma contratação cancelada pelo clube brasileiro.

Alvo do Benfica falha apresentação aos trabalhos no Lyon

Thiago Almada não se apresentou aos trabalhos junto do Lyon. Médio não integra lista divulgada pelo conjunto francês.

Nápoles chega aos 55 milhões de euros por antigo avançado do Benfica

O Nápoles ataca com força o mercado com vista à próxima época. Darwin Núñez é um dos objetivos do emblema italiano.

PUB

Mais Artigos Populares

Kika Nazareth: «Foi um jogo à Portugal»

Kika Nazareth falou após o desafio entre Portugal e a Itália, relativo à segunda jornada da fase de grupos do Euro 2025 Feminino.

Eis as contas de Portugal para se apurar para os quartos de final do Euro 2025 Feminino

Portugal empatou com a Itália ao cair do pano e continua vivo na luta pelos quartos de final do Euro 2025 Feminino. Eis as contas do apuramento.

Assinatura de Jorge Jesus pelo Al Nassr foi adiada

Jorge Jesus está muito perto de assinar pelo Al Nassr. O técnico vai ser assim o novo treinador de Cristiano Ronaldo e Otávio.